Defeitos em soldaduras de componentes para a indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilarinho, João Luís Ribau
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14502
Resumo: Este estágio curricular foi realizado na empresa metalomecânica Epedal – Indústria de Componentes Metálicos S.A., sediada na zona industrial de Bicarenho, (Sangalhos), cujos principais produtos são componentes metálicos para a indústria automóvel. O trabalho teve como objetivo solucionar uma falha de soldadura por resistência entre uma peça estampada e porcas de soldadura acopladas. O problema em si residiu num conjunto (peça estampada/porcas) que com condições de processo e materiais nominalmente iguais deixaram de soldar (ficando as porcas apenas coladas). O aço da chapa é um aço-carbono de baixa liga de elevada resistência (high strength low alloy, HSLA) com posterior zincagem. Para a resolução do problema estudou-se o efeito da microestrutura de aços, dos parâmetros e da geometria das porcas na qualidade da soldadura. Concluiu-se que a causa da má soldadura se relacionava com a um problema de geometria das protuberâncias da porca e não a falha de parâmetros ou composição dos materiais envolvidos. Protuberâncias ou anéis de soldadura de geometria não adequada, ao fundirem e penetrarem na chapa de aço, originam rápida dissipação de calor que é suficiente para criar martensite e fragilizar a soldadura. Torneando-se o anel de contacto das porcas, diminuindo a área de contacto e aumentando a densidade de corrente, obteve-se uma soldura conforme, cuja microestrutura passou a ser do tipo ferrite-perlite menos frágil. Foi então possível recomendar à empresa que procurasse um alternativo desenho de porcas onde fosse assegurado pelo fornecedor a geometria e ângulo dos anéis de contacto adequados a uma boa soldadura.
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