Educação de adultos e formação dos seus profissionais : contributos para reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Margarida Araújo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24092
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
id RCAP_28a37b7fdb37b48968294545dd97f953
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação de adultos e formação dos seus profissionais : contributos para reflexão374.7371.14Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)A Educação de Adultos surge, desde a última década do século XX, como impulso à melhoria da qualificação dos portugueses mediante a implementação de novas modalidades de educação e formação. Como consequência da expansão ao nível das práticas surgiram novos públicos, até agora excluídos do sistema educativo. Surgiram também novas investigações centradas no campo da educação de adultos e novos profissionais ao serviço da qualificação dos portugueses. O objectivo desta intervenção centrou-se na implementação de um ensaio de dispositivo de educação e formação para estes profissionais que, oriundos das mais diversas áreas de formação de base e com diferentes trajectórias profissionais, foram o motor das práticas de educação e formação, bem como das directrizes políticas que as definiram. Assente em novas formas de pensar e organizar a formação, este dispositivo pretende ser um ensaio de um processo formativo participativo, construído com base nas situações de trabalho dos participantes e mediado pela reflexão e discussão do colectivo. Com vista ao desenvolvimento de uma atitude de vigilância crítica face à sua identidade e campo profissionais tenta induzir nos participantes a curiosidade pela formação, reflexão e acção. Trata-se de apresentar contributos para a reflexão sobre o perfil profissional destes agentes educativos mediante a discussão e análise dos conhecimentos, competências, valores e atitudes transversais à sua identidade e à sua prática. Este dispositivo de formação assenta numa perspectiva de Educação Permanente e assume coordenadas metodológicas inspiradas em estratégias de investigação-acção e formação baseada em situações de trabalho. Os eixos de análise na discussão do desenvolvimento deste dispositivo incluem a exploração: do processo formativo; da educação de adultos como formação de profissionais e do percurso de autoformação da investigadora-formadora, como contributos para reflexão.Adult Education appears, since the last decade of the 20th century, as a trigger for the enhancement of Portuguese people's qualification, through the implementation of new modalities in education and training. As a consequence of the expansion of the forms of practicing of adult education and training, new types of public appeared, many having been, until now, excluded from the educational system. New research also came up, focused specifically on adult education and on the new professionals it required. The purpose of this intervention is based on the implementation of a pilot program for adult education and training professionals who, coming from a wide range of knowledge areas and having a multitude of different professional paths, became the power engine not only of the practices on education and training, but also of the political guidelines that defined them. Based on new ways of thinking and implementing training, this program is meant to be a trial of a participative training process, built upon the trainees’ work situations, and mediated by group reflection and discussion. Aiming at the development of a critic surveillance attitude towards their professional identity and area, it tries to stimulate among the trainees the curiosity for training, reflection and action. This study aims to contribute for the reflection on the professional profile of these educational agents, through the discussion and analysis of the knowledge, skills, values and attitudes that spread transversely across their identity and practice. This training program is built upon a perspective of Lifelong Education, and follows methodologies inspired in action-research strategies and work-based training situations. The analysis vectors for the discussion of the development of this pilot program include the exploration of: the training process, of adult education as professional training and of the researcher-trainer’ self-training process, as contributions for reflection.Antunes, FátimaUniversidade do MinhoMartins, Ana Margarida Araújo20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:20.151109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação de adultos e formação dos seus profissionais : contributos para reflexão
title Educação de adultos e formação dos seus profissionais : contributos para reflexão
spellingShingle Educação de adultos e formação dos seus profissionais : contributos para reflexão
Martins, Ana Margarida Araújo
374.7
371.14
title_short Educação de adultos e formação dos seus profissionais : contributos para reflexão
title_full Educação de adultos e formação dos seus profissionais : contributos para reflexão
title_fullStr Educação de adultos e formação dos seus profissionais : contributos para reflexão
title_full_unstemmed Educação de adultos e formação dos seus profissionais : contributos para reflexão
title_sort Educação de adultos e formação dos seus profissionais : contributos para reflexão
author Martins, Ana Margarida Araújo
author_facet Martins, Ana Margarida Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Fátima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Margarida Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv 374.7
371.14
topic 374.7
371.14
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24092
url http://hdl.handle.net/1822/24092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132492292161536