Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Anabela Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11521
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão de Projetos
id RCAP_28650548e5ae2af404a1c2d8accae391
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11521
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de AdultosProject Based LearningPMI Portugal nas Escolas,aprendizagens significativasEducação e formação de adultosDissertação de Mestrado em Gestão de ProjetosA escola tem sido fortemente criticada por todos os stakeholders do sistema educativo, prevalecendo mesmo um sentimento de crise, motivado pela incapacidade que a escola tem em se renovar e em desenvolver nos alunos os saberes básicos para todos os cidadãos do século XXI: aprender a aprender, comunicar adequadamente, cidadania ativa, resolver situações problemáticas e conflitos e espírito crítico. Fazendo parte desses stakeholders, procuramos levar a cabo um estudo que assentasse numa abordagem metodológica de ensino que se apresentasse como alternativa aos métodos tradicionais, sendo uma dessas metodologias o ensino baseado em projetos, o chamado Project Based Learning (PBL). É, portanto, sobre os impactos do PBL, através da utilização do kit “Projetos do Futuro”, e as suas repercussões no processo de ensino e aprendizagem que se centra este estudo. O presente documento descreve um estudo de caso, de cariz qualitativo, sobre a importância do trabalho de projeto. A intervenção decorreu numa turma de Educação e Formação de Adultos. Os resultados obtidos com este estudo permitiram concluir que, no caso de estudo em concreto, ou seja, na turma intervencionada, a metodologia aplicada contribuiu significativamente para a concretização de novas aprendizagens, para o incremento dos níveis de motivação, para o desenvolvimento de competências de criatividade, comunicação, colaboração, espírito crítico e gestão de projetos.School has been strongly criticized by the stakeholders integrating the education system, even prevailing a feeling of crisis, motivated by the school’s inability to renovate itself and to develop in the students the basic knowledge for the twenty-first century citizens: learning to learn, communicating properly, active citizenship, solving problematic situations and conflicts and critical spirit. As part of these stakeholders, we aim at carrying out a study based on a methodological alternative teaching approach to traditional methods, being Project Based Learning (PBL) one of these methodologies. This study focuses, therefore, on the impacts of the PBL, through the use of the “Projects from the future”, kit, and its repercussions on the teaching and learning process. This study describes a qualitative case study about the importance of project methodology. Our intervention took place in a class of Adult Education and Training of the Course of Gardening and Green Spaces. The results obtained with this study allowed us to conclude that, in the class intervened, the methodology used contributed significantly to the accomplishment of new learning, to the increase of motivation levels, to the development of creativity, communication, collaboration, critical attitude and project management skills.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e GestãoPinto, José ÂngeloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Anabela Teixeira2018-05-08T10:34:46Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11521TID:201947862porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:53.342664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de Adultos
title Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de Adultos
spellingShingle Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de Adultos
Pinto, Anabela Teixeira
Project Based Learning
PMI Portugal nas Escolas,
aprendizagens significativas
Educação e formação de adultos
title_short Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de Adultos
title_full Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de Adultos
title_fullStr Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de Adultos
title_full_unstemmed Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de Adultos
title_sort Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de Adultos
author Pinto, Anabela Teixeira
author_facet Pinto, Anabela Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, José Ângelo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Anabela Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Project Based Learning
PMI Portugal nas Escolas,
aprendizagens significativas
Educação e formação de adultos
topic Project Based Learning
PMI Portugal nas Escolas,
aprendizagens significativas
Educação e formação de adultos
description Dissertação de Mestrado em Gestão de Projetos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-08T10:34:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11521
TID:201947862
url http://hdl.handle.net/10400.22/11521
identifier_str_mv TID:201947862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131413546532864