Introdução aos estudos de audiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61715 |
Resumo: | Sabemos bem que o conhecimento do uso individual e social dos media na era da Internet não se faz sem nos debruçarmos sobre as preferências e apropriações em contexto feitas pelos seus ouvintes/espectadores/leitores/utilizadores. Ao mesmo tempo, a realidade mostra-nos que os meios de comunicação de massa se dirigem agora a uma maior multiplicidade de públicos fragmentados, com interesses, hábitos e gostos distintos, cuja constituição deixou obrigatoriamente de ter a geografia como um dos principais fatores agregadores. É nesta dupla envolvência que este livro procura ser um auxiliar para uma melhor compreensão do conceito de audiência e dos estudos de audiência ao longo dos tempos, identificando as diversas tradições de pesquisa, as suas principais questões teóricas e metodológicas, bem como a sua relação com o momento presente. |
id |
RCAP_2824ef9a07d5a5c64980584fa1820fcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61715 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Introdução aos estudos de audiênciaEstudos da audiênciaAudiênciaMediaTradições de pesquisaQuestões teóricas e metodológicasAudience studiesAudienceResearch traditionsTheoretical and methodological issuesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoSabemos bem que o conhecimento do uso individual e social dos media na era da Internet não se faz sem nos debruçarmos sobre as preferências e apropriações em contexto feitas pelos seus ouvintes/espectadores/leitores/utilizadores. Ao mesmo tempo, a realidade mostra-nos que os meios de comunicação de massa se dirigem agora a uma maior multiplicidade de públicos fragmentados, com interesses, hábitos e gostos distintos, cuja constituição deixou obrigatoriamente de ter a geografia como um dos principais fatores agregadores. É nesta dupla envolvência que este livro procura ser um auxiliar para uma melhor compreensão do conceito de audiência e dos estudos de audiência ao longo dos tempos, identificando as diversas tradições de pesquisa, as suas principais questões teóricas e metodológicas, bem como a sua relação com o momento presente.UID/CCI/00736/2019Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoPortela, Pedro20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61715porPortela, P. (2019). Introdução aos estudos de audiência. Braga: CECS.978-989-8600-85-1http://lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/255info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:13.423065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Introdução aos estudos de audiência |
title |
Introdução aos estudos de audiência |
spellingShingle |
Introdução aos estudos de audiência Portela, Pedro Estudos da audiência Audiência Media Tradições de pesquisa Questões teóricas e metodológicas Audience studies Audience Research traditions Theoretical and methodological issues Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Introdução aos estudos de audiência |
title_full |
Introdução aos estudos de audiência |
title_fullStr |
Introdução aos estudos de audiência |
title_full_unstemmed |
Introdução aos estudos de audiência |
title_sort |
Introdução aos estudos de audiência |
author |
Portela, Pedro |
author_facet |
Portela, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portela, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos da audiência Audiência Media Tradições de pesquisa Questões teóricas e metodológicas Audience studies Audience Research traditions Theoretical and methodological issues Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Estudos da audiência Audiência Media Tradições de pesquisa Questões teóricas e metodológicas Audience studies Audience Research traditions Theoretical and methodological issues Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Sabemos bem que o conhecimento do uso individual e social dos media na era da Internet não se faz sem nos debruçarmos sobre as preferências e apropriações em contexto feitas pelos seus ouvintes/espectadores/leitores/utilizadores. Ao mesmo tempo, a realidade mostra-nos que os meios de comunicação de massa se dirigem agora a uma maior multiplicidade de públicos fragmentados, com interesses, hábitos e gostos distintos, cuja constituição deixou obrigatoriamente de ter a geografia como um dos principais fatores agregadores. É nesta dupla envolvência que este livro procura ser um auxiliar para uma melhor compreensão do conceito de audiência e dos estudos de audiência ao longo dos tempos, identificando as diversas tradições de pesquisa, as suas principais questões teóricas e metodológicas, bem como a sua relação com o momento presente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/61715 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/61715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Portela, P. (2019). Introdução aos estudos de audiência. Braga: CECS. 978-989-8600-85-1 http://lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132529722130432 |