A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15241 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança |
id |
RCAP_ce945540b925caf8439792efbc2f2376 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15241 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de AlmadaTécnica de dança contemporâneaMusicalidadeQualidade técnicaQualidade artísticaContemporary dance techniqueMusicalityTechnical qualityArtistic qualityRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaA música e a dança têm desde sempre uma relação extremamente importante, quer a nível coreográfico quer em contexto de aula. Consideramos relevante alertar os alunos para esta relação e incentivá-los a querer aprofundar esta pesquisa. Como tal, o presente estudo debruça-se sobre a interação entre a música e a dança no contexto de aula de Técnica de Dança Contemporânea, explorando as várias formas de como a música pode interagir com a dança, com objetivo de melhorar a aprendizagem dos conteúdos técnicos e artísticos dos alunos, motivá-los para partilhar o gosto pela música e tirar o maior partido da mesma no processo de aprendizagem da Técnica de Dança Contemporânea. O nível etário onde foi implementado o estágio está inserido na turma do 5º ano do ensino regular, correspondente ao 1º ano do Ensino Artístico Especializado da Escola da Companhia de Dança de Almada, no ano letivo 2021/2022. Como estratégias, evocaram-se os suportes de apoio musical que o professor dispõe, sendo estes a música gravada, a música ao vivo e o silêncio, contrabalançado com os sons que o corpo cria através da percussão corporal e sons vocais; o leque de estilos de música existentes; e a variedade de tempo/compassos que podem ser utilizados, tanto simples como compostos e mistos. Pretendeu-se apurar de que forma os estímulos musicais podem contribuir para a aprendizagem da TDCont, tanto a nível técnico como artístico, para aprimorar a qualidade do movimento e a sua interação com a música. Através da metodologia de investigação-ação e utilizando grelhas de observação, diários de bordo, focus group, registo de vídeo e entrevista como instrumentos de recolha de dados, foi possível desenvolver um projeto de exploração, partilha de conhecimentos e solidificação de bases no primeiro ano do ensino artístico especializado, observando como é que as ferramentas e abordagens pedagógicas colaboraram para o desenvolvimento da musicalidade e da cultura musical no grupo em estudo. Concluímos que as estratégias aplicadas podem contribuir positivamente para o desenvolvimento de várias capacidades dos alunos a diversos níveis e não simplesmente a nível musical. Foi observado um crescimento técnico, artístico, pessoal e social entre os intervenientes do estágio, considerando-o benéfico e proveitoso.ABSTRACT - Music and dance have always had an extremely important relationship, being in the choreographic matter or class approach, and we believe that this relationship can be significant to provide to the dance students and to encourage them to deepen this research. Therefore, the following study pretends to go deep in this relation between music and dance in the contemporary dance class, exploring several ways of how the music can interact with dance with the purpose of improving the learning of technical and artistic content of the students, motivate them to share the love for music and take advantage of it in the process of learning Contemporary Dance Technique. The internship was implemented in the 5th year of Portuguese academic education, corresponding to the 1st of the Basic Level Course in Dance, at Companhia de Dança de Almada’s School, throughout the academic year 2021/2022. As strategies, we used the musical supports the teacher has, such as recorded music, live music and silence, balanced with the sounds the body can produce, namely body percussion and vocal sounds; the diversity of music genres; and the multiplicity of tempos/timetables that can be used, simple and compound or mixed ones. It was intended to investigate how the musical impulses can contribute to the learning of contemporary dance technique, technical and artistically speaking, to improve movement quality and the interaction with the music. Through action research methodology and using observation grids, logbook diaries, focus groups, video recordings and interviews as data collection instruments, we developed a project of exploration, share of knowledge and fortification of bases in the first year of the Basic Level Course in dance, observing how these tools and pedagogical approaches contributed to the development of musicality and musical culture in the group of study. We concluded that the applied strategies can contribute positively to a development of the students’ abilities on several levels and not only musically speaking. It was observed a technical, artistic, personal, and social growth among the participants, making this internship beneficial and useful to all.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaXavier, MadalenaNeves, IsabelRCIPLCoimbra, Inês2023-01-04T17:14:02Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15241TID:203322177porCoimbra, I. (2022). A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:56.732609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada |
title |
A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada |
spellingShingle |
A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada Coimbra, Inês Técnica de dança contemporânea Musicalidade Qualidade técnica Qualidade artística Contemporary dance technique Musicality Technical quality Artistic quality |
title_short |
A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada |
title_full |
A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada |
title_fullStr |
A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada |
title_full_unstemmed |
A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada |
title_sort |
A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada |
author |
Coimbra, Inês |
author_facet |
Coimbra, Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xavier, Madalena Neves, Isabel RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coimbra, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica de dança contemporânea Musicalidade Qualidade técnica Qualidade artística Contemporary dance technique Musicality Technical quality Artistic quality |
topic |
Técnica de dança contemporânea Musicalidade Qualidade técnica Qualidade artística Contemporary dance technique Musicality Technical quality Artistic quality |
description |
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09 2022-09-01T00:00:00Z 2023-01-04T17:14:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15241 TID:203322177 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15241 |
identifier_str_mv |
TID:203322177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coimbra, I. (2022). A pluralidade de estímulos sonoros como ferramenta para o aprimoramento das qualidades técnicas e artísticas na técnica de dança contemporânea com a turma do 1º ano do curso básico de dança na escola da Companhia de Dança de Almada (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133501555998720 |