Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Gonçalo José Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20644
Resumo: Resumo I (Prática de Ensino Supervisionada) O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer o trabalho pedagógico realizado no Conservatório regional de Évora Eborae Mvsica, no âmbito do Mestrado em Ensino da Universidade de Évora, no qual serão abordados diversos temas: caracterização da escola e do meio envolvente, aulas assistidas e aulas lecionadas, metas de aprendizagem, tipos de avaliação, repertórios, finalizando com uma conclusão que espelha as várias reflexões sobre a prática letiva. Resumo II (Investigação) A Investigação apresenta inicialmente uma contextualização e definição dos agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem bem como a sua devida caracterização. Na investigação propriamente dita, são descritas as várias etapas do projeto de investigação, dentro de um determinado contexto, expondo igualmente várias abordagens e fatores que possam contextualizar o abandono da aprendizagem de guitarra no final do 3.º ciclo e as consequentes ilações. Como possível solução para esta problemática, elaborei um modeloguia para o professor; Abstract I (Teaching) The following report aims to let know the pedagogical work carried out at the regional conservatory of Évora Eborae Mvsica within the Master in Teaching at the University of Évora, in which various topics will be addressed: characterization of the school and the surrounding environment, assisted lessons and lessons taught, learning goals, types of evaluation, repertoires, ending with a conclusion that considerate the various reflections on teaching practice . Abstract II (Research) The investigation presents, initially, a context and definition of the agents involved in the teaching-learning process and their proper characterization. In the investigation itself, the various stages are described of the research project, within a given context, also exposing various approaches and factors that may contextualize the guitar learning abandonment at the end of the 3rd cycle and the resulting conclusions. As a possible solution to this problem, I prepared a guide model for the teacher.
id RCAP_286b46681b279391ee1e7f6baf6571c9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatoresEnsino artísticoFatores de abandonoGuitarraMotivaçãoAprendizagemEducationAbandonment factorsGuitarMotivationLearningResumo I (Prática de Ensino Supervisionada) O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer o trabalho pedagógico realizado no Conservatório regional de Évora Eborae Mvsica, no âmbito do Mestrado em Ensino da Universidade de Évora, no qual serão abordados diversos temas: caracterização da escola e do meio envolvente, aulas assistidas e aulas lecionadas, metas de aprendizagem, tipos de avaliação, repertórios, finalizando com uma conclusão que espelha as várias reflexões sobre a prática letiva. Resumo II (Investigação) A Investigação apresenta inicialmente uma contextualização e definição dos agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem bem como a sua devida caracterização. Na investigação propriamente dita, são descritas as várias etapas do projeto de investigação, dentro de um determinado contexto, expondo igualmente várias abordagens e fatores que possam contextualizar o abandono da aprendizagem de guitarra no final do 3.º ciclo e as consequentes ilações. Como possível solução para esta problemática, elaborei um modeloguia para o professor; Abstract I (Teaching) The following report aims to let know the pedagogical work carried out at the regional conservatory of Évora Eborae Mvsica within the Master in Teaching at the University of Évora, in which various topics will be addressed: characterization of the school and the surrounding environment, assisted lessons and lessons taught, learning goals, types of evaluation, repertoires, ending with a conclusion that considerate the various reflections on teaching practice . Abstract II (Research) The investigation presents, initially, a context and definition of the agents involved in the teaching-learning process and their proper characterization. In the investigation itself, the various stages are described of the research project, within a given context, also exposing various approaches and factors that may contextualize the guitar learning abandonment at the end of the 3rd cycle and the resulting conclusions. As a possible solution to this problem, I prepared a guide model for the teacher.Universidade de Évora2017-02-06T11:13:27Z2017-02-062016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20644http://hdl.handle.net/10174/20644TID:201600668porDepartamento de Músicagoncalod7@hotmail.com203Duarte, Gonçalo José Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:04.767945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores
Duarte, Gonçalo José Martins
Ensino artístico
Fatores de abandono
Guitarra
Motivação
Aprendizagem
Education
Abandonment factors
Guitar
Motivation
Learning
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores
author Duarte, Gonçalo José Martins
author_facet Duarte, Gonçalo José Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Gonçalo José Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino artístico
Fatores de abandono
Guitarra
Motivação
Aprendizagem
Education
Abandonment factors
Guitar
Motivation
Learning
topic Ensino artístico
Fatores de abandono
Guitarra
Motivação
Aprendizagem
Education
Abandonment factors
Guitar
Motivation
Learning
description Resumo I (Prática de Ensino Supervisionada) O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer o trabalho pedagógico realizado no Conservatório regional de Évora Eborae Mvsica, no âmbito do Mestrado em Ensino da Universidade de Évora, no qual serão abordados diversos temas: caracterização da escola e do meio envolvente, aulas assistidas e aulas lecionadas, metas de aprendizagem, tipos de avaliação, repertórios, finalizando com uma conclusão que espelha as várias reflexões sobre a prática letiva. Resumo II (Investigação) A Investigação apresenta inicialmente uma contextualização e definição dos agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem bem como a sua devida caracterização. Na investigação propriamente dita, são descritas as várias etapas do projeto de investigação, dentro de um determinado contexto, expondo igualmente várias abordagens e fatores que possam contextualizar o abandono da aprendizagem de guitarra no final do 3.º ciclo e as consequentes ilações. Como possível solução para esta problemática, elaborei um modeloguia para o professor; Abstract I (Teaching) The following report aims to let know the pedagogical work carried out at the regional conservatory of Évora Eborae Mvsica within the Master in Teaching at the University of Évora, in which various topics will be addressed: characterization of the school and the surrounding environment, assisted lessons and lessons taught, learning goals, types of evaluation, repertoires, ending with a conclusion that considerate the various reflections on teaching practice . Abstract II (Research) The investigation presents, initially, a context and definition of the agents involved in the teaching-learning process and their proper characterization. In the investigation itself, the various stages are described of the research project, within a given context, also exposing various approaches and factors that may contextualize the guitar learning abandonment at the end of the 3rd cycle and the resulting conclusions. As a possible solution to this problem, I prepared a guide model for the teacher.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13T00:00:00Z
2017-02-06T11:13:27Z
2017-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20644
http://hdl.handle.net/10174/20644
TID:201600668
url http://hdl.handle.net/10174/20644
identifier_str_mv TID:201600668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
goncalod7@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136602510852096