A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bleizy
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Leonor, Teixeira, Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3316
Resumo: Em São Tomé e Príncipe, está a ser desenvolvido o Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e desenvolvido em parceria com uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este Projeto, entre outras finalidades, visa promover uma maior qualidade das práticas educativas, apoiando a formação dos docentes que trabalham neste nível de ensino. Neste contexto, o apoio ao desenvolvimento da supervisão de professores revela-se uma prioridade, estando a ser construídos documentos que pretendem contribuir para a fundamentação de práticas supervisivas. No âmbito deste estudo, estão a ser recolhidos testemunhos, por amostragem, através de inquéritos, acerca das perceções e de experiências de supervisão vivenciadas por professores e formadores em diferentes contextos educativos do país. Nesta comunicação explicitar-se-á o Projeto, respetivos objetivos, áreas de intervenção e metodologia de trabalho. Relativamente à área da supervisão, esta apresentação centrar-se-á na análise dos dados recolhidos, por inquérito. Sublinha-se que apesar de o estudo ainda estar em curso, os resultados apontam para um escasso conhecimento sobre o conceito de supervisão e os diferentes processos que lhe são inerentes, verificando-se, em nosso entender, situações de equívoco entre supervisão e inspeção.
id RCAP_84571606b1e8fd0809ecb0db577809b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3316
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e PríncipeLa supervision dans le developpement de la qualite de pratiques educatives. l’exemple d’un projet a São Tome e PrincipeSão Tomé e Príncipesupervisãoformação de professoressupervisionformation des enseignantsEm São Tomé e Príncipe, está a ser desenvolvido o Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e desenvolvido em parceria com uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este Projeto, entre outras finalidades, visa promover uma maior qualidade das práticas educativas, apoiando a formação dos docentes que trabalham neste nível de ensino. Neste contexto, o apoio ao desenvolvimento da supervisão de professores revela-se uma prioridade, estando a ser construídos documentos que pretendem contribuir para a fundamentação de práticas supervisivas. No âmbito deste estudo, estão a ser recolhidos testemunhos, por amostragem, através de inquéritos, acerca das perceções e de experiências de supervisão vivenciadas por professores e formadores em diferentes contextos educativos do país. Nesta comunicação explicitar-se-á o Projeto, respetivos objetivos, áreas de intervenção e metodologia de trabalho. Relativamente à área da supervisão, esta apresentação centrar-se-á na análise dos dados recolhidos, por inquérito. Sublinha-se que apesar de o estudo ainda estar em curso, os resultados apontam para um escasso conhecimento sobre o conceito de supervisão e os diferentes processos que lhe são inerentes, verificando-se, em nosso entender, situações de equívoco entre supervisão e inspeção.À S. Tomé e Príncipe, on développe un Projet Renforcement Institutionnel et de la Qualité de l'Éducation Basique, soutenu par la Fondation C. Gulbenkian et développé en partenariat avec une équipe de consultants de l'Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Ce Projet, d’entre autres finalités, vise à promouvoir une plus grande qualité des pratiques éducatives, en soutenant la formation des enseignants qui travaillent à ce niveau d'enseignement. Dans ce contexte, l'aide au développement de la supervision d'enseignants se révèle une priorité. On est en train de construire des documents pour contribuer à la sustentation des pratiques supervisives. Dans le cadre de cette étude sont recueillies témoignages, par échantillonnage, à travers des enquêtes, concernant les perceptions et les expériences de supervision vivaient par des enseignants et des formateurs dans de différents contextes éducatifs du pays. Dans cette communication s'explicitera le Projet, ses objectives, secteurs d'intervention et méthodologie de travail. À l'égard du secteur de la supervision, cette présentation se centrera dans l'analyse des données rassemblées, par enquête. On souligne que malgré le fait de l'étude être encore en cours, les résultats indiquent une insuffisante connaissance sur le concept de supervision et les différents processus qui lui sont inhérents, en se vérifiant, à nôtre vis, situations d’équivoque entre supervision et inspection.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCosta, BleizySantos, LeonorTeixeira, Madalena2021-02-06T22:37:58Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3316porCosta, B., Santos, L., & Teixeira, M. (2014). A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe. In Teresa Estrela et alii, Educação, Economia e Território: o papel da educação no desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp. 879-888). Lisboa: EDUCA/ Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN: 978-989-8272-19-5.978-989-8272-19-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:01Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:08.012243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe
La supervision dans le developpement de la qualite de pratiques educatives. l’exemple d’un projet a São Tome e Principe
title A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe
spellingShingle A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe
Costa, Bleizy
São Tomé e Príncipe
supervisão
formação de professores
supervision
formation des enseignants
title_short A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe
title_full A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe
title_fullStr A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe
title_full_unstemmed A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe
title_sort A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe
author Costa, Bleizy
author_facet Costa, Bleizy
Santos, Leonor
Teixeira, Madalena
author_role author
author2 Santos, Leonor
Teixeira, Madalena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bleizy
Santos, Leonor
Teixeira, Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv São Tomé e Príncipe
supervisão
formação de professores
supervision
formation des enseignants
topic São Tomé e Príncipe
supervisão
formação de professores
supervision
formation des enseignants
description Em São Tomé e Príncipe, está a ser desenvolvido o Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e desenvolvido em parceria com uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este Projeto, entre outras finalidades, visa promover uma maior qualidade das práticas educativas, apoiando a formação dos docentes que trabalham neste nível de ensino. Neste contexto, o apoio ao desenvolvimento da supervisão de professores revela-se uma prioridade, estando a ser construídos documentos que pretendem contribuir para a fundamentação de práticas supervisivas. No âmbito deste estudo, estão a ser recolhidos testemunhos, por amostragem, através de inquéritos, acerca das perceções e de experiências de supervisão vivenciadas por professores e formadores em diferentes contextos educativos do país. Nesta comunicação explicitar-se-á o Projeto, respetivos objetivos, áreas de intervenção e metodologia de trabalho. Relativamente à área da supervisão, esta apresentação centrar-se-á na análise dos dados recolhidos, por inquérito. Sublinha-se que apesar de o estudo ainda estar em curso, os resultados apontam para um escasso conhecimento sobre o conceito de supervisão e os diferentes processos que lhe são inerentes, verificando-se, em nosso entender, situações de equívoco entre supervisão e inspeção.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2021-02-06T22:37:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3316
url http://hdl.handle.net/10400.15/3316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, B., Santos, L., & Teixeira, M. (2014). A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe. In Teresa Estrela et alii, Educação, Economia e Território: o papel da educação no desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp. 879-888). Lisboa: EDUCA/ Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN: 978-989-8272-19-5.
978-989-8272-19-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137040994926592