Estudo da variação das folgas em montagens soldadas – um caso de estudo na indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, João Miguel dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/89825
Resumo: A presente dissertação surgiu da vontade da empresa na qual foi desenvolvida de estudar a dificuldade do cumprimento das especificações exigidas pelo cliente nas montagens soldadas efetuadas. Em primeiro lugar foram estudados os desenhos técnicos dos diversos componentes e da montagem e obtidas as cadeias de cotas com as tolerâncias correspondentes. Para isso foi necessário fazer uma transformação de tolerâncias geométricas em tolerâncias dimensionais equivalentes por forma a poder incorporá-las nas cadeias. Em segundo lugar foi desenvolvido um algoritmo para levar a cabo uma simulação Monte-Carlo de maneira a obter a variação da folga entre componentes, folga essa necessária para efetuar uma soldadura de qualidade. Deste trabalho surgiram probabilidades esperadas de interferência entre componentes ou de folgas demasiado grandes que induzem desvios na peça final. Foram construídos histogramas de variação das diversas folgas e determinada a percentagem de influência que cada cota tem na variação da folga e comparada com a influência média. Uma cota com uma influência acima da média é uma cota sobre a qual alterações têm um maior impacto. A título de exemplo, 19 em 46 cotas de um dos módulos tem uma influência superior à média. Deste trabalho concluiu-se que existe uma discrepância entre as tolerâncias dos componentes e as tolerâncias dos conjuntos, o que foi ao encontro das dificuldades sentidas na produção. Por último foram feitas propostas de melhoria do projeto de forma a reduzir fontes de variação, reduzindo assim a dificuldade do cumprimento das especificações
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