A educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23948 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
id |
RCAP_aab3a63d40405753166418dfb5d571d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23948 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais374.7Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)O problema central desta dissertação trata de saber «como é perspetivada a educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais?». O objetivo é perspetivar a educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais, com ênfase no contexto nacional, problematizando a educação de jovens e adultos, a partir das perspetivas de coordenadores, técnicos superiores e formadores de um Centro de Novas Oportunidades. Este projeto, metodologicamente baseado na investigação quantitativa e qualitativa, está estruturado em torno de dois estudos fundamentais: o primeiro abrange questões conceptuais sobre a educação e formação de jovens e adultos, em diferentes realidades, com destaque para a realidade brasileira e portuguesa; o segundo remete para um estudo empírico sobre a realidade portuguesa, com ênfase no estudo de um Centro de Novas Oportunidades do ensino público, situado na região Norte, com a finalidade de abordar a problemática da educação ao longo da vida, a partir das perspetivas de coordenadores, técnicos, profissionais e formadores (n=10). Em termos de resultados, sobretudo qualitativos, os entrevistados valorizam, por um lado, as políticas educativas seguidas nos últimos anos relativamente à educação e formação de jovens e adultos, e, por outro, questionam o modo como essas políticas foram implementadas ao nível da prática, nomeadamente os Centros de Novas Oportunidades. O aparecimento e difusão dos CNO, em diferentes contextos de formação público e privado, foi uma medida positiva, suportada por normativos e referenciais internacionais, embora contenha fragilidades ligadas à tentativa de cumprimento de metas em termos de níveis de formação, à catalogação da formação, que de modo algum corresponde às expectativas dos formandos, e à descredibilização social veiculada e potencializada pelos media. A investigação realizada problematizou, teórica e empiricamente, a educação de jovens e adultos a partir de um contexto de globalização e de um conceito referencial das políticas de educação e formação, isto é, a aprendizagem ao longo da vida, permitindo a sustentação de alguns enunciados conclusivos, a delimitação do estudo realizado e a pretensão de continuar a investigar nesta realidade tão complexa.This dissertation focuses on the problem “how is it viewed the education and training of young people and adults in national and international contexts?” The main goal is to view education and training for youth and adults in national and international contexts with emphasis on the national context, by questioning youth and adult’s education from the point of view of coordinators, technicians and trainers of the “Centro Novas Oportunidades”. This project, methodologically based on quantitative and qualitative research, is structured around two fundamental studies: the first covers conceptual issues on education and training of young people and adults in different realities, especially the Brazilian and Portuguese; the second refers to an empirical study on the Portuguese reality, with emphasis on the study of a “Centro Novas Oportunidades” of public education, located in the North, with the aim of addressing the problem of lifelong education from the coordinators, technicians, professionals and trainers’ perspectives (n=10). In terms of results, especially qualitative, the interviewed value on the one hand, educational policies followed in recent years for education and training for youth and adults and, on the other hand, they question how these policies were implemented in practice, namely the “Centro Novas Oportunidades”. The emergence and spread of CNO in different contexts of public and private education was a positive measure, supported by international standards and benchmarks, although it contains weaknesses related to the attempt to fulfill goals in terms of levels of training, by labelling training, which does not correspond to the students’ expectations, and the social discredit conveyed and empowered by the media. The investigation made has questioned both theoretically and empirically, the youth and adults’ education from a context of globalization and a referential concept of education and training policies on education and training, ie, lifelong learning, enabling the support of some conclusive statements, the delimitation of the study and the desire to further investigate this complex reality.Pacheco, José AugustoUniversidade do MinhoCunha, Mónica Cristina Caldeira Grifo da20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:48ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais |
title |
A educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais |
spellingShingle |
A educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais Cunha, Mónica Cristina Caldeira Grifo da 374.7 |
title_short |
A educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais |
title_full |
A educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais |
title_fullStr |
A educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais |
title_full_unstemmed |
A educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais |
title_sort |
A educação e formação de jovens e adultos em contextos nacionais e internacionais |
author |
Cunha, Mónica Cristina Caldeira Grifo da |
author_facet |
Cunha, Mónica Cristina Caldeira Grifo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacheco, José Augusto Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Mónica Cristina Caldeira Grifo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
374.7 |
topic |
374.7 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/23948 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/23948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303795557990400 |