Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carla Daniela da Costa Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pacheco, António, Vieira, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55618
Resumo: O trabalho aqui apresentado, desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, emergiu da necessidade de reflexão sobre o impacto das práticas da sala de aula no desenvolvimento da acuidade auditiva dos alunos. Constatando-se que, frequentemente, os estudantes de música apresentam lacunas a nível da perceção auditiva, nomeadamente perceção da pulsação e da afinação, a investigação empírica foi desenvolvida no sentido de apresentar estratégias que potenciem a prevenção/solução para as referidas lacunas em todas as etapas de desenvolvimento musical. Existindo a correlação no ensino instrumental entre aulas de instrumento e sessões de estudo individual, a investigação foi delineada tendo em consideração dois enfoques: as aulas de Instrumento Viola d’Arco e as sessões de estudo individual dos alunos, com vista à otimização da performance. Tendo em conta as necessidades do contexto específico no qual decorreu a investigação – Escola Profissional Artística do Vale do Ave – a presente investigação empírica, teve como principal objetivo explanar a importância do fomento da acuidade auditiva dos alunos e destacar a relação entre pedagogia musical e didática instrumental. A metodologia de investigação adotada consistiu numa investigação-ação de caráter exploratório. A conjugação das várias técnicas de recolha de dados, tais como questionários de pré e pós-intervenção, grelhas de observação, lista de verificação e gravação vídeo do estudo de instrumento dos alunos, permitiu uma reflexão conjunta, entre os diversos atores envolvidos, acerca do impacto das estratégias implementadas na sala de aula e, também, verificar se os alunos aplicaram as estratégias incrementadas na sala de aula. A triangulação dos dados recolhidos revelou que de facto a acuidade auditiva deve ser fomentada e potencia a autonomia dos alunos. O recurso à gravação vídeo (sessões de estudo e audições), e os exercícios implementados no contexto de sala de aula, revelaram-se eficazes no fomento da perceção auditiva, logo um excelente veículo para a otimização da performance, no entanto o curto espaço de tempo não permitiu resultados mais amplos.
id RCAP_28b1aa27e1ed5d6a9f58264fdae5e822
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição internaOptimization of the aural accuracy in the individual practice of viola: an exploratory research based on the inner ear trainingPerformance e ensino instrumentalEstudo individualDidática do instrumentoAcuidade auditivaHumanidades::ArtesO trabalho aqui apresentado, desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, emergiu da necessidade de reflexão sobre o impacto das práticas da sala de aula no desenvolvimento da acuidade auditiva dos alunos. Constatando-se que, frequentemente, os estudantes de música apresentam lacunas a nível da perceção auditiva, nomeadamente perceção da pulsação e da afinação, a investigação empírica foi desenvolvida no sentido de apresentar estratégias que potenciem a prevenção/solução para as referidas lacunas em todas as etapas de desenvolvimento musical. Existindo a correlação no ensino instrumental entre aulas de instrumento e sessões de estudo individual, a investigação foi delineada tendo em consideração dois enfoques: as aulas de Instrumento Viola d’Arco e as sessões de estudo individual dos alunos, com vista à otimização da performance. Tendo em conta as necessidades do contexto específico no qual decorreu a investigação – Escola Profissional Artística do Vale do Ave – a presente investigação empírica, teve como principal objetivo explanar a importância do fomento da acuidade auditiva dos alunos e destacar a relação entre pedagogia musical e didática instrumental. A metodologia de investigação adotada consistiu numa investigação-ação de caráter exploratório. A conjugação das várias técnicas de recolha de dados, tais como questionários de pré e pós-intervenção, grelhas de observação, lista de verificação e gravação vídeo do estudo de instrumento dos alunos, permitiu uma reflexão conjunta, entre os diversos atores envolvidos, acerca do impacto das estratégias implementadas na sala de aula e, também, verificar se os alunos aplicaram as estratégias incrementadas na sala de aula. A triangulação dos dados recolhidos revelou que de facto a acuidade auditiva deve ser fomentada e potencia a autonomia dos alunos. O recurso à gravação vídeo (sessões de estudo e audições), e os exercícios implementados no contexto de sala de aula, revelaram-se eficazes no fomento da perceção auditiva, logo um excelente veículo para a otimização da performance, no entanto o curto espaço de tempo não permitiu resultados mais amplos.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoMarques, Carla Daniela da Costa FerreiraPacheco, AntónioVieira, Maria Helena20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55618porMarques, C. D. C. F., Ribeiro, A. J. P., e Vieira, M. H. G. L. (2018). Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d´arco: Um estudo exploratório com base na audição interna. Revista E-Psi, 8 (Suplm.1), 52-72.2182-7591https://www.revistaepsi.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:05.384304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna
Optimization of the aural accuracy in the individual practice of viola: an exploratory research based on the inner ear training
title Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna
spellingShingle Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna
Marques, Carla Daniela da Costa Ferreira
Performance e ensino instrumental
Estudo individual
Didática do instrumento
Acuidade auditiva
Humanidades::Artes
title_short Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna
title_full Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna
title_fullStr Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna
title_full_unstemmed Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna
title_sort Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d’arco: um estudo exploratório com base na audição interna
author Marques, Carla Daniela da Costa Ferreira
author_facet Marques, Carla Daniela da Costa Ferreira
Pacheco, António
Vieira, Maria Helena
author_role author
author2 Pacheco, António
Vieira, Maria Helena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Carla Daniela da Costa Ferreira
Pacheco, António
Vieira, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Performance e ensino instrumental
Estudo individual
Didática do instrumento
Acuidade auditiva
Humanidades::Artes
topic Performance e ensino instrumental
Estudo individual
Didática do instrumento
Acuidade auditiva
Humanidades::Artes
description O trabalho aqui apresentado, desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, emergiu da necessidade de reflexão sobre o impacto das práticas da sala de aula no desenvolvimento da acuidade auditiva dos alunos. Constatando-se que, frequentemente, os estudantes de música apresentam lacunas a nível da perceção auditiva, nomeadamente perceção da pulsação e da afinação, a investigação empírica foi desenvolvida no sentido de apresentar estratégias que potenciem a prevenção/solução para as referidas lacunas em todas as etapas de desenvolvimento musical. Existindo a correlação no ensino instrumental entre aulas de instrumento e sessões de estudo individual, a investigação foi delineada tendo em consideração dois enfoques: as aulas de Instrumento Viola d’Arco e as sessões de estudo individual dos alunos, com vista à otimização da performance. Tendo em conta as necessidades do contexto específico no qual decorreu a investigação – Escola Profissional Artística do Vale do Ave – a presente investigação empírica, teve como principal objetivo explanar a importância do fomento da acuidade auditiva dos alunos e destacar a relação entre pedagogia musical e didática instrumental. A metodologia de investigação adotada consistiu numa investigação-ação de caráter exploratório. A conjugação das várias técnicas de recolha de dados, tais como questionários de pré e pós-intervenção, grelhas de observação, lista de verificação e gravação vídeo do estudo de instrumento dos alunos, permitiu uma reflexão conjunta, entre os diversos atores envolvidos, acerca do impacto das estratégias implementadas na sala de aula e, também, verificar se os alunos aplicaram as estratégias incrementadas na sala de aula. A triangulação dos dados recolhidos revelou que de facto a acuidade auditiva deve ser fomentada e potencia a autonomia dos alunos. O recurso à gravação vídeo (sessões de estudo e audições), e os exercícios implementados no contexto de sala de aula, revelaram-se eficazes no fomento da perceção auditiva, logo um excelente veículo para a otimização da performance, no entanto o curto espaço de tempo não permitiu resultados mais amplos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55618
url http://hdl.handle.net/1822/55618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marques, C. D. C. F., Ribeiro, A. J. P., e Vieira, M. H. G. L. (2018). Promoção da acuidade auditiva no estudo individual de viola d´arco: Um estudo exploratório com base na audição interna. Revista E-Psi, 8 (Suplm.1), 52-72.
2182-7591
https://www.revistaepsi.com
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133070545125376