Lógicas de comunicação do conselho executivo num agrupamento de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria de Fátima Mesquita
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1005
Resumo: O presente estudo procura descrever e analisar as Lógicas de Comunicação do Conselho Executivo com os docentes num Agrupamento de Escolas. Para além das motivações de natureza pessoal e profissional, o estudo pretende dar um contributo para o debate sobre a comunicação na gestão dos Agrupamentos que consideramos uma problemática actual e pertinente. Os Agrupamentos de Escolas, resultantes do reordenamento da rede escolar, através do Decreto-Lei nº 115-A/98, de 4 de Maio, são uma realidade organizacional, ainda pouco estudada. Por essas razões, pareceu-nos oportuno centrar o nosso estudo na análise das práticas comunicativas do Conselho Executivo – um dos órgãos de direcção e gestão escolar – com os docentes do agrupamento. O nosso propósito foi estudar alguns aspectos da comunicação, onde coexistem e interactuam docentes das mais variadas realidades sociais e situações profissionais, com competências, valores, e culturas heterogéneas e formas diferentes de interagir e participar, que podem interferir nos processos de comunicação. Tomámos em consideração três pressupostos, que julgamos fundamentais para o desempenho qualificado das organizações escolares: uma comunicação eficaz, elevados níveis de participação e uma liderança e clima de escola adequados. Como metodologia de investigação, optámos pelo “estudo de caso”. As técnicas de recolha de dados foram o inquérito por questionário, as entrevistas semi-estruturadas, a análise documental e a observação directa no Agrupamento de Escolas do Rio. Em termos de resultados globais, os docentes consideram que o Agrupamento é um espaço educativo onde a comunicação flui de forma razoável e mostraram-se, de um modo geral, satisfeitos com o tipo de liderança do mesmo. ABSTRACT: This present study tries to describe and analyze the Means of Communication of the School Board with the teachers in a group of associated schools. Beyond personal and professional motivations, our study tries to give a contribution to the debate about communication in the management of the groups of associated school that we consider a present and pertinent issue. The groups of associated schools, product of the reorganization, through the decree nº 115-A/98, 4h May, are an organizational reality, that is not studied deeply yet. For those reasons, it seemed convenient, to focus our study in the analysis of the communicative practices of the School Boards – one of the management and direction school organs – with the teachers of the group of associated schools. Our aim was to study some aspects of the communication, where coexist and interact teachers from the most varied social and professional backgrounds, with skills, values, heterogeneous cultures and different ways of interacting and participating, that can interfere in the communication processes. We took into consideration three points that we think are essential to the qualified performance of the school organizations: an effective communication, high levels of participation and an adequate leadership and school atmosphere. As a methodology of investigation we opted by the “case study”. The techniques of collecting data were the inquiry by questionnaire, the semi-structured interviews, documental analysis and the direct observation in the group of Associated Schools of Rio. As for global results, the teachers consider that the group of associated schools of Rio is an educative space where communication flows in a reasonable way and they were, generally speaking, satisfied with its type of leaderships.
id RCAP_2843868932165d1063436ad80e16253d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lógicas de comunicação do conselho executivo num agrupamento de escolasAdministração da educaçãoOrganização escolarGestão escolarComunicação organizacionalO presente estudo procura descrever e analisar as Lógicas de Comunicação do Conselho Executivo com os docentes num Agrupamento de Escolas. Para além das motivações de natureza pessoal e profissional, o estudo pretende dar um contributo para o debate sobre a comunicação na gestão dos Agrupamentos que consideramos uma problemática actual e pertinente. Os Agrupamentos de Escolas, resultantes do reordenamento da rede escolar, através do Decreto-Lei nº 115-A/98, de 4 de Maio, são uma realidade organizacional, ainda pouco estudada. Por essas razões, pareceu-nos oportuno centrar o nosso estudo na análise das práticas comunicativas do Conselho Executivo – um dos órgãos de direcção e gestão escolar – com os docentes do agrupamento. O nosso propósito foi estudar alguns aspectos da comunicação, onde coexistem e interactuam docentes das mais variadas realidades sociais e situações profissionais, com competências, valores, e culturas heterogéneas e formas diferentes de interagir e participar, que podem interferir nos processos de comunicação. Tomámos em consideração três pressupostos, que julgamos fundamentais para o desempenho qualificado das organizações escolares: uma comunicação eficaz, elevados níveis de participação e uma liderança e clima de escola adequados. Como metodologia de investigação, optámos pelo “estudo de caso”. As técnicas de recolha de dados foram o inquérito por questionário, as entrevistas semi-estruturadas, a análise documental e a observação directa no Agrupamento de Escolas do Rio. Em termos de resultados globais, os docentes consideram que o Agrupamento é um espaço educativo onde a comunicação flui de forma razoável e mostraram-se, de um modo geral, satisfeitos com o tipo de liderança do mesmo. ABSTRACT: This present study tries to describe and analyze the Means of Communication of the School Board with the teachers in a group of associated schools. Beyond personal and professional motivations, our study tries to give a contribution to the debate about communication in the management of the groups of associated school that we consider a present and pertinent issue. The groups of associated schools, product of the reorganization, through the decree nº 115-A/98, 4h May, are an organizational reality, that is not studied deeply yet. For those reasons, it seemed convenient, to focus our study in the analysis of the communicative practices of the School Boards – one