A qualidade e o respeito aos direitos humanos em serviços de saúde mental infantojuvenis: temas para avaliação e para construção de uma cultura de defesa de direitos
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/39624 |
Resumo: | RESUMO: A negação e a violação de direitos de pessoas com experiência de sofrimento psíquico é recorrente em diferentes países e contextos, incluindo os próprios serviços de saúde mental. Considerando isso, um importante marco para a transformação desse cenário e construção de uma cultura de respeito, promoção e garantia de direitos é a Convenção internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). Nesse contexto se insere a proposição do QualityRights tool kit produzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliação e melhoria da qualidade e do respeito aos direitos humanos em serviços de saúde mental e de assistência social; esse kit tem como base a CDPD. Tendo em vista que esse kit pode apresentar desafios em seu uso em serviços de saúde mental infantojuvenis considerando as singularidades desses serviços e dessa população, esse estudo teve como objetivo investigar, analisar e definir os temas e aspectos mais relevantes para avaliar a qualidade e o respeito aos direitos humanos especificamente em serviços de saúde mental infantojuvenis. Para tanto, foi realizada análise temática de Artigos da CDPD, de documentos relevantes sobre a saúde mental infantojuvenil e, considerando a necessidade de dialogar com cenários de práticas reais, a partir da realização de grupo focal foi analisado o ponto de vista de usuários, familiares e trabalhadores de três serviços de saúde mental infantojuvenis brasileiros. Os resultados e a análise de Artigos da CDPD e de documentos indicaram um conjunto de Artigos relevantes para avaliar e melhorar a qualidade e o respeito aos direitos humanos em serviços de saúde mental infantojuvenis, e os resultados e a análise dos grupos focais indicaram um conjunto de temas relevantes para o mesmo propósito. Esses resultados foram considerados em conjunto e, a partir disso, foram definidos quatro temas, correspondentes a Artigos da CDPD. O primeiro tema, “o direito à liberdade e ao reconhecimento da cidadania”, tem como base o Artigo 7 e como referência os Artigos 12 e 14, e consiste na afirmação da liberdade e do direito de crianças e adolescentes participarem das escolhas da própria vida. O segundo tema, “o direito à prevenção contra tortura, tratamentos cruéis e desumanos, maus tratos e outras violências”, está baseado nos Artigos 15 e 16 e coloca a inaceitabilidade dessas práticas. O terceiro tema, “o direito a uma vida compartilhada em um território e à participação nos múltiplos cenários em que a vida acontece” está baseado no Artigo 19, e conta com referências dos Artigos 23, 24 e 28; diz respeito ao direito de crianças e adolescentes de viverem em comunidade, em ambiente familiar, com um padrão de vida adequado e com participação nos cenários de vida, incluindo a escola. O quarto tema, “o direito ao cuidado singular”, tem como base os Artigos 25 e 23 e se refere ao direito de acessar uma rede de serviços de saúde com oferta de cuidados de qualidade e usufruir de cuidados, bem como o direito de seus familiares responsáveis pelo cuidado participarem desses cuidados e serem cuidados. Além disso, considerando especificamente a ferramenta de entrevista do kit de ferramentas, os resultados e a análise indicaram que seria importante construir outras formas de comunicação com as crianças e adolescentes, diferentes de uma entrevista, investindo em recursos lúdicos. Por fim, vale ressaltar a importância do próprio processo de utilização do kit de ferramentas em um serviço de saúde mental, que pode significar a construção de uma cultura de defesa dos direitos das pessoas com experiência de sofrimento psíquico. |
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A qualidade e o respeito aos direitos humanos em serviços de saúde mental infantojuvenis: temas para avaliação e para construção de uma cultura de defesa de direitosSaúde MentalServiços de Saúde MentalDefesa da Criança e do AdolescentePesquisa sobre Serviços de SaúdeMental HealthMental Health ServicesChild AdvocacyHealth Services ResearchCiências MédicasRESUMO: A negação e a violação de direitos de pessoas com experiência de sofrimento psíquico é recorrente em diferentes países e contextos, incluindo os próprios serviços de saúde mental. Considerando isso, um importante marco para a transformação desse cenário e construção de uma cultura de respeito, promoção e garantia de direitos é a Convenção internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). Nesse contexto se insere a proposição do QualityRights tool kit produzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliação e melhoria da qualidade e do respeito aos direitos humanos em serviços de saúde mental e de assistência social; esse kit tem como base a CDPD. Tendo em vista que esse kit pode apresentar desafios em seu uso em serviços de saúde mental infantojuvenis considerando as singularidades desses serviços e dessa população, esse estudo teve como objetivo investigar, analisar