As Portas de Runeterra: expansão de universos ficcionais através do processo transmediático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15593 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia. |
id |
RCAP_28c3614bac4c4565ec062e1f2d926ee1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15593 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As Portas de Runeterra: expansão de universos ficcionais através do processo transmediáticoGeoficçãoCultura participativaMundos ficcionaisTransmediaEsportsVideojogosWorldbuildingParticipative cultureFictional worldsVideogamesDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.Esta dissertação procura abordar a estrutura, origens e formas de consumo de mundos ficcionais e de como o uso, adaptações e cultura transmediática acelera na sua divulgação e expansão. Através de uma análise qualitativa nos múltiplos conteúdos da franchise League of Legends é encontrada a forma atual da extensão do mundo de Runeterra e de como os fãs aderem às várias portas de entrada. Os resultados obtidos salientam a vantagem de mundos de ficção quando em contacto com elementos transmediáticos e concluindo que estes universos aparentam ter uma certa influencia na nossa sociedade. Com isto, este estudo implica a necessidade de atenção em relação ao aumento de conteúdos de várias franchises. Consequentemente prova-se que a influência de que mundos ficcionais sugerem face ao mundo real é de grande calibre devido à grande parte de os aumentos de conteúdos promoverem uma base assente num mundo contruído com ramificações adjacentes de sequelas, prequelas e spin-offs de modo a incrementar a notoriedade, a constante participação e consumo da audiência.ABSTRACT: This dissertation seeks to approach the structure, origins and consumption models of fictional worlds and how the use, adaptations and transmedia culture advances in its publication and expansion. Through a qualitative analysis of multiple contents in the League of Legends franchise we catch a sigh of the actual world of Runeterra and how the fans bind to its various gateways. The results gattered bring the attention to the advantage of worlds of fiction when in contact with transmedia elements and it is concluded that these universes seem to have a certain degree of influence in our actual society. Hereby, this study implies the need of attention related to the increase number of contents coming from several franchises. Accordingly, it is proved that this influence that fictional worlds suggest in relation to the real world is massive due to the large part of content increases, promoting a foundation based on one of these worlds built with branches of sequels, prequels and spin-offs in a manner that advances its notoriety, the audience participation and its consumption.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialFélix, JoãoRCIPLCardoso, Bernardo Miguel Vieira Cândido Pinto2023-02-14T16:46:24Z2022-12-072022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15593TID:203188039porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:14.351163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Portas de Runeterra: expansão de universos ficcionais através do processo transmediático |
title |
As Portas de Runeterra: expansão de universos ficcionais através do processo transmediático |
spellingShingle |
As Portas de Runeterra: expansão de universos ficcionais através do processo transmediático Cardoso, Bernardo Miguel Vieira Cândido Pinto Geoficção Cultura participativa Mundos ficcionais Transmedia Esports Videojogos Worldbuilding Participative culture Fictional worlds Videogames |
title_short |
As Portas de Runeterra: expansão de universos ficcionais através do processo transmediático |
title_full |
As Portas de Runeterra: expansão de universos ficcionais através do processo transmediático |
title_fullStr |
As Portas de Runeterra: expansão de universos ficcionais através do processo transmediático |
title_full_unstemmed |
As Portas de Runeterra: expansão de universos ficcionais através do processo transmediático |
title_sort |
As Portas de Runeterra: expansão de universos ficcionais através do processo transmediático |
author |
Cardoso, Bernardo Miguel Vieira Cândido Pinto |
author_facet |
Cardoso, Bernardo Miguel Vieira Cândido Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Félix, João RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Bernardo Miguel Vieira Cândido Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geoficção Cultura participativa Mundos ficcionais Transmedia Esports Videojogos Worldbuilding Participative culture Fictional worlds Videogames |
topic |
Geoficção Cultura participativa Mundos ficcionais Transmedia Esports Videojogos Worldbuilding Participative culture Fictional worlds Videogames |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-07 2022-12-07T00:00:00Z 2023-02-14T16:46:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15593 TID:203188039 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15593 |
identifier_str_mv |
TID:203188039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133505185120256 |