of the management and direction school organs – with the teachers of the group of associated schools. Our aim was to study some aspects of the communication, where coexist and interact teachers from the most varied social and professional backgrounds, with skills, values, heterogeneous cultures and different ways of interacting and participating, that can interfere in the communication processes. We took into consideration three points that we think are essential to the qualified performance of the school organizations: an effective communication, high levels of participation and an adequate leadership and school atmosphere. As a methodology of investigation we opted by the “case study”. The techniques of collecting data were the inquiry by questionnaire, the semi-structured interviews, documental analysis and the direct observation in the group of Associated Schools of Rio. As for global results, the teachers consider that the group of associated schools of Rio is an educative space where communication flows in a reasonable way and they were, generally speaking, satisfied with its type of leaderships.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:30:23Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1005porAlves, Maria de Fátima Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:18Zoai:ria.ua.pt:10773/1005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:47.709905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lógicas de comunicação do conselho executivo num agrupamento de escolas
title Lógicas de comunicação do conselho executivo num agrupamento de escolas
spellingShingle Lógicas de comunicação do conselho executivo num agrupamento de escolas
Alves, Maria de Fátima Mesquita
Administração da educação
Organização escolar
Gestão escolar
Comunicação organizacional
title_short Lógicas de comunicação do conselho executivo num agrupamento de escolas
title_full Lógicas de comunicação do conselho executivo num agrupamento de escolas
title_fullStr Lógicas de comunicação do conselho executivo num agrupamento de escolas
title_full_unstemmed Lógicas de comunicação do conselho executivo num agrupamento de escolas
title_sort Lógicas de comunicação do conselho executivo num agrupamento de escolas
author Alves, Maria de Fátima Mesquita
author_facet Alves, Maria de Fátima Mesquita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria de Fátima Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Administração da educação
Organização escolar
Gestão escolar
Comunicação organizacional
topic Administração da educação
Organização escolar
Gestão escolar
Comunicação organizacional
description O presente estudo procura descrever e analisar as Lógicas de Comunicação do Conselho Executivo com os docentes num Agrupamento de Escolas. Para além das motivações de natureza pessoal e profissional, o estudo pretende dar um contributo para o debate sobre a comunicação na gestão dos Agrupamentos que consideramos uma problemática actual e pertinente. Os Agrupamentos de Escolas, resultantes do reordenamento da rede escolar, através do Decreto-Lei nº 115-A/98, de 4 de Maio, são uma realidade organizacional, ainda pouco estudada. Por essas razões, pareceu-nos oportuno centrar o nosso estudo na análise das práticas comunicativas do Conselho Executivo – um dos órgãos de direcção e gestão escolar – com os docentes do agrupamento. O nosso propósito foi estudar alguns aspectos da comunicação, onde coexistem e interactuam docentes das mais variadas realidades sociais e situações profissionais, com competências, valores, e culturas heterogéneas e formas diferentes de interagir e participar, que podem interferir nos processos de comunicação. Tomámos em consideração três pressupostos, que julgamos fundamentais para o desempenho qualificado das organizações escolares: uma comunicação eficaz, elevados níveis de participação e uma liderança e clima de escola adequados. Como metodologia de investigação, optámos pelo “estudo de caso”. As técnicas de recolha de dados foram o inquérito por questionário, as entrevistas semi-estruturadas, a análise documental e a observação directa no Agrupamento de Escolas do Rio. Em termos de resultados globais, os docentes consideram que o Agrupamento é um espaço educativo onde a comunicação flui de forma razoável e mostraram-se, de um modo geral, satisfeitos com o tipo de liderança do mesmo. ABSTRACT: This present study tries to describe and analyze the Means of Communication of the School Board with the teachers in a group of associated schools. Beyond personal and professional motivations, our study tries to give a contribution to the debate about communication in the management of the groups of associated school that we consider a present and pertinent issue. The groups of associated schools, product of the reorganization, through the decree nº 115-A/98, 4h May, are an organizational reality, that is not studied deeply yet. For those reasons, it seemed convenient, to focus our study in the analysis of the communicative practices of the School Boards – one of the management and direction school organs – with the teachers of the group of associated schools. Our aim was to study some aspects of the communication, where coexist and interact teachers from the most varied social and professional backgrounds, with skills, values, heterogeneous cultures and different ways of interacting and participating, that can interfere in the communication processes. We took into consideration three points that we think are essential to the qualified performance of the school organizations: an effective communication, high levels of participation and an adequate leadership and school atmosphere. As a methodology of investigation we opted by the “case study”. The techniques of collecting data were the inquiry by questionnaire, the semi-structured interviews, documental analysis and the direct observation in the group of Associated Schools of Rio. As for global results, the teachers consider that the group of associated schools of Rio is an educative space where communication flows in a reasonable way and they were, generally speaking, satisfied with its type of leaderships.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-04-19T13:30:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1005
url http://hdl.handle.net/10773/1005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137447487995904