A formação inicial de terapeutas infantis: o caso do Serviço de Atendimento Clínico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_9 |
Resumo: | The purposes of this paper are to: (a) describe the clinical service delivery by psychology post-graduate students (intervention modalities and clinical supervision); and (b) characterize children, adolescents, and parents that ask for help (according to gender, age group, educational level, presenting problems and referrals). We used a documented retrospective methodology through the analysis of clinical files. The data shows that in the last 8 years the clinic attended to 93 children and adolescents (61 boys and 32 girls), aging from 4 to 18 years old (M=11,3), presenting a wide range of behavioural and emotional problems, and the intervention processes are concluded between 1 and 29 sessions (M=12). We discuss how the analysis of this characterization has supported changes in the services and the advantages and limitations of this kind of clinic for the training of beginning therapist in a cognitive and behavioural modality. |
id |
RCAP_2837323d3b0f103255fa55c4ce79b4a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:impactum-journals.uc.pt:article/1019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação inicial de terapeutas infantis: o caso do Serviço de Atendimento Clínico da Faculdade de Psicologia da Universidade de LisboaChild therapyclinical supervisionschool-clinictherapist trainingTerapia infantilsupervisão clínicaformação de psicólogosatendimento psicológicoThérapie des enfantssupervision cliniqueformation des psychologuesaccueil psychologiqueThe purposes of this paper are to: (a) describe the clinical service delivery by psychology post-graduate students (intervention modalities and clinical supervision); and (b) characterize children, adolescents, and parents that ask for help (according to gender, age group, educational level, presenting problems and referrals). We used a documented retrospective methodology through the analysis of clinical files. The data shows that in the last 8 years the clinic attended to 93 children and adolescents (61 boys and 32 girls), aging from 4 to 18 years old (M=11,3), presenting a wide range of behavioural and emotional problems, and the intervention processes are concluded between 1 and 29 sessions (M=12). We discuss how the analysis of this characterization has supported changes in the services and the advantages and limitations of this kind of clinic for the training of beginning therapist in a cognitive and behavioural modality.Les objectifs de cette étude sont: (a) de décrire l’intervention psychologique du Service d’Accueil Clinique du Département Cognitif, Comportementaux et Intégratif de la FPCE-UL en ce qui concerne les modalités d’intervention e de supervision clinique; et (b) de caractériser les enfants, adolescents et parents qui y demandent de l’aide, relativement à leur genre, âge, niveau socioculturel, problèmes et références. On a utilisé une méthodologie documentaire rétrospective par l’analyse de processus cliniques. Pendant les derniers huit ans, le Service a accueilli 93 enfants et adolescents (61 garçons et 32 filles), âgés de 4 à 18 ans (M=11,3), ayant de divers problèmes émotionnels et comportementaux dont les interventions ont une durée moyenne de 12 sessions. Ces résultats sont analysés en fonction de leurs implications dans l’adéquation de ce Service Clinique à la formation initiale des psychologues.Os objectivos deste estudo são: (a) descrever a intervenção psicológica proporcionada pelo Serviço de Atendimento Clínico do Núcleo Cognitivo Comportamental Integrativo da FPCE–UL no que se refere às modalidades de intervenção e à supervisão clínica; e (b) caracterizar as crianças, jovens e pais que solicitam ajuda, em termos de sexo, idade, nível sócio-cultural, problemas apresentados e fonte de referência. Foi utilizada uma metodologia documental retrospectiva através da análise dos processos clínicos. Os dados revelam que nos últimos oito anos, foram atendidos no Serviço 93 crianças e adolescentes (61 rapazes e 32 raparigas), entre os 4 e os 18 anos de idade (M=11,3), apresentando diversos problemas emocionais e de comportamento e os processos de intervenção têm a duração média de 12 sessões. Por fim, os resultados são discutidos e analisados retirando-se implicações para a adequação deste tipo de Serviço à formação clínica inicial de psicólogos.Imprensa da Universidade de Coimbra2009-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14195/1647-8606_51_9https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_9Psychologica; No. 51 (2009); p. 131-145Psychologica; N.º 51 (2009); p. 131-1451647-86060871-465710.14195/1647-8606_51reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_51_9https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_51_9/467Sá, IsabelSilva, Adelina Lopes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-31T13:59:07Zoai:impactum-journals.uc.pt:article/1019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:48.217870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial de terapeutas infantis: o caso do Serviço de Atendimento Clínico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa |
title |
A formação inicial de terapeutas infantis: o caso do Serviço de Atendimento Clínico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa |
spellingShingle |
A formação inicial de terapeutas infantis: o caso do Serviço de Atendimento Clínico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa Sá, Isabel Child therapy clinical supervision school-clinic therapist training Terapia infantil supervisão clínica formação de psicólogos atendimento psicológico Thérapie des enfants supervision clinique formation des psychologues accueil psychologique |
title_short |
A formação inicial de terapeutas infantis: o caso do Serviço de Atendimento Clínico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa |
title_full |
A formação inicial de terapeutas infantis: o caso do Serviço de Atendimento Clínico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa |
title_fullStr |
A formação inicial de terapeutas infantis: o caso do Serviço de Atendimento Clínico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa |
title_full_unstemmed |
A formação inicial de terapeutas infantis: o caso do Serviço de Atendimento Clínico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa |
title_sort |
A formação inicial de terapeutas infantis: o caso do Serviço de Atendimento Clínico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa |
author |
Sá, Isabel |
author_facet |
Sá, Isabel Silva, Adelina Lopes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Adelina Lopes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Isabel Silva, Adelina Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Child therapy clinical supervision school-clinic therapist training Terapia infantil supervisão clínica formação de psicólogos atendimento psicológico Thérapie des enfants supervision clinique formation des psychologues accueil psychologique |
topic |
Child therapy clinical supervision school-clinic therapist training Terapia infantil supervisão clínica formação de psicólogos atendimento psicológico Thérapie des enfants supervision clinique formation des psychologues accueil psychologique |
description |
The purposes of this paper are to: (a) describe the clinical service delivery by psychology post-graduate students (intervention modalities and clinical supervision); and (b) characterize children, adolescents, and parents that ask for help (according to gender, age group, educational level, presenting problems and referrals). We used a documented retrospective methodology through the analysis of clinical files. The data shows that in the last 8 years the clinic attended to 93 children and adolescents (61 boys and 32 girls), aging from 4 to 18 years old (M=11,3), presenting a wide range of behavioural and emotional problems, and the intervention processes are concluded between 1 and 29 sessions (M=12). We discuss how the analysis of this characterization has supported changes in the services and the advantages and limitations of this kind of clinic for the training of beginning therapist in a cognitive and behavioural modality. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_9 https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_9 |
url |
https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_51_9 https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_51_9/467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psychologica; No. 51 (2009); p. 131-145 Psychologica; N.º 51 (2009); p. 131-145 1647-8606 0871-4657 10.14195/1647-8606_51 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131642449625088 |