A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de técnica de dança contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de Dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Joana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14088
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_28665a6f88e0404c8b502b02bae1f4c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de técnica de dança contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de DançaTécnica de dança contemporâneaDança tradicional portuguesaRitmoMusicalidadeTécnica de Dança ContemporâneaDança Tradicional PortuguesaRitmoMusicalidadeContemporary Dance TechniquePortuguese traditional danceRhythmMusicalityRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaO presente Relatório de Estágio reflete sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2020/2021, nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea de duas turmas de 2º ano do curso de Ensino Básico de Dança do Ginasiano Escola de Dança. O ensino da Técnica de Dança Contemporânea no 2º ciclo do ensino artístico especializado abrange uma multiplicidade de opções e ferramentas pedagógicas pouco documentadas. Pelo que, este estudo surge da vontade de contribuir para reflexão e partilha de estratégias de ensino-aprendizagem específicas para este nível de ensino. O uso das danças tradicionais portuguesas como ferramenta na técnica de dança em estudo insere-se nessa multiplicidade de opções. Devido às características destes dois géneros de dança, mas também ao contexto de pandemia em que o estágio ocorreu o tema selecionado para estudo foi – o desenvolvimento de competências de ritmo e musicalidade na Técnica de Dança Contemporânea com recurso a duas danças tradicionais portuguesas. Este projeto seguiu a metodologia de investigação-ação. A partir da sua aplicação foi possível aferir que: a aprendizagem e exploração das músicas e danças tradicionais escolhidas potenciou o desenvolvimento das competências de ritmo e musicalidade na aula de Técnica de Dança Contemporânea; o cruzamento entre estas linguagens enriqueceu e proporcionou aprendizagens significativas ao nível dos conteúdos técnicos, performativos e relacionais e a escolha do tema foi de encontro à necessidade das duas turmas de um melhor entendimento musical.ABSTRACT -This Internship Report reflects on the pedagogical practice developed during the 2020/2021 school year in the Contemporary Dance Technique classes of two 2nd year classes of the Basic Dance Education course at Ginasiano Escola de Dança. The teaching of Contemporary Dance Technique in the 2nd cycle of specialized artistic education encompasses a multiplicity of poorly documented pedagogical options and tools. Therefore, this study arises from the desire to contribute to reflection and sharing of specific teaching-learning strategies for this level of education. The use of traditional Portuguese dances as a tool in the dance technique under study is part of this multiplicity of options. Due to the characteristics of these two dance genres, but also to the pandemic context in which the internship took place, the theme selected for study was – the development of rhythm and musicality skills in Contemporary Dance Technique using two traditional Portuguese dances. This project followed the action-research methodology. From its application, it was possible to infer that: the learning and exploration of the chosen traditional songs and dances enhanced the development of rhythm and musicality skills in the Contemporary Dance Technique class; the crossover between these languages enriched and provided significant learning in terms of technical, performative, and relational contents and the choice of theme met the need of both groups for a better musical understandingInstituto Politécnico de LisboaEscola Superior de DançaIsabel DuarteRCIPLLopes, Joana2021-12-22T16:56:46Z2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14088TID:202885780porLopes, J.(2021).A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de técnica de dança contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de Dança (Dissertação de mestrado). Escola Superior de Dançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:57.528614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de técnica de dança contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de Dança
title A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de técnica de dança contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de Dança
spellingShingle A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de técnica de dança contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de Dança
Lopes, Joana
Técnica de dança contemporânea
Dança tradicional portuguesa
Ritmo
Musicalidade
Técnica de Dança Contemporânea
Dança Tradicional Portuguesa
Ritmo
Musicalidade
Contemporary Dance Technique
Portuguese traditional dance
Rhythm
Musicality
title_short A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de técnica de dança contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de Dança
title_full A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de técnica de dança contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de Dança
title_fullStr A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de técnica de dança contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de Dança
title_full_unstemmed A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de técnica de dança contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de Dança
title_sort A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de técnica de dança contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de Dança
author Lopes, Joana
author_facet Lopes, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Isabel Duarte
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança contemporânea
Dança tradicional portuguesa
Ritmo
Musicalidade
Técnica de Dança Contemporânea
Dança Tradicional Portuguesa
Ritmo
Musicalidade
Contemporary Dance Technique
Portuguese traditional dance
Rhythm
Musicality
topic Técnica de dança contemporânea
Dança tradicional portuguesa
Ritmo
Musicalidade
Técnica de Dança Contemporânea
Dança Tradicional Portuguesa
Ritmo
Musicalidade
Contemporary Dance Technique
Portuguese traditional dance
Rhythm
Musicality
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22T16:56:46Z
2021-09
2021-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14088
TID:202885780
url http://hdl.handle.net/10400.21/14088
identifier_str_mv TID:202885780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, J.(2021).A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora das competências de ritmo e musicalidade na aula de técnica de dança contemporânea no 2º ano do ensino artístico especializado, no Ginasiano Escola de Dança (Dissertação de mestrado). Escola Superior de Dança
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133490948603904