A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Ana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1518
Resumo: Relatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico
id RCAP_283fb95d8209582f31de5014402344aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1518
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemáticaestágioformação inicial de professoresavaliação formativa em matemáticafeedback escritointernshipteachers' professional trainingformative assessment in mathematicswritten feedbackRelatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básicoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclos do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Foca diversas experiências, trabalhos e atividades desenvolvidos nos estágios em 1.º ciclo e 2.º ciclo do ensino básico, que contribuíram para a minha formação profissional. Além disso, contempla uma componente investigativa que, através de um estudo caso, visa identificar o contributo da avaliação formativa, com enfoque no feedback dado pelo professor, para o processo de ensino-aprendizagem de alunos de 5.º ano em Matemática. Os participantes são 45 alunos que realizaram tarefas matemáticas em três momentos. Primeiro realizaram uma ficha com quatro questões que foram avaliadas e comentadas com feedback escrito, encaminhando os alunos para a sua posterior reformulação e melhoria. Por fim resolveram uma nova ficha com questões de natureza idêntica. Os resultados revelam a pertinência e eficácia do feedback escrito para a melhoria das aprendizagens relativamente a procedimentos e à resolução de problemas. Contudo, alguns alunos ainda não revelam ser autónomos na análise do feedback dado, destacando-se a importância de este se tornar um prática regular na sala de aula.This internship report was conducted within the master’s degree in Education of the 1st and 2nd cycles of basic education in the Escola Superior de Educação of Instituto Politécnico de Santarém. Focuses on different experiences, works and activities developed in internship on the 1st and 2nd cycles of basic education, which contributed to my professional training. Moreover, it includes a research component that, through a case study, aims to identify the contribution of formative assessment, focusing on the feedback given by the teacher, to the process of teaching and learning of grade 5 students in mathematics. The participants are 45 students who performed mathematical tasks in three moments. First, they completed a task with four questions that have been evaluated and commented with written feedback, directing students to their further reformulation and improvement. Finally they solved a new task with questions of similar nature. The results show the relevance and effectiveness of written feedback to improve learning in relation to procedures and problem solving. However, some students also reveal not be autonomous in analyzing the feedback given, highlighting the importance of this becoming a regular practice in the classroom.Branco, NeusaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBento, Ana2016-06-13T22:54:05Z2016-02-182016-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1518TID:201089556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:18Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:46.671732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemática
title A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemática
spellingShingle A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemática
Bento, Ana
estágio
formação inicial de professores
avaliação formativa em matemática
feedback escrito
internship
teachers' professional training
formative assessment in mathematics
written feedback
title_short A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemática
title_full A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemática
title_fullStr A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemática
title_full_unstemmed A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemática
title_sort A avaliação formativa por meio do feedback escrito no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 2.º ciclo em matemática
author Bento, Ana
author_facet Bento, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Neusa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv estágio
formação inicial de professores
avaliação formativa em matemática
feedback escrito
internship
teachers' professional training
formative assessment in mathematics
written feedback
topic estágio
formação inicial de professores
avaliação formativa em matemática
feedback escrito
internship
teachers' professional training
formative assessment in mathematics
written feedback
description Relatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-13T22:54:05Z
2016-02-18
2016-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1518
TID:201089556
url http://hdl.handle.net/10400.15/1518
identifier_str_mv TID:201089556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028308205568