Atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo (atividade física e desportiva)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laranjeiro, Fabíola Cristina Silva Faria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7061
Resumo: Segundo o Ministério da Educação, as Atividades de Enriquecimento Curricular, (AEC), são definidas enquanto concretização de projetos de enriquecimento curricular e de implementação do conceito da escola a tempo inteiro, no sentido de serem potenciadoras do desenvolvimento pessoal no contexto escolar. Foi através das necessidades detetadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico que surgiu o despacho n.º 14460/2008 de 26 de maio, que refere que são consideradas Atividades de Enriquecimento Curricular, as atividades que incidam sobre os domínios desportivo, artístico, tecnológico e das tecnologias da informação e da comunicação de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação. Estas são selecionadas de acordo com os objetivos definidos no projeto educativo do agrupamento de escolas e, deve fazer parte do respetivo plano anual de atividades. São programadas em parceria com entidades promotoras, como as autarquias, as associações de pais e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), ou os agrupamentos. Para este trabalho consideramos importante efetuar o enquadramento pessoal e profissional, de forma a esclarecer a importância da Atividade Física e Desportiva nas Atividades de Enriquecimento curricular (AEC), nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, entendemos que para dar significado a este trabalho de mestrado é relevante: - descrever a carreira profissional no âmbito das AEC como professores de Atividade Física e Desportiva, no concelho Matosinhos, nos últimos cinco anos; - mencionar as diferentes atividades existentes nas escolas deste concelho, as estratégias usadas, a articulação e a supervisão utilizada; as orientações programáticas; a continuidade pedagógica existente; a avaliação dos alunos (diagnóstica, intermédia e final); as condições de trabalho; os fatores que condicionam a (in) satisfação e dificuldades sentidas; os apoios da entidade promotora, bem como da direção do agrupamento, do departamento curricular, do coordenador de estabelecimento e do professor titular de turma e as formações realizadas para este âmbito; - definir o conceito e a legislação das Atividades de Enriquecimento Curricular. Pretendemos analisar e refletir acerca da atividade profissional, verificar qual a melhor forma de atuar na sala de aula para que obtenhamos maior êxito enquanto docentes de Atividade Física e Desportiva, bem como divulgar as estratégias de sucesso utilizadas pelos agrupamentos para cativar os alunos para a prática desportiva, tendo sempre presente os últimos cinco anos de experiência.
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Estas são selecionadas de acordo com os objetivos definidos no projeto educativo do agrupamento de escolas e, deve fazer parte do respetivo plano anual de atividades. São programadas em parceria com entidades promotoras, como as autarquias, as associações de pais e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), ou os agrupamentos. Para este trabalho consideramos importante efetuar o enquadramento pessoal e profissional, de forma a esclarecer a importância da Atividade Física e Desportiva nas Atividades de Enriquecimento curricular (AEC), nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, entendemos que para dar significado a este trabalho de mestrado é relevante: - descrever a carreira profissional no âmbito das AEC como professores de Atividade Física e Desportiva, no concelho Matosinhos, nos últimos cinco anos; - mencionar as diferentes atividades existentes nas escolas deste concelho, as estratégias usadas, a articulação e a supervisão utilizada; as orientações programáticas; a continuidade pedagógica existente; a avaliação dos alunos (diagnóstica, intermédia e final); as condições de trabalho; os fatores que condicionam a (in) satisfação e dificuldades sentidas; os apoios da entidade promotora, bem como da direção do agrupamento, do departamento curricular, do coordenador de estabelecimento e do professor titular de turma e as formações realizadas para este âmbito; - definir o conceito e a legislação das Atividades de Enriquecimento Curricular. Pretendemos analisar e refletir acerca da atividade profissional, verificar qual a melhor forma de atuar na sala de aula para que obtenhamos maior êxito enquanto docentes de Atividade Física e Desportiva, bem como divulgar as estratégias de sucesso utilizadas pelos agrupamentos para cativar os alunos para a prática desportiva, tendo sempre presente os últimos cinco anos de experiência.According to the Ministry of Education, the Curriculum Enrichment Activities, (CEA), are defined as an achievement of curriculum enrichment projects and the implementation of the concept of full-time school, as they enhance personal development in the school context. Due to the needs detected in the first cycle of basic education, the Dispatch no. 14460/2008 dated from May 26th emerged, which states that are considered Curriculum Enrichment Activities, the activities related with sport, art, technology and information and communication technology that connect the school with the environment, solidarity and volunteering and the European dimension of education. These are selected according to the objectives defined in the educational project of schools and should be part of their annual plan of activities. They are planned in partnership with the promoting entities, such as local authorities, parents' associations and private institutions of social solidarity (IPSS), or school clusters. In this study, it is important to do a personal and professional development framework, in order to clarify the importance of Physical Education in the Curriculum Enrichment Activities (CEA) in the first cycle schools of basic education. Thus, we believe that to give meaning to this master's thesis is relevant: - to describe our professional career in the CEA as physical education teachers in the Municipality of Matosinhos over the last five years; - to mention the different activities offered in the schools of this Municipality; the strategies that are being used; the coordination and supervision used; the curriculum guidelines; the existing pedagogical continuity; students’ assessment (diagnosis, midterm and final); work conditions; the factors that influence the (dis)satisfaction and difficulties experienced; the support from the promoting entity, as well as the support from the Direction of the school cluster, the Physical Education Department, the Director of the School and class teacher; and the training conducted in this area; - to define the concept and the legislation of the Curriculum Enrichment Activities. This paper aims to analyse and reflect on our professional activity, find out the best way to act in classroom, in order to be more successful as a Physical Education Teacher, as well as to present successful strategies used by school clusters to motivate students for sports, regarding our last five-year experience.2016-12-13T10:10:00Z2016-12-13T00:00:00Z2016-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7061porLaranjeiro, Fabíola Cristina Silva Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:06Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:46.132056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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