A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Inês
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15241
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_ce945540b925caf8439792efbc2f2376
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de AlmadaTécnica de dança contemporâneaMusicalidadeQualidade técnicaQualidade artísticaContemporary dance techniqueMusicalityTechnical qualityArtistic qualityRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaA música e a dança têm desde sempre uma relação extremamente importante, quer a nível coreográfico quer em contexto de aula. Consideramos relevante alertar os alunos para esta relação e incentivá-los a querer aprofundar esta pesquisa. Como tal, o presente estudo debruça-se sobre a interação entre a música e a dança no contexto de aula de Técnica de Dança Contemporânea, explorando as várias formas de como a música pode interagir com a dança, com objetivo de melhorar a aprendizagem dos conteúdos técnicos e artísticos dos alunos, motivá-los para partilhar o gosto pela música e tirar o maior partido da mesma no processo de aprendizagem da Técnica de Dança Contemporânea. O nível etário onde foi implementado o estágio está inserido na turma do 5º ano do ensino regular, correspondente ao 1º ano do Ensino Artístico Especializado da Escola da Companhia de Dança de Almada, no ano letivo 2021/2022. Como estratégias, evocaram-se os suportes de apoio musical que o professor dispõe, sendo estes a música gravada, a música ao vivo e o silêncio, contrabalançado com os sons que o corpo cria através da percussão corporal e sons vocais; o leque de estilos de música existentes; e a variedade de tempo/compassos que podem ser utilizados, tanto simples como compostos e mistos. Pretendeu-se apurar de que forma os estímulos musicais podem contribuir para a aprendizagem da TDCont, tanto a nível técnico como artístico, para aprimorar a qualidade do movimento e a sua interação com a música. Através da metodologia de investigação-ação e utilizando grelhas de observação, diários de bordo, focus group, registo de vídeo e entrevista como instrumentos de recolha de dados, foi possível desenvolver um projeto de exploração, partilha de conhecimentos e solidificação de bases no primeiro ano do ensino artístico especializado, observando como é que as ferramentas e abordagens pedagógicas colaboraram para o desenvolvimento da musicalidade e da cultura musical no grupo em estudo. Concluímos que as estratégias aplicadas podem contribuir positivamente para o desenvolvimento de várias capacidades dos alunos a diversos níveis e não simplesmente a nível musical. Foi observado um crescimento técnico, artístico, pessoal e social entre os intervenientes do estágio, considerando-o benéfico e proveitoso.ABSTRACT - Music and dance have always had an extremely important relationship, being in the choreographic matter or class approach, and we believe that this relationship can be significant to provide to the dance students and to encourage them to deepen this research. Therefore, the following study pretends to go deep in this relation between music and dance in the contemporary dance class, exploring several ways of how the music can interact with dance with the purpose of improving the learning of technical and artistic content of the students, motivate them to share the love for music and take advantage of it in the process of learning Contemporary Dance Technique. The internship was implemented in the 5th year of Portuguese academic education, corresponding to the 1st of the Basic Level Course in Dance, at Companhia de Dança de Almada’s School, throughout the academic year 2021/2022. As strategies, we used the musical supports the teacher has, such as recorded music, live music and silence, balanced with the sounds the body can produce, namely body percussion and vocal sounds; the diversity of music genres; and the multiplicity of tempos/timetables that can be used, simple and compound or mixed ones. It was intended to investigate how the musical impulses can contribute to the learning of contemporary dance technique, technical and artistically speaking, to improve movement quality and the interaction with the music. Through action research methodology and using observation grids, logbook diaries, focus groups, video recordings and interviews as data collection instruments, we developed a project of exploration, share of knowledge and fortification of bases in the first year of the Basic Level Course in dance, observing how these tools and pedagogical approaches contributed to the development of musicality and musical culture in the group of study. We concluded that the applied strategies can contribute positively to a development of the students’ abilities on several levels and not only musically speaking. It was observed a technical, artistic, personal, and social growth among the participants, making this internship beneficial and useful to all.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaXavier, MadalenaNeves, IsabelRCIPLCoimbra, Inês2023-01-04T17:14:02Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15241TID:203322177porCoimbra, I. (2022). A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:56.732609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada
title A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada
spellingShingle A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada
Coimbra, Inês
Técnica de dança contemporânea
Musicalidade
Qualidade técnica
Qualidade artística
Contemporary dance technique
Musicality
Technical quality
Artistic quality
title_short A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada
title_full A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada
title_fullStr A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada
title_full_unstemmed A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada
title_sort A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada
author Coimbra, Inês
author_facet Coimbra, Inês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Madalena
Neves, Isabel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança contemporânea
Musicalidade
Qualidade técnica
Qualidade artística
Contemporary dance technique
Musicality
Technical quality
Artistic quality
topic Técnica de dança contemporânea
Musicalidade
Qualidade técnica
Qualidade artística
Contemporary dance technique
Musicality
Technical quality
Artistic quality
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09
2022-09-01T00:00:00Z
2023-01-04T17:14:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15241
TID:203322177
url http://hdl.handle.net/10400.21/15241
identifier_str_mv TID:203322177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coimbra, I. (2022). A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133501555998720