Introdução aos estudos de audiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Pedro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61715
Resumo: Sabemos bem que o conhecimento do uso individual e social dos media na era da Internet não se faz sem nos debruçarmos sobre as preferências e apropriações em contexto feitas pelos seus ouvintes/espectadores/leitores/utilizadores. Ao mesmo tempo, a realidade mostra-nos que os meios de comunicação de massa se dirigem agora a uma maior multiplicidade de públicos fragmentados, com interesses, hábitos e gostos distintos, cuja constituição deixou obrigatoriamente de ter a geografia como um dos principais fatores agregadores. É nesta dupla envolvência que este livro procura ser um auxiliar para uma melhor compreensão do conceito de audiência e dos estudos de audiência ao longo dos tempos, identificando as diversas tradições de pesquisa, as suas principais questões teóricas e metodológicas, bem como a sua relação com o momento presente.
id RCAP_2824ef9a07d5a5c64980584fa1820fcd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61715
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Introdução aos estudos de audiênciaEstudos da audiênciaAudiênciaMediaTradições de pesquisaQuestões teóricas e metodológicasAudience studiesAudienceResearch traditionsTheoretical and methodological issuesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoSabemos bem que o conhecimento do uso individual e social dos media na era da Internet não se faz sem nos debruçarmos sobre as preferências e apropriações em contexto feitas pelos seus ouvintes/espectadores/leitores/utilizadores. Ao mesmo tempo, a realidade mostra-nos que os meios de comunicação de massa se dirigem agora a uma maior multiplicidade de públicos fragmentados, com interesses, hábitos e gostos distintos, cuja constituição deixou obrigatoriamente de ter a geografia como um dos principais fatores agregadores. É nesta dupla envolvência que este livro procura ser um auxiliar para uma melhor compreensão do conceito de audiência e dos estudos de audiência ao longo dos tempos, identificando as diversas tradições de pesquisa, as suas principais questões teóricas e metodológicas, bem como a sua relação com o momento presente.UID/CCI/00736/2019Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoPortela, Pedro20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61715porPortela, P. (2019). Introdução aos estudos de audiência. Braga: CECS.978-989-8600-85-1http://lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/255info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:13.423065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Introdução aos estudos de audiência
title Introdução aos estudos de audiência
spellingShingle Introdução aos estudos de audiência
Portela, Pedro
Estudos da audiência
Audiência
Media
Tradições de pesquisa
Questões teóricas e metodológicas
Audience studies
Audience
Research traditions
Theoretical and methodological issues
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Introdução aos estudos de audiência
title_full Introdução aos estudos de audiência
title_fullStr Introdução aos estudos de audiência
title_full_unstemmed Introdução aos estudos de audiência
title_sort Introdução aos estudos de audiência
author Portela, Pedro
author_facet Portela, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos da audiência
Audiência
Media
Tradições de pesquisa
Questões teóricas e metodológicas
Audience studies
Audience
Research traditions
Theoretical and methodological issues
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Estudos da audiência
Audiência
Media
Tradições de pesquisa
Questões teóricas e metodológicas
Audience studies
Audience
Research traditions
Theoretical and methodological issues
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Sabemos bem que o conhecimento do uso individual e social dos media na era da Internet não se faz sem nos debruçarmos sobre as preferências e apropriações em contexto feitas pelos seus ouvintes/espectadores/leitores/utilizadores. Ao mesmo tempo, a realidade mostra-nos que os meios de comunicação de massa se dirigem agora a uma maior multiplicidade de públicos fragmentados, com interesses, hábitos e gostos distintos, cuja constituição deixou obrigatoriamente de ter a geografia como um dos principais fatores agregadores. É nesta dupla envolvência que este livro procura ser um auxiliar para uma melhor compreensão do conceito de audiência e dos estudos de audiência ao longo dos tempos, identificando as diversas tradições de pesquisa, as suas principais questões teóricas e metodológicas, bem como a sua relação com o momento presente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/61715
url http://hdl.handle.net/1822/61715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Portela, P. (2019). Introdução aos estudos de audiência. Braga: CECS.
978-989-8600-85-1
http://lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132529722130432