Política de remunerações e arranjos contratuais: estudo em médias empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Inês Fonseca Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17861
Resumo: Este estudo visa contribuir para o debate da flexibilização do mercado de trabalho, demonstrando evidência empírica na relação entre a política de remunerações e os arranjos contratuais celebrados pelas entidades empregadoras, que culminam numa maior segmentação do mercado. O presente estudo utiliza os dados dos Quadros de Pessoal, uma fonte administrativa, referente ao ano 2012, e submete a um teste empírico os argumentos da teoria da segmentação em médias empresas em Portugal. Os resultados alcançados através da análise multivariada apontam para a presença de três tipos de empresas, os quais se designaram por "Competitivo", "Mercados Internos de Trabalho" e "Incentivo", de acordo com as suas características próprias. As empresas do cluster "Competitivo" caracterizam-se por salários baixos, com utilização acentuada de contratos flexíveis, empregando categorias vulneráveis de trabalhadores. As empresas que pertencem ao cluster "Mercados Internos de Trabalho" apresentam um salário hora acima da média do mercado de trabalho, revelando uma relação positiva entre a antiguidade e este fator, todavia também engloba empresas que recorrem com frequência à utilização de contratos flexíveis. Por último, as empresas do cluster "Incentivo" destacam-se por apresentar salários e prestações regulares elevadas, revelando estar consideravelmente acima do mercado de trabalho e não recorrendo com tanta frequência à utilização de contratos flexíveis. Os resultados obtidos revelam que existe uma segmentação no mercado de trabalho em Portugal, mas este não é dual. Esta evidência corrobora os resultados obtidos para as grandes empresas, revelando que não existem diferenças significativas entre empresas de média e grande dimensão.
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