Otimização das operações de recolha de resíduos e limpeza urbana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31025 |
Resumo: | A redução do elevado custo da operação e a necessidade de cumprir especificações de serviço dispostas na legislação em vigor, são as principais motivações que levam à necessidade de otimizar o serviço de recolha de resíduos urbanos. No referido âmbito e partindo de um caso de estudo, o presente trabalho propôs-se desenvolver um sistema de avaliação de desempenho de condutores de veículos de recolha de resíduos urbanos indiferenciados no município de Aveiro, com o objetivo de reduzir o consumo de combustível, mantendo um elevado padrão de serviço. Para realizar este procedimento, recorreu-se a duas plataformas informáticas de gestão de frota: a aplicação Dynafleet desenvolvida pela Volvo Trucks que monitoriza em permanência a operação mecânica dos motores dos veículos e a plataforma Mawis2 desenvolvida pela MOBA que monitoriza o serviço de recolha em permanência, incluindo a localização em tempo real. O estudo das várias funcionalidades destas duas plataformas permitiu aceder a informação que foi usada para conhecer em profundidade as condições de execução do serviço, a determinação dos seus parâmetros, a implementação de um sistema de avaliação de desempenho dos motoristas e a otimização do processo de recolha de “monstros” e resíduos verdes do município de Aveiro. Assim foi possível concluir que o tempo que é gasto a realizar o serviço, apenas 4% corresponde a tempos mortos, valor que está bastante abaixo do valor aceitável para uma recolha de resíduos otimizada. Os resultados obtidos no âmbito deste trabalho traduziram-se numa redução de consumo de combustível na ordem dos 7,6% entre julho e outubro. Este estudo mostrou que o controlo, o acompanhamento e o conhecimento passado aos colaboradores é fundamental para se obter bons resultados na redução do consumo de combustível pois, permite que sejam mais eficientes não só ao nível do comportamento durante a condução, como em outras tarefas relativas ao serviço. |
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Otimização das operações de recolha de resíduos e limpeza urbanaGestão de resíduosRecolha de resíduos urbanosCircuito de recolhaAquisição automática de dadosTransporteConsumo de combustívelEficiência de conduçãoAvaliação de desempenhoA redução do elevado custo da operação e a necessidade de cumprir especificações de serviço dispostas na legislação em vigor, são as principais motivações que levam à necessidade de otimizar o serviço de recolha de resíduos urbanos. No referido âmbito e partindo de um caso de estudo, o presente trabalho propôs-se desenvolver um sistema de avaliação de desempenho de condutores de veículos de recolha de resíduos urbanos indiferenciados no município de Aveiro, com o objetivo de reduzir o consumo de combustível, mantendo um elevado padrão de serviço. Para realizar este procedimento, recorreu-se a duas plataformas informáticas de gestão de frota: a aplicação Dynafleet desenvolvida pela Volvo Trucks que monitoriza em permanência a operação mecânica dos motores dos veículos e a plataforma Mawis2 desenvolvida pela MOBA que monitoriza o serviço de recolha em permanência, incluindo a localização em tempo real. O estudo das várias funcionalidades destas duas plataformas permitiu aceder a informação que foi usada para conhecer em profundidade as condições de execução do serviço, a determinação dos seus parâmetros, a implementação de um sistema de avaliação de desempenho dos motoristas e a otimização do processo de recolha de “monstros” e resíduos verdes do município de Aveiro. Assim foi possível concluir que o tempo que é gasto a realizar o serviço, apenas 4% corresponde a tempos mortos, valor que está bastante abaixo do valor aceitável para uma recolha de resíduos otimizada. Os resultados obtidos no âmbito deste trabalho traduziram-se numa redução de consumo de combustível na ordem dos 7,6% entre julho e outubro. Este estudo mostrou que o controlo, o acompanhamento e o conhecimento passado aos colaboradores é fundamental para se obter bons resultados na redução do consumo de combustível pois, permite que sejam mais eficientes não só ao nível do comportamento durante a condução, como em outras tarefas relativas ao serviço.The reduction of the high cost of the operation and the need to meet service specifications set out in the legislation in force are the main motivations that lead to the need to optimize the municipal waste collection service. In this context and starting from a case study, the present work aimed to develop a system of performance assessment of drivers of vehicles for the collection of undifferentiated municipal waste in the municipality of Aveiro, with the objective of reducing fuel consumption, maintaining a high standard of service. To carry out this procedure, two computer fleet management platforms were used: the Dynafleet application, developed by Volvo Trucks, that continuously monitors the mechanical operation of vehicle engines and the Mawisu2 platform, developed by MOBA, that monitors the collection service in a continuous time, including real-time location. The study of the various features of these two platforms allowed access to the information that was used to know in depth the conditions of execution of the service, the determination of its parameters, the implementation of a system of performance evaluation of drivers and the optimization of the process of collection of “big waste components” and green waste of the municipality of Aveiro. It was possible to conclude that the time that is spent performing the service, only 4% corresponds to dead times, a value that is well below the acceptable value for an optimized waste collection. The results obtained in this study resulted in the improvement of the driving and the reduction of fuel consumption in the order of 7.6% during the analysis period. This study showed that the control and monitoring is essential to obtain good results in reducing fuel consumption because it allows them to be more efficient not only in terms of behavior during driving, but also in other tasks related to the service.2021-03-25T15:24:56Z2021-02-11T00:00:00Z2021-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31025porSantos, Rui Pedro Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:58Zoai:ria.ua.pt:10773/31025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:01.492937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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