e definir os temas e aspectos mais relevantes para avaliar a qualidade e o respeito aos direitos humanos especificamente em serviços de saúde mental infantojuvenis. Para tanto, foi realizada análise temática de Artigos da CDPD, de documentos relevantes sobre a saúde mental infantojuvenil e, considerando a necessidade de dialogar com cenários de práticas reais, a partir da realização de grupo focal foi analisado o ponto de vista de usuários, familiares e trabalhadores de três serviços de saúde mental infantojuvenis brasileiros. Os resultados e a análise de Artigos da CDPD e de documentos indicaram um conjunto de Artigos relevantes para avaliar e melhorar a qualidade e o respeito aos direitos humanos em serviços de saúde mental infantojuvenis, e os resultados e a análise dos grupos focais indicaram um conjunto de temas relevantes para o mesmo propósito. Esses resultados foram considerados em conjunto e, a partir disso, foram definidos quatro temas, correspondentes a Artigos da CDPD. O primeiro tema, “o direito à liberdade e ao reconhecimento da cidadania”, tem como base o Artigo 7 e como referência os Artigos 12 e 14, e consiste na afirmação da liberdade e do direito de crianças e adolescentes participarem das escolhas da própria vida. O segundo tema, “o direito à prevenção contra tortura, tratamentos cruéis e desumanos, maus tratos e outras violências”, está baseado nos Artigos 15 e 16 e coloca a inaceitabilidade dessas práticas. O terceiro tema, “o direito a uma vida compartilhada em um território e à participação nos múltiplos cenários em que a vida acontece” está baseado no Artigo 19, e conta com referências dos Artigos 23, 24 e 28; diz respeito ao direito de crianças e adolescentes de viverem em comunidade, em ambiente familiar, com um padrão de vida adequado e com participação nos cenários de vida, incluindo a escola. O quarto tema, “o direito ao cuidado singular”, tem como base os Artigos 25 e 23 e se refere ao direito de acessar uma rede de serviços de saúde com oferta de cuidados de qualidade e usufruir de cuidados, bem como o direito de seus familiares responsáveis pelo cuidado participarem desses cuidados e serem cuidados. Além disso, considerando especificamente a ferramenta de entrevista do kit de ferramentas, os resultados e a análise indicaram que seria importante construir outras formas de comunicação com as crianças e adolescentes, diferentes de uma entrevista, investindo em recursos lúdicos. Por fim, vale ressaltar a importância do próprio processo de utilização do kit de ferramentas em um serviço de saúde mental, que pode significar a construção de uma cultura de defesa dos direitos das pessoas com experiência de sofrimento psíquico.ABSTRACT: Denial and violation of rights of persons with experience of mental suffering is recurrent in different countries and contexts, including in mental health services. Taking this in consideration, an important milestone for transforming this scenario and building a culture of respect, promotion and guarantee of rights is the United Nations Convention on the Rights of Persons with Disabilities (CRPD). Within this context, there is the proposal of the QualityRights tool kit produced by the World Health Organization (WHO) for evaluation and improvement of quality and respect for human rights in mental health and social care facilities; this tool kit is based on the on the CRPD. Taking into account that this kit may present challenges in its use in children's mental health services, considering the singularities of these services and of the population, this study aimed to investigate, analyze and define the most relevant themes and aspects to assess and improve quality and respect to human rights specifically in children's mental health facilities. A thematic analysis of CRPD Articles and of relevant documents on children's mental health was performed; and, considering the need to dialogue with scenarios of real practices, focus groups were performed and the point of view of users, family members and workers from three Brazilian children's mental health services was analyzed. The results and analysis of CRPD Articles and important documents indicated a set of relevant Articles to assess and improve the quality and respect for human rights in child and adolescent mental health facilities, and the results and analysis of the focus groups indicated a set of relevant themes for the same purpose. These results were considered together and four themes, corresponding to Articles of the CRPD, were defined. The first theme, "the right to freedom and to the recognition of citizenship", is based on Article 7 and has as references Articles 12 and 14; it consists in affirming the freedom and the right of children and adolescents to participate in the choices of their own lives. The second theme, "the right to prevention against torture, cruel and inhumane treatment, ill-treatment and other violence", is based on Articles 15 and 16 and affirms the unacceptability of these practices. The third theme, "the right to live together in a territory and to participate in multiple scenarios in which life happens" is based on Article 