Trabalho em call-center: comparação entre os serviços inbound e outbound

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Susana Filipa Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/42273
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_28809cf146796cb7cd7de89878dd48c0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42273
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho em call-center: comparação entre os serviços inbound e outboundWorking in call-center: comparison between inbound and outbound servicesCall-centerStress ocupacionalSatisfação com a vidaComprometimento organizacionalOccupational stressSatisfaction with lifeOrganizational commitmentCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaVários estudos têm apontado o impacto do trabalho em call-center em várias dimensões físicas e psicológicas do indivíduo; no entanto pouca investigação tem comparado tipos de serviços neste contexto de trabalho. Assim, este estudo teve dois objetivos: (1) fazer uma análise descritiva das características do trabalho, do nível geral de stress, das principais fontes de stress, do nível de comprometimento com a organização e dos níveis de satisfação com a vida e (2) comparar os serviços inbound e outbound relativamente a estas variáveis para apurar se existem diferenças significativas. Participaram neste estudo 274 operadores de call-center, 191 do serviço inbound e 83 do serviço outbound. Na recolha de dados foi usado um protocolo de investigação constituído por diversas escalas, em formato de papel e online. Verificou-se que participantes do grupo inbound consideraram usar uma maior variedade de competências e ter níveis superiores de stress relacionados com problemas familiares do que os participantes do grupo outbound. Não foram encontradas diferenças significativas em relação ao comprometimento com a organização e à satisfação com a vida entre os dois tipos de operadores. Assim, este estudo vem enriquecer a compreensão deste tipo de trabalho e das suas repercussões nos operadores dos serviços inbound e outbound.Several studies have pointed out the impact that the work in call-center can have in distinct physical and psychological dimensions of the individual; however less research has compared types of services within this work context. Thus, this study had two aims: (1) to perform a descriptive analysis of the work characteristics, the general level of stress, the main reasons for stress, the level of organizational commitment and the levels of satisfaction with life, and (2) to compare inbound and outbound services regarding these variables to see if there are significant differences. 274 call-center operators participated in this study, 191 from the inbound service and 83 from the outbound services. For the data collection, a research protocol was used, constituted by several scales, in paper and online format. Participants from the inbound group considered to use a greater variety of competences and to have higher levels of stress related to family problems than participants from the outbound group. No significant differences were found regarding the organizational commitment and satisfaction with life. This study comes to extend the understanding of this type of work and its consequences on the operators from inbound and outbound services.Silva, Isabel Maria Soares daUniversidade do MinhoGonçalves, Susana Filipa Pereira20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42273por201211670info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:57.792413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho em call-center: comparação entre os serviços inbound e outbound
Working in call-center: comparison between inbound and outbound services
title Trabalho em call-center: comparação entre os serviços inbound e outbound
spellingShingle Trabalho em call-center: comparação entre os serviços inbound e outbound
Gonçalves, Susana Filipa Pereira
Call-center
Stress ocupacional
Satisfação com a vida
Comprometimento organizacional
Occupational stress
Satisfaction with life
Organizational commitment
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Trabalho em call-center: comparação entre os serviços inbound e outbound
title_full Trabalho em call-center: comparação entre os serviços inbound e outbound
title_fullStr Trabalho em call-center: comparação entre os serviços inbound e outbound
title_full_unstemmed Trabalho em call-center: comparação entre os serviços inbound e outbound
title_sort Trabalho em call-center: comparação entre os serviços inbound e outbound
author Gonçalves, Susana Filipa Pereira
author_facet Gonçalves, Susana Filipa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Isabel Maria Soares da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Susana Filipa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Call-center
Stress ocupacional
Satisfação com a vida
Comprometimento organizacional
Occupational stress
Satisfaction with life
Organizational commitment
Ciências Sociais::Psicologia
topic Call-center
Stress ocupacional
Satisfação com a vida
Comprometimento organizacional
Occupational stress
Satisfaction with life
Organizational commitment
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/42273
url http://hdl.handle.net/1822/42273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201211670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132420345167872