A timidez e suas implicações no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/250398 |
Resumo: | Esta pesquisa trata sobre o tema timidez no contexto escolar e suas possíveis implicações no processo de aprendizagem das crianças. Este é um tema pouco investigado, sendo um número bastante pequeno de produções científicas relacionadas a isso. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver reflexões acerca do processo de escolarização de crianças que apresentam comportamentos com características tímidas e analisar quais as consequências que isso traz em suas aprendizagens, discutindo à luz de autores como Vygotsky e sua teoria sócio histórica, como ocorre a aprendizagem para diferentes indivíduos. Para isso, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, com o estudo de artigos e trabalhos científicos publicados nos últimos vinte anos, nos bancos de dados como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES/MEC e no Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto - OASISBR a fim de encontrar subsídios para a construção do pensamento sobre o tema em estudo. Os resultados foram organizados em quatro categorias: “concepções de timidez”, “características da criança tímida na escola”, “consequências na vida escolar da criança tímida” e “como a escola pode contribuir no desenvolvimento dessas crianças tímidas”. Identificamos que em nenhuma das categorias existe um consenso, mas diferentes perspectivas de entendimento sobre a temática. |
id |
UNSP_08a1f9f9afa3057a1b1fa13cb403acd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/250398 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A timidez e suas implicações no contexto escolarShyness and its implications in the school contextTimidezCriançaAprendizagemProcesso de escolarizaçãoEsta pesquisa trata sobre o tema timidez no contexto escolar e suas possíveis implicações no processo de aprendizagem das crianças. Este é um tema pouco investigado, sendo um número bastante pequeno de produções científicas relacionadas a isso. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver reflexões acerca do processo de escolarização de crianças que apresentam comportamentos com características tímidas e analisar quais as consequências que isso traz em suas aprendizagens, discutindo à luz de autores como Vygotsky e sua teoria sócio histórica, como ocorre a aprendizagem para diferentes indivíduos. Para isso, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, com o estudo de artigos e trabalhos científicos publicados nos últimos vinte anos, nos bancos de dados como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES/MEC e no Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto - OASISBR a fim de encontrar subsídios para a construção do pensamento sobre o tema em estudo. Os resultados foram organizados em quatro categorias: “concepções de timidez”, “características da criança tímida na escola”, “consequências na vida escolar da criança tímida” e “como a escola pode contribuir no desenvolvimento dessas crianças tímidas”. Identificamos que em nenhuma das categorias existe um consenso, mas diferentes perspectivas de entendimento sobre a temática.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Serafim, Suzana Pires2023-08-22T16:25:22Z2023-08-22T16:25:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:24:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250398Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:15:46.355220Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A timidez e suas implicações no contexto escolar Shyness and its implications in the school context |
title |
A timidez e suas implicações no contexto escolar |
spellingShingle |
A timidez e suas implicações no contexto escolar Serafim, Suzana Pires Timidez Criança Aprendizagem Processo de escolarização |
title_short |
A timidez e suas implicações no contexto escolar |
title_full |
A timidez e suas implicações no contexto escolar |
title_fullStr |
A timidez e suas implicações no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
A timidez e suas implicações no contexto escolar |
title_sort |
A timidez e suas implicações no contexto escolar |
author |
Serafim, Suzana Pires |
author_facet |
Serafim, Suzana Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Débora Cristina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serafim, Suzana Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Timidez Criança Aprendizagem Processo de escolarização |
topic |
Timidez Criança Aprendizagem Processo de escolarização |
description |
Esta pesquisa trata sobre o tema timidez no contexto escolar e suas possíveis implicações no processo de aprendizagem das crianças. Este é um tema pouco investigado, sendo um número bastante pequeno de produções científicas relacionadas a isso. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver reflexões acerca do processo de escolarização de crianças que apresentam comportamentos com características tímidas e analisar quais as consequências que isso traz em suas aprendizagens, discutindo à luz de autores como Vygotsky e sua teoria sócio histórica, como ocorre a aprendizagem para diferentes indivíduos. Para isso, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, com o estudo de artigos e trabalhos científicos publicados nos últimos vinte anos, nos bancos de dados como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES/MEC e no Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto - OASISBR a fim de encontrar subsídios para a construção do pensamento sobre o tema em estudo. Os resultados foram organizados em quatro categorias: “concepções de timidez”, “características da criança tímida na escola”, “consequências na vida escolar da criança tímida” e “como a escola pode contribuir no desenvolvimento dessas crianças tímidas”. Identificamos que em nenhuma das categorias existe um consenso, mas diferentes perspectivas de entendimento sobre a temática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-08-22T16:25:22Z 2023-08-22T16:25:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/250398 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/250398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129180779413504 |