Tens correio! A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vale, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3686
Resumo: Este artigo relata parte de um estudo em curso que pretende compreender e caracterizar a comunicação escrita de futuros professores num contexto de troca de correspondência com alunos do ensino básico, em particular a natureza do feedback. Nele participaram sete estudantes da formação inicial de professores que interagiram através de cartas com alunos do 3.º ano de escolaridade. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se recolhido os dados através da observação, de produções escritas e entrevistas. Os resultados mostram que os futuros professores valorizaram esta experiência, encarando-a como útil e eficaz no desenvolvimento da comunicação escrita. Tiveram oportunidade de identificar cuidados a ter, como a adequação do discurso, a necessidade de conhecer as orientações curriculares e a importância do conhecimento do contexto. O tipo de feedback foi diversificado, procurando ir ao encontro das características da escrita avaliativa. ABSTRACT: This paper reports part of an ongoing study that aims to understand and characterize the written communication of future teachers in a context of a penpal experience with elementary school students, in particular the nature of the feedback. The participants were seven students of a teacher education course who interacted with the 3rd graders through letters. A qualitative methodology was chosen and data was collected through observation, written productions and interviews. The results show that the future teachers valued this experience, seeing it as useful and effective in the development of written communication. They had the opportunity to identify aspects that need more attention, such as the adequacy of the discourse, the need to know the curricular guidelines and the importance of knowing the educational context. The type of feedback was diversified, trying to meet the characteristics of evaluative writing.
id RCAP_8fe5dbbde781550e5d93b1c55faf3ecf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tens correio! A comunicação escrita e o feedback na aula de matemáticaFormação inicial de professoresComunicação matemática escritaFeedbackPre-service teacher trainingWritten mathematical communicationFeedbackEste artigo relata parte de um estudo em curso que pretende compreender e caracterizar a comunicação escrita de futuros professores num contexto de troca de correspondência com alunos do ensino básico, em particular a natureza do feedback. Nele participaram sete estudantes da formação inicial de professores que interagiram através de cartas com alunos do 3.º ano de escolaridade. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se recolhido os dados através da observação, de produções escritas e entrevistas. Os resultados mostram que os futuros professores valorizaram esta experiência, encarando-a como útil e eficaz no desenvolvimento da comunicação escrita. Tiveram oportunidade de identificar cuidados a ter, como a adequação do discurso, a necessidade de conhecer as orientações curriculares e a importância do conhecimento do contexto. O tipo de feedback foi diversificado, procurando ir ao encontro das características da escrita avaliativa. ABSTRACT: This paper reports part of an ongoing study that aims to understand and characterize the written communication of future teachers in a context of a penpal experience with elementary school students, in particular the nature of the feedback. The participants were seven students of a teacher education course who interacted with the 3rd graders through letters. A qualitative methodology was chosen and data was collected through observation, written productions and interviews. The results show that the future teachers valued this experience, seeing it as useful and effective in the development of written communication. They had the opportunity to identify aspects that need more attention, such as the adequacy of the discourse, the need to know the curricular guidelines and the importance of knowing the educational context. The type of feedback was diversified, trying to meet the characteristics of evaluative writing.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém - ESES2023-11-14T16:55:34Z2019-10-29T00:00:00Z2019-10-292022-12-01T20:52:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3686porhttps://doi.org/10.25755/int.18792Barbosa, AnaVale, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T07:46:41Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:40.754039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tens correio! A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática
title Tens correio! A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática
spellingShingle Tens correio! A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática
Barbosa, Ana
Formação inicial de professores
Comunicação matemática escrita
Feedback
Pre-service teacher training
Written mathematical communication
Feedback
title_short Tens correio! A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática
title_full Tens correio! A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática
title_fullStr Tens correio! A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática
title_full_unstemmed Tens correio! A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática
title_sort Tens correio! A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática
author Barbosa, Ana
author_facet Barbosa, Ana
Vale, Isabel
author_role author
author2 Vale, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana
Vale, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Comunicação matemática escrita
Feedback
Pre-service teacher training
Written mathematical communication
Feedback
topic Formação inicial de professores
Comunicação matemática escrita
Feedback
Pre-service teacher training
Written mathematical communication
Feedback
description Este artigo relata parte de um estudo em curso que pretende compreender e caracterizar a comunicação escrita de futuros professores num contexto de troca de correspondência com alunos do ensino básico, em particular a natureza do feedback. Nele participaram sete estudantes da formação inicial de professores que interagiram através de cartas com alunos do 3.º ano de escolaridade. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se recolhido os dados através da observação, de produções escritas e entrevistas. Os resultados mostram que os futuros professores valorizaram esta experiência, encarando-a como útil e eficaz no desenvolvimento da comunicação escrita. Tiveram oportunidade de identificar cuidados a ter, como a adequação do discurso, a necessidade de conhecer as orientações curriculares e a importância do conhecimento do contexto. O tipo de feedback foi diversificado, procurando ir ao encontro das características da escrita avaliativa. ABSTRACT: This paper reports part of an ongoing study that aims to understand and characterize the written communication of future teachers in a context of a penpal experience with elementary school students, in particular the nature of the feedback. The participants were seven students of a teacher education course who interacted with the 3rd graders through letters. A qualitative methodology was chosen and data was collected through observation, written productions and interviews. The results show that the future teachers valued this experience, seeing it as useful and effective in the development of written communication. They had the opportunity to identify aspects that need more attention, such as the adequacy of the discourse, the need to know the curricular guidelines and the importance of knowing the educational context. The type of feedback was diversified, trying to meet the characteristics of evaluative writing.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29T00:00:00Z
2019-10-29
2022-12-01T20:52:41Z
2023-11-14T16:55:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3686
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.18792
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém - ESES
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém - ESES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134992638410752