Narrativas Transmediáticas e Jogos Digitais: O caso da franquia Batman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Diogo Filipe Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11642
Resumo: Atualmente, um dos principais aspetos que se podem encontrar em alguns jogos digitais é o seu foco narrativo, procurando oferecer narrativas cada vez mais elaboradas, mas também contrariar a noção antiga onde os jogos digitais dependeriam exclusivamente de determinadas mecânicas e interações rápidas, que eram utilizadas para desafiar o jogador a ultrapassar alguns objetivos. Essa noção antiga é uma ideia contrária ao caminho que a indústria dos videojogos tem percorrido. Há um vasto catálogo de jogos digitais que representam histórias através da jogabilidade, onde invés de se exigir ao jogador um certo nível de habilidade, estes focam-se antes em outros aspetos, que promovem a imersão narrativa, como a exploração do cenário, o poder de decisão, a utilização dos controlos para gerar emoções e picos de tensão, podendