Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55618 |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado, desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, emergiu da necessidade de reflexão sobre o impacto das práticas da sala de aula no desenvolvimento da acuidade auditiva dos alunos. Constatando-se que, frequentemente, os estudantes de música apresentam lacunas a nível da perceção auditiva, nomeadamente perceção da pulsação e da afinação, a investigação empírica foi desenvolvida no sentido de apresentar estratégias que potenciem a prevenção/solução para as referidas lacunas em todas as etapas de desenvolvimento musical. Existindo a correlação no ensino instrumental entre aulas de instrumento e sessões de estudo individual, a investigação foi delineada tendo em consideração dois enfoques: as aulas de Instrumento Viola d’Arco e as sessões de estudo individual dos alunos, com vista à otimização da performance. Tendo em conta as necessidades do contexto específico no qual decorreu a investigação – Escola Profissional Artística do Vale do Ave – a presente investigação empírica, teve como principal objetivo explanar a importância do fomento da acuidade auditiva dos alunos e destacar a relação entre pedagogia musical e didática instrumental. A metodologia de investigação adotada consistiu numa investigação-ação de caráter exploratório. A conjugação das várias técnicas de recolha de dados, tais como questionários de pré e pós-intervenção, grelhas de observação, lista de verificação e gravação vídeo do estudo de instrumento dos alunos, permitiu uma reflexão conjunta, entre os diversos atores envolvidos, acerca do impacto das estratégias implementadas na sala de aula e, também, verificar se os alunos aplicaram as estratégias incrementadas na sala de aula. A triangulação dos dados recolhidos revelou que de facto a acuidade auditiva deve ser fomentada e potencia a autonomia dos alunos. O recurso à gravação vídeo (sessões de estudo e audições), e os exercícios implementados no contexto de sala de aula, revelaram-se eficazes no fomento da perceção auditiva, logo um excelente veículo para a otimização da performance, no entanto o curto espaço de tempo não permitiu resultados mais amplos. |
id |
RCAP_28b1aa27e1ed5d6a9f58264fdae5e822 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55618 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição internaOptimization of the aural accuracy in the individual practice of viola: an exploratory research based on the inner ear trainingPerformance e ensino instrumentalEstudo individualDidática do instrumentoAcuidade auditivaHumanidades::ArtesO trabalho aqui apresentado, desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, emergiu da necessidade de reflexão sobre o impacto das práticas da sala de aula no desenvolvimento da acuidade auditiva dos alunos. Constatando-se que, frequentemente, os estudantes de música apresentam lacunas a nível da perceção auditiva, nomeadamente perceção da pulsação e da afinação, a investigação empírica foi desenvolvida no sentido de apresentar estratégias que potenciem a prevenção/solução para as referidas lacunas em todas as etapas de desenvolvimento musical. Existindo a correlação no ensino instrumental entre aulas de instrumento e sessões de estudo individual, a investigação foi delineada tendo em consideração dois enfoques: as aulas de Instrumento Viola d’Arco e as sessões de estudo individual dos alunos, com vista à otimização da performance. Tendo em conta as necessidades do contexto específico no qual decorreu a investigação – Escola Profissional Artística do Vale do Ave – a presente investigação empírica, teve como principal objetivo explanar a importância do fomento da acuidade auditiva dos alunos e destacar a relação entre pedagogia musical e didática instrumental. A metodologia de investigação adotada consistiu numa investigação-ação de caráter exploratório. A conjugação das várias técnicas de recolha de dados, tais como questionários de pré e pós-intervenção, grelhas de observação, lista de verificação e gravação vídeo do estudo de instrumento dos alunos, permitiu uma reflexão conjunta, entre os diversos atores envolvidos, acerca do impacto das estratégias implementadas na sala de aula e, também, verificar se os alunos aplicaram as estratégias incrementadas na sala de aula. A triangulação dos dados recolhidos revelou que de facto a acuidade auditiva deve ser fomentada e potencia a autonomia dos alunos. O recurso à gravação vídeo (sessões de estudo e audições), e os exercícios implementados no contexto de sala de aula, revelaram-se eficazes no fomento da perceção auditiva, logo um excelente veículo para a otimização da performance, no entanto o curto espaço de tempo não permitiu resultados mais amplos.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoMarques, Carla Daniela da Costa FerreiraPacheco, AntónioVieira, Maria Helena20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55618porMarques, C. D. C. F., Ribeiro, A. J. P., e Vieira, M. H. G. L. (2018). Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d´arco: Um estudo exploratório com base na audição interna. Revista E-Psi, 8 (Suplm.1), 52-72.2182-7591https://www.revistaepsi.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:05.384304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna Optimization of the aural accuracy in the individual practice of viola: an exploratory research based on the inner ear training |
title |
Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna |
spellingShingle |
Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna Marques, Carla Daniela da Costa Ferreira Performance e ensino instrumental Estudo individual Didática do instrumento Acuidade auditiva Humanidades::Artes |
title_short |
Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna |
title_full |
Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna |
title_fullStr |
Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna |
title_full_unstemmed |
Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna |
title_sort |
Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna |
author |
Marques, Carla Daniela da Costa Ferreira |
author_facet |
Marques, Carla Daniela da Costa Ferreira Pacheco, António Vieira, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, António Vieira, Maria Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Carla Daniela da Costa Ferreira Pacheco, António Vieira, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance e ensino instrumental Estudo individual Didática do instrumento Acuidade auditiva Humanidades::Artes |
topic |
Performance e ensino instrumental Estudo individual Didática do instrumento Acuidade auditiva Humanidades::Artes |
description |
O trabalho aqui apresentado, desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, emergiu da necessidade de reflexão sobre o impacto das práticas da sala de aula no desenvolvimento da acuidade auditiva dos alunos. Constatando-se que, frequentemente, os estudantes de música apresentam lacunas a nível da perceção auditiva, nomeadamente perceção da pulsação e da afinação, a investigação empírica foi desenvolvida no sentido de apresentar estratégias que potenciem a prevenção/solução para as referidas lacunas em todas as etapas de desenvolvimento musical. Existindo a correlação no ensino instrumental entre aulas de instrumento e sessões de estudo individual, a investigação foi delineada tendo em consideração dois enfoques: as aulas de Instrumento Viola d’Arco e as sessões de estudo individual dos alunos, com vista à otimização da performance. Tendo em conta as necessidades do contexto específico no qual decorreu a investigação – Escola Profissional Artística do Vale do Ave – a presente investigação empírica, teve como principal objetivo explanar a importância do fomento da acuidade auditiva dos alunos e destacar a relação entre pedagogia musical e didática instrumental. A metodologia de investigação adotada consistiu numa investigação-ação de caráter exploratório. A conjugação das várias técnicas de recolha de dados, tais como questionários de pré e pós-intervenção, grelhas de observação, lista de verificação e gravação vídeo do estudo de instrumento dos alunos, permitiu uma reflexão conjunta, entre os diversos atores envolvidos, acerca do impacto das estratégias implementadas na sala de aula e, também, verificar se os alunos aplicaram as estratégias incrementadas na sala de aula. A triangulação dos dados recolhidos revelou que de facto a acuidade auditiva deve ser fomentada e potencia a autonomia dos alunos. O recurso à gravação vídeo (sessões de estudo e audições), e os exercícios implementados no contexto de sala de aula, revelaram-se eficazes no fomento da perceção auditiva, logo um excelente veículo para a otimização da performance, no entanto o curto espaço de tempo não permitiu resultados mais amplos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/55618 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/55618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marques, C. D. C. F., Ribeiro, A. J. P., e Vieira, M. H. G. L. (2018). Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d´arco: Um estudo exploratório com base na audição interna. Revista E-Psi, 8 (Suplm.1), 52-72. 2182-7591 https://www.revistaepsi.com |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133070545125376 |