Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20644 |
Resumo: | Resumo I (Prática de Ensino Supervisionada) O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer o trabalho pedagógico realizado no Conservatório regional de Évora Eborae Mvsica, no âmbito do Mestrado em Ensino da Universidade de Évora, no qual serão abordados diversos temas: caracterização da escola e do meio envolvente, aulas assistidas e aulas lecionadas, metas de aprendizagem, tipos de avaliação, repertórios, finalizando com uma conclusão que espelha as várias reflexões sobre a prática letiva. Resumo II (Investigação) A Investigação apresenta inicialmente uma contextualização e definição dos agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem bem como a sua devida caracterização. Na investigação propriamente dita, são descritas as várias etapas do projeto de investigação, dentro de um determinado contexto, expondo igualmente várias abordagens e fatores que possam contextualizar o abandono da aprendizagem de guitarra no final do 3.º ciclo e as consequentes ilações. Como possível solução para esta problemática, elaborei um modeloguia para o professor; Abstract I (Teaching) The following report aims to let know the pedagogical work carried out at the regional conservatory of Évora Eborae Mvsica within the Master in Teaching at the University of Évora, in which various topics will be addressed: characterization of the school and the surrounding environment, assisted lessons and lessons taught, learning goals, types of evaluation, repertoires, ending with a conclusion that considerate the various reflections on teaching practice . Abstract II (Research) The investigation presents, initially, a context and definition of the agents involved in the teaching-learning process and their proper characterization. In the investigation itself, the various stages are described of the research project, within a given context, also exposing various approaches and factors that may contextualize the guitar learning abandonment at the end of the 3rd cycle and the resulting conclusions. As a possible solution to this problem, I prepared a guide model for the teacher. |
id |
RCAP_286b46681b279391ee1e7f6baf6571c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20644 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatoresEnsino artísticoFatores de abandonoGuitarraMotivaçãoAprendizagemEducationAbandonment factorsGuitarMotivationLearningResumo I (Prática de Ensino Supervisionada) O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer o trabalho pedagógico realizado no Conservatório regional de Évora Eborae Mvsica, no âmbito do Mestrado em Ensino da Universidade de Évora, no qual serão abordados diversos temas: caracterização da escola e do meio envolvente, aulas assistidas e aulas lecionadas, metas de aprendizagem, tipos de avaliação, repertórios, finalizando com uma conclusão que espelha as várias reflexões sobre a prática letiva. Resumo II (Investigação) A Investigação apresenta inicialmente uma contextualização e definição dos agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem bem como a sua devida caracterização. Na investigação propriamente dita, são descritas as várias etapas do projeto de investigação, dentro de um determinado contexto, expondo igualmente várias abordagens e fatores que possam contextualizar o abandono da aprendizagem de guitarra no final do 3.º ciclo e as consequentes ilações. Como possível solução para esta problemática, elaborei um modeloguia para o professor; Abstract I (Teaching) The following report aims to let know the pedagogical work carried out at the regional conservatory of Évora Eborae Mvsica within the Master in Teaching at the University of Évora, in which various topics will be addressed: characterization of the school and the surrounding environment, assisted lessons and lessons taught, learning goals, types of evaluation, repertoires, ending with a conclusion that considerate the various reflections on teaching practice . Abstract II (Research) The investigation presents, initially, a context and definition of the agents involved in the teaching-learning process and their proper characterization. In the investigation itself, the various stages are described of the research project, within a given context, also exposing various approaches and factors that may contextualize the guitar learning abandonment at the end of the 3rd cycle and the resulting conclusions. As a possible solution to this problem, I prepared a guide model for the teacher.Universidade de Évora2017-02-06T11:13:27Z2017-02-062016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20644http://hdl.handle.net/10174/20644TID:201600668porDepartamento de Músicagoncalod7@hotmail.com203Duarte, Gonçalo José Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:04.767945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores Duarte, Gonçalo José Martins Ensino artístico Fatores de abandono Guitarra Motivação Aprendizagem Education Abandonment factors Guitar Motivation Learning |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora: abandono do estudo da guitarra no final do 3.º ciclo: principais fatores |
author |
Duarte, Gonçalo José Martins |
author_facet |
Duarte, Gonçalo José Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Gonçalo José Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino artístico Fatores de abandono Guitarra Motivação Aprendizagem Education Abandonment factors Guitar Motivation Learning |
topic |
Ensino artístico Fatores de abandono Guitarra Motivação Aprendizagem Education Abandonment factors Guitar Motivation Learning |
description |
Resumo I (Prática de Ensino Supervisionada) O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer o trabalho pedagógico realizado no Conservatório regional de Évora Eborae Mvsica, no âmbito do Mestrado em Ensino da Universidade de Évora, no qual serão abordados diversos temas: caracterização da escola e do meio envolvente, aulas assistidas e aulas lecionadas, metas de aprendizagem, tipos de avaliação, repertórios, finalizando com uma conclusão que espelha as várias reflexões sobre a prática letiva. Resumo II (Investigação) A Investigação apresenta inicialmente uma contextualização e definição dos agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem bem como a sua devida caracterização. Na investigação propriamente dita, são descritas as várias etapas do projeto de investigação, dentro de um determinado contexto, expondo igualmente várias abordagens e fatores que possam contextualizar o abandono da aprendizagem de guitarra no final do 3.º ciclo e as consequentes ilações. Como possível solução para esta problemática, elaborei um modeloguia para o professor; Abstract I (Teaching) The following report aims to let know the pedagogical work carried out at the regional conservatory of Évora Eborae Mvsica within the Master in Teaching at the University of Évora, in which various topics will be addressed: characterization of the school and the surrounding environment, assisted lessons and lessons taught, learning goals, types of evaluation, repertoires, ending with a conclusion that considerate the various reflections on teaching practice . Abstract II (Research) The investigation presents, initially, a context and definition of the agents involved in the teaching-learning process and their proper characterization. In the investigation itself, the various stages are described of the research project, within a given context, also exposing various approaches and factors that may contextualize the guitar learning abandonment at the end of the 3rd cycle and the resulting conclusions. As a possible solution to this problem, I prepared a guide model for the teacher. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13T00:00:00Z 2017-02-06T11:13:27Z 2017-02-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20644 http://hdl.handle.net/10174/20644 TID:201600668 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20644 |
identifier_str_mv |
TID:201600668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música goncalod7@hotmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136602510852096 |