Fatores críticos de sucesso na criação e desenvolvimento de empresas retalhistas de vinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Luís Pedro Gomes Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81628
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
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Pretende-se, assim, contribuir para a compreensão da realidade contemporânea das empresas retalhistas de vinho, com um estudo exploratório que analisa os fatores críticos de sucesso que permitem suportar o processo de criação e o processo de crescimento e desenvolvimento das empresas retalhistas de vinho existentes em Portugal, focado nas perceções dos seus consumidores. Os resultados, obtidos por via de inquérito por questionário, permitem delinear um possível entendimento sobre o perfil do consumidor de empresas retalhistas de vinho, destacando as características que os compradores consideram de maior relevância para a escolha deste canal de retalho, contribuindo para o seu processo de criação e desenvolvimento. De acordo com os dados recolhidos, os principais fatores que suportam a criação de empresas retalhistas de vinho, em Portugal, estão relacionados com a organização e o rigor operacional demonstrado pelas empresas, a melhoria da qualidade dos seus serviços e produtos, bem como, a disponibilização de uma ampla oferta de produtos e serviços que mitigam as necessidades dos clientes e atingem as suas expectativas. No que concerne aos fatores críticos de sucesso para o crescimento e desenvolvimento destas empresas, a análise dos resultados demonstra algumas debilidades, nomeadamente, a expansão física e de recursos humanos, a ênfase moderada na comunicação com os clientes, na partilha de conhecimentos específicos sobre vinhos, atividades e experiências, bem como a disponibilidade de novos produtos de qualidade elevada. Estes fatores, associados à análise da informação financeira disponível sobre o setor, sugerem que, confirmando-se esta tendência, num futuro próximo, o mercado poderá orientar-se para uma maior concentração. As perceções dos consumidores expõem, de algum modo, as inquietações das Pequenas e Médias Empresas (PME), que requerem a adoção, generalizada no setor, de estratégias inovadoras que reforcem a diferenciação face às alternativas do mercado retalhista, tais como as grandes superfícies.The scarcity of studies designed with consumers of wine retailers in Portugal raises interest in their perceptions regarding the critical success factors in the creation process and the growth and development process of these companies. It is, therefore, intended to contribute to the understanding of the contemporary reality of the wine retailers with an exploratory study that analyses the critical success factors that support the creation process and the process of growth and development of the existing wine retailers in Portugal focused on the perceptions of its consumers. The results obtained through a questionnaire survey outline a possible understanding of the consumer profile of wine retailers, highlighting the characteristics that buyers consider most relevant for choosing this retail channel, contributing to the creation process, growth, and development of the companies in this sector. According to the data collected, the main factors that support the creation of wine retailers in Portugal are related to the company's organization and operational accuracy, the quality improvement of their services and products, as well as the availability of a wide range of products and services, that mitigate customer needs, and reach their expectations. Regarding the critical success factors for the growth and development of these companies, the analysis of the results demonstrates some weaknesses, namely, the physical and human resources expansion, the moderate emphasis on communication with customers, the sharing of specific knowledge about wines, activities, and experiences, as well as the availability of new high-quality products. These factors, associated with the analysis of the financial information available on the sector, suggest that, if this trend is confirmed, soon, the market may be oriented towards a higher market concentration. Consumers' perceptions somehow expose the concerns of Small and Medium-sized Enterprises (SMEs), which demand widespread adoption in the sector of innovative strategies that reinforce differentiation from alternatives in the retail market, such as supermarkets.Eiriz, VascoUniversidade do MinhoDias, Luís Pedro Gomes Correia2022-10-142022-10-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81628por203084691info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:06.586062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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