Integração das TIC na disciplina de Educação Tecnológica : potencialidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, António Olímpio Dias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5984
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_28bce41695551028044eae7e2ca2bfe5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração das TIC na disciplina de Educação Tecnológica : potencialidades e desafiosTecnologias educativasEducação tecnológicaNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O uso generalizado das TIC é hoje uma realidade incontornável, tanto em contextos pessoais como profissionais ou académicos, criando “agitação” nas escolas e alterando o modo como se trabalha. Enquanto professor, profissional, foi esta vertente que nos interessou abordar na investigação que realizámos, e que teve como objecto de estudo a disciplina que leccionamos, a disciplina de Educação Tecnológica. Enquadrada na área das Ciências da Educação, a investigação que realizámos foi estruturada tendo como base três eixos de reflexão decorrentes do mesmo número de questões de investigação: o que é a disciplina de Educação Tecnológica? O que pensam os professores de Educação Tecnológica da sua disciplina? E que potencial pedagógico têm as TIC para que se possam integrar, com vantagens, nas práticas pedagógicas da disciplina de Educação Tecnológica? A resposta a estas três questões da investigação desenvolveu-se autonomamente, pelo menos na fase de recolha e análise de dados, com recurso a diferentes tipos de instrumentos e técnicas de natureza qualitativa. Na fase de interpretação dos resultados, procedemos à articulação e triangulação dos resultados mais salientes de cada um dos eixos de análise, permitindo a elaboração posterior de um conjunto de conclusões sobre a pertinência da inclusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas da disciplina de Educação Tecnológica. Estas conclusões sugerem, de forma particular, a necessidade de valorização da autonomia do aluno e a promoção do uso das tecnologias digitais nas actividades de aprendizagem. O estudo sugere ainda o reconhecimento da importância do papel dos professores na exploração dessas tecnologias para os objectivos da disciplina de Educação Tecnológica.The common use of ICT is now a fact of life in personal, professional and academic contexts creating a certain “fuss” in schools and contributing to change the way we work. As teachers, these were the aspects that interested us and which we decided to research in the context of the subject of Technology Education (Educação Tecnológica). In the context of Educational Sciences, the research we have done has been structured based on three axes of reflection arising from the same number of research questions: what is the subject of Technology Education about? What do teachers of Technology Education (Educação Tecnológica) think about the subject they teach? What is the pedagogical potential of ICT that might make them profitable in the practice of Technology Education (Educação Tecnológica)? The answer to these three research questions evolved independently during the process of collecting and analyzing data, using different types of tools and techniques of qualitative nature. When interpreting the results, we proceeded to the articulation and triangulation of the most relevant results of each axes of analysis, conducting to further elaboration of a set of conclusions on the relevance of including information and communication technologies (ICT) in teaching practices in the subject of Technology Education (Educação Tecnológica). The results of this research suggest that there is a need to enhance student’s autonomy and to promote the use of digital technologies in learning activities. The study also suggests the recognition of the important role of teachers in the exploitation of these technologies in order to accomplish the objectives of the subject of Technology Education (Educação Tecnológica).Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaCampos, António Olímpio Dias2012-04-16T12:15:15Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:10.745156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração das TIC na disciplina de Educação Tecnológica : potencialidades e desafios
title Integração das TIC na disciplina de Educação Tecnológica : potencialidades e desafios
spellingShingle Integração das TIC na disciplina de Educação Tecnológica : potencialidades e desafios
Campos, António Olímpio Dias
Tecnologias educativas
Educação tecnológica
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2011
title_short Integração das TIC na disciplina de Educação Tecnológica : potencialidades e desafios
title_full Integração das TIC na disciplina de Educação Tecnológica : potencialidades e desafios
title_fullStr Integração das TIC na disciplina de Educação Tecnológica : potencialidades e desafios
title_full_unstemmed Integração das TIC na disciplina de Educação Tecnológica : potencialidades e desafios
title_sort Integração das TIC na disciplina de Educação Tecnológica : potencialidades e desafios
author Campos, António Olímpio Dias
author_facet Campos, António Olímpio Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, António Olímpio Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias educativas
Educação tecnológica
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2011
topic Tecnologias educativas
Educação tecnológica
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-16T12:15:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5984
url http://hdl.handle.net/10451/5984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134200646860800