A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3316 |
Resumo: | Em São Tomé e Príncipe, está a ser desenvolvido o Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e desenvolvido em parceria com uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este Projeto, entre outras finalidades, visa promover uma maior qualidade das práticas educativas, apoiando a formação dos docentes que trabalham neste nível de ensino. Neste contexto, o apoio ao desenvolvimento da supervisão de professores revela-se uma prioridade, estando a ser construídos documentos que pretendem contribuir para a fundamentação de práticas supervisivas. No âmbito deste estudo, estão a ser recolhidos testemunhos, por amostragem, através de inquéritos, acerca das perceções e de experiências de supervisão vivenciadas por professores e formadores em diferentes contextos educativos do país. Nesta comunicação explicitar-se-á o Projeto, respetivos objetivos, áreas de intervenção e metodologia de trabalho. Relativamente à área da supervisão, esta apresentação centrar-se-á na análise dos dados recolhidos, por inquérito. Sublinha-se que apesar de o estudo ainda estar em curso, os resultados apontam para um escasso conhecimento sobre o conceito de supervisão e os diferentes processos que lhe são inerentes, verificando-se, em nosso entender, situações de equívoco entre supervisão e inspeção. |
id |
RCAP_84571606b1e8fd0809ecb0db577809b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3316 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e PríncipeLa supervision dans le developpement de la qualite de pratiques educatives. l’exemple d’un projet a São Tome e PrincipeSão Tomé e Príncipesupervisãoformação de professoressupervisionformation des enseignantsEm São Tomé e Príncipe, está a ser desenvolvido o Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e desenvolvido em parceria com uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este Projeto, entre outras finalidades, visa promover uma maior qualidade das práticas educativas, apoiando a formação dos docentes que trabalham neste nível de ensino. Neste contexto, o apoio ao desenvolvimento da supervisão de professores revela-se uma prioridade, estando a ser construídos documentos que pretendem contribuir para a fundamentação de práticas supervisivas. No âmbito deste estudo, estão a ser recolhidos testemunhos, por amostragem, através de inquéritos, acerca das perceções e de experiências de supervisão vivenciadas por professores e formadores em diferentes contextos educativos do país. Nesta comunicação explicitar-se-á o Projeto, respetivos objetivos, áreas de intervenção e metodologia de trabalho. Relativamente à área da supervisão, esta apresentação centrar-se-á na análise dos dados recolhidos, por inquérito. Sublinha-se que apesar de o estudo ainda estar em curso, os resultados apontam para um escasso conhecimento sobre o conceito de supervisão e os diferentes processos que lhe são inerentes, verificando-se, em nosso entender, situações de equívoco entre supervisão e inspeção.À S. Tomé e Príncipe, on développe un Projet Renforcement Institutionnel et de la Qualité de l'Éducation Basique, soutenu par la Fondation C. Gulbenkian et développé en partenariat avec une équipe de consultants de l'Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Ce Projet, d’entre autres finalités, vise à promouvoir une plus grande qualité des pratiques éducatives, en soutenant la formation des enseignants qui travaillent à ce niveau d'enseignement. Dans ce contexte, l'aide au développement de la supervision d'enseignants se révèle une priorité. On est en train de construire des documents pour contribuer à la sustentation des pratiques supervisives. Dans le cadre de cette étude sont recueillies témoignages, par échantillonnage, à travers des enquêtes, concernant les perceptions et les expériences de supervision vivaient par des enseignants et des formateurs dans de différents contextes éducatifs du pays. Dans cette communication s'explicitera le Projet, ses objectives, secteurs d'intervention et méthodologie de travail. À l'égard du secteur de la supervision, cette présentation se centrera dans l'analyse des données rassemblées, par enquête. On souligne que malgré le fait de l'étude être encore en cours, les résultats indiquent une insuffisante connaissance sur le concept de supervision et les différents processus qui lui sont inhérents, en se vérifiant, à nôtre vis, situations d’équivoque entre supervision et inspection.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCosta, BleizySantos, LeonorTeixeira, Madalena2021-02-06T22:37:58Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3316porCosta, B., Santos, L., & Teixeira, M. (2014). A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe. In Teresa Estrela et alii, Educação, Economia e Território: o papel da educação no desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp. 879-888). Lisboa: EDUCA/ Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN: 978-989-8272-19-5.978-989-8272-19-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:01Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:08.012243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe La supervision dans le developpement de la qualite de pratiques educatives. l’exemple d’un projet a São Tome e Principe |
title |
A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe |
spellingShingle |
A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe Costa, Bleizy São Tomé e Príncipe supervisão formação de professores supervision formation des enseignants |
title_short |
A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe |
title_full |
A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe |
title_fullStr |
A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe |
title_full_unstemmed |
A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe |
title_sort |
A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe |
author |
Costa, Bleizy |
author_facet |
Costa, Bleizy Santos, Leonor Teixeira, Madalena |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Leonor Teixeira, Madalena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Bleizy Santos, Leonor Teixeira, Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
São Tomé e Príncipe supervisão formação de professores supervision formation des enseignants |
topic |
São Tomé e Príncipe supervisão formação de professores supervision formation des enseignants |
description |
Em São Tomé e Príncipe, está a ser desenvolvido o Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e desenvolvido em parceria com uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este Projeto, entre outras finalidades, visa promover uma maior qualidade das práticas educativas, apoiando a formação dos docentes que trabalham neste nível de ensino. Neste contexto, o apoio ao desenvolvimento da supervisão de professores revela-se uma prioridade, estando a ser construídos documentos que pretendem contribuir para a fundamentação de práticas supervisivas. No âmbito deste estudo, estão a ser recolhidos testemunhos, por amostragem, através de inquéritos, acerca das perceções e de experiências de supervisão vivenciadas por professores e formadores em diferentes contextos educativos do país. Nesta comunicação explicitar-se-á o Projeto, respetivos objetivos, áreas de intervenção e metodologia de trabalho. Relativamente à área da supervisão, esta apresentação centrar-se-á na análise dos dados recolhidos, por inquérito. Sublinha-se que apesar de o estudo ainda estar em curso, os resultados apontam para um escasso conhecimento sobre o conceito de supervisão e os diferentes processos que lhe são inerentes, verificando-se, em nosso entender, situações de equívoco entre supervisão e inspeção. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2021-02-06T22:37:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3316 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, B., Santos, L., & Teixeira, M. (2014). A supervisão no desenvolvimento da qualidade das práticas educativas: um exemplo de um projeto em S. Tomé e Príncipe. In Teresa Estrela et alii, Educação, Economia e Território: o papel da educação no desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp. 879-888). Lisboa: EDUCA/ Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN: 978-989-8272-19-5. 978-989-8272-19-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137040994926592 |