19, and has references from Articles 23, 24 and 28; it concerns on the right of children and adolescents to live in a community, in a family environment, with an adequate standard of living and to have participation in life scenarios, including school. The fourth theme, "the right to singular care", is based on Articles 25 and 23 and refers to the right to access a health services network that provides quality care, the right to enjoy quality care, as well as the right of their family members to participate on care providing and to be cared by the mental health facility. Moreover, specifically considering the interview tool of the toolkit, the results and analysis indicated that it would be important to build up other forms of communication with children and adolescents, other than interviewing them, by investing in playful resources. Finally, it is worth emphasizing the importance of the process of using the toolkit itself in mental health facilities in building a culture of defending the rights of people with experience of mental suffering.Saraceno, BenedettoDelgado, Pedro GabrielRUNBraga, Cláudia Pellegrini2018-06-18T15:09:33Z2018-06-142018-06-182018-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/39624TID:201932296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:21:45Zoai:run.unl.pt:10362/39624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:09.124973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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RESUMO: A negação e a violação de direitos de pessoas com experiência de sofrimento psíquico é recorrente em diferentes países e contextos, incluindo os próprios serviços de saúde mental. Considerando isso, um importante marco para a transformação desse cenário e construção de uma cultura de respeito, promoção e garantia de direitos é a Convenção internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). Nesse contexto se insere a proposição do QualityRights tool kit produzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliação e melhoria da qualidade e do respeito aos direitos humanos em serviços de saúde mental e de assistência social; esse kit tem como base a CDPD. Tendo em vista que esse kit pode apresentar desafios em seu uso em serviços de saúde mental infantojuvenis considerando as singularidades desses serviços e dessa população, esse estudo teve como objetivo investigar, analisar e definir os temas e aspectos mais relevantes para avaliar a qualidade e o respeito aos direitos humanos especificamente em serviços de saúde mental infantojuvenis. Para tanto, foi realizada análise temática de Artigos da CDPD, de documentos relevantes sobre a saúde mental infantojuvenil e, considerando a necessidade de dialogar com cenários de práticas reais, a partir da realização de grupo focal foi analisado o ponto de vista de usuários, familiares e trabalhadores de três serviços de saúde mental infantojuvenis brasileiros. Os resultados e a análise de Artigos da CDPD e de documentos indicaram um conjunto de Artigos relevantes para avaliar e melhorar a qualidade e o respeito aos direitos humanos em serviços de saúde mental infantojuvenis, e os resultados e a análise dos grupos focais indicaram um conjunto de temas relevantes para o mesmo propósito. Esses resultados foram considerados em conjunto e, a partir disso, foram definidos quatro temas, correspondentes a Artigos da CDPD. O primeiro tema, “o direito à liberdade e ao reconhecimento da cidadania”, tem como base o Artigo 7 e como referência os Artigos 12 e 14, e consiste na afirmação da liberdade e do direito de crianças e adolescentes participarem das escolhas da própria vida. O segundo tema, “o direito à prevenção contra tortura, tratamentos cruéis e desumanos, maus tratos e outras violências”, está baseado nos Artigos 15 e 16 e coloca a inaceitabilidade dessas práticas. O terceiro tema, “o direito a uma vida compartilhada em um território e à participação nos múltiplos cenários em que a vida acontece” está baseado no Artigo 19, e conta com referências dos Artigos 23, 24 e 28; diz respeito ao direito de crianças e adolescentes de viverem em comunidade, em ambiente familiar, com um padrão de vida adequado e com participação nos cenários de vida, incluindo a escola. O quarto tema, “o direito ao cuidado singular”, tem como base os Artigos 25 e 23 e se refere ao direito de acessar uma rede de serviços de saúde com oferta de cuidados de qualidade e usufruir de cuidados, bem como o direito de seus familiares responsáveis pelo cuidado participarem desses cuidados e serem cuidados. Além disso, considerando especificamente a ferramenta de entrevista do kit de ferramentas, os resultados e a análise indicaram que seria importante construir outras formas de comunicação com as crianças e adolescentes, diferentes de uma entrevista, investindo em recursos lúdicos. Por fim, vale ressaltar a importância do próprio processo de utilização do kit de ferramentas em um serviço de saúde mental, que pode significar a construção de uma cultura de defesa dos direitos das pessoas com experiência de sofrimento psíquico. |
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