Atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo (atividade física e desportiva)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carla Isabel Alves de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6994
Resumo: Conforme o Ministério da Educação, as Atividades de Enriquecimento Curricular, (AEC), são definidas enquanto realização de projetos de enriquecimento curricular e de implementação do conceito da escola a tempo inteiro, no sentido de serem potenciadoras do crescimento pessoal no contexto escolar. A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores, que têm como função educar, segundo programas e planos sistemáticos, onde desenvolvem processos que contribuem para que os alunos sejam cada vez mais autónomos e ativos na sua própria aprendizagem, fomentando o gosto pelo saber, o pensamento autónomo e, concomitantemente, a cooperação com os outros. As AEC são programadas em parceria com as entidades promotoras, que podem ser as autarquias, as associações de pais e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ou os agrupamentos. As AEC incidem nos domínios desportivo, artístico, tecnológico e das tecnologias da informação e da comunicação. Foi através das necessidades detetadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico que surgiu o despacho n.º 14460/2008 de 26 de maio, que refere que são consideradas Atividades de Enriquecimento Curricular, as atividades que incidam sobre os domínios desportivo, artístico, tecnológico e das tecnologias da informação e da comunicação de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação. Estas são selecionadas de acordo com os objetivos definidos no projeto educativo do agrupamento de escolas e, deve fazer parte do respetivo plano anual de atividades. São programadas em parceria com entidades promotoras, como as autarquias, as associações de pais e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), ou os agrupamentos. Neste mestrado aportaremos o percurso profissional no âmbito das AEC de Vila Nova de Gaia, nos últimos cinco anos; referir as diversas Atividades existentes nas escolas deste concelho; as estratégias utilizadas; a legislação e definição de AEC; articulação e supervisão existente; orientações programáticas; formações realizadas; continuidade pedagógica existente; avaliações desenvolvidas com os alunos; condições de trabalho; fatores que condicionam as dificuldades e (in) satisfação sentida no quotidiano, apoios da entidade promotora e direção do agrupamento, do departamento curricular, do coordenador de estabelecimento e do professor titular de turma. A grande finalidade deste relatório de atividade profissional consiste em explanar a experiência que encontremos nestes últimos cinco anos e, concomitantemente, fazer uma abordagem à minha vida profissional, nomeadamente, na inclusão da Atividade Física e Desportiva nas Atividades de Enriquecimento Curricular, realçando as metodologias e estratégias desenvolvidas, no sentido de fomentar a inclusão de todos os alunos na atividade. Pretendemos analisar e refletir acerca da atividade profissional, verificar qual a melhor forma de atuar na sala de aula para que obtenhamos maior êxito enquanto docentes de Atividade Física e Desportiva, bem como divulgar as estratégias de sucesso utilizadas pelos agrupamentos para cativar os alunos para a prática desportiva, tendo sempre presente os últimos cinco anos de experiência.
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As AEC são programadas em parceria com as entidades promotoras, que podem ser as autarquias, as associações de pais e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ou os agrupamentos. As AEC incidem nos domínios desportivo, artístico, tecnológico e das tecnologias da informação e da comunicação. Foi através das necessidades detetadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico que surgiu o despacho n.º 14460/2008 de 26 de maio, que refere que são consideradas Atividades de Enriquecimento Curricular, as atividades que incidam sobre os domínios desportivo, artístico, tecnológico e das tecnologias da informação e da comunicação de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação. Estas são selecionadas de acordo com os objetivos definidos no projeto educativo do agrupamento de escolas e, deve fazer parte do respetivo plano anual de atividades. São programadas em parceria com entidades promotoras, como as autarquias, as associações de pais e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), ou os agrupamentos. Neste mestrado aportaremos o percurso profissional no âmbito das AEC de Vila Nova de Gaia, nos últimos cinco anos; referir as diversas Atividades existentes nas escolas deste concelho; as estratégias utilizadas; a legislação e definição de AEC; articulação e supervisão existente; orientações programáticas; formações realizadas; continuidade pedagógica existente; avaliações desenvolvidas com os alunos; condições de trabalho; fatores que condicionam as dificuldades e (in) satisfação sentida no quotidiano, apoios da entidade promotora e direção do agrupamento, do departamento curricular, do coordenador de estabelecimento e do professor titular de turma. A grande finalidade deste relatório de atividade profissional consiste em explanar a experiência que encontremos nestes últimos cinco anos e, concomitantemente, fazer uma abordagem à minha vida profissional, nomeadamente, na inclusão da Atividade Física e Desportiva nas Atividades de Enriquecimento Curricular, realçando as metodologias e estratégias desenvolvidas, no sentido de fomentar a inclusão de todos os alunos na atividade. Pretendemos analisar e refletir acerca da atividade profissional, verificar qual a melhor forma de atuar na sala de aula para que obtenhamos maior êxito enquanto docentes de Atividade Física e Desportiva, bem como divulgar as estratégias de sucesso utilizadas pelos agrupamentos para cativar os alunos para a prática desportiva, tendo sempre presente os últimos cinco anos de experiência.As the Ministry of Education, the Curriculum Enrichment Activities (AEC), are defined as projects of curriculum enhancement and implementation of the concept of full-time school, the sense of being-enhancing personal growth in the school context. A school is an institution designed for the teaching of students under the direction of teachers, whose function is to educate, according to programs and systematic plans, where they develop processes that contribute to what students are increasingly autonomous and active in their own learning, fostering the taste for knowledge, autonomous thinking and, concomitantly, cooperation with others. The AEC is planned in partnership with the promoters, which may be local authorities, parents' associations and private institutions of social solidarity (IPSS) or groups. The AEC focus on sports, artistic, technological, and information and communication technology fields. It was through the needs detected in the 1st cycle of basic education that came the order No. 14460/2008 of May 26, which states that are considered Curricular Enrichment Activities, activities that focus on sports, artistic, technological domains and information and communication to link the school with the environment, solidarity and volunteering and the European dimension of education technologies. These are selected according to the objectives defined in the educational project of the school cluster and must be part of the respective annual plan of activities. Are programmed in partnership with promoters, such as local authorities, parents' associations and private institutions of social solidarity (IPSS), or groups. In this master aportaremos the career within the AEC of Vila Nova de Gaia, in the last five years; mention the various existing activities in the schools of this county; the strategies used; legislation and definition of AEC; existing articulation and supervision; programmatic guidelines; formations performed; pedagogical existing continuity; assessments developed with students; working conditions; factors that determine the difficulties and (dis) satisfaction felt in everyday life, support the promoter and direction of the grouping, curriculum department, the coordinator of establishment and the class teacher of. The major purpose of this professional activity report is to explain the experience that we find in these past five years and, concomitantly, to an approach to my professional life, namely, the inclusion of Physical Activity and Sports Activities in the Curriculum Enrichment, highlighting the methodologies and strategies developed in order to facilitate the inclusion of all students in the activity. We intend to analyze and reflect on the professional activity, check how best to act in the classroom to obtain greater success as teachers of Physical Activity and Sport, and disseminate successful strategies used by groups to captivate students to practice sport, bearing in mind the past five years of experience.2016-12-05T14:20:50Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6994pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Carla Isabel Alves dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:59.377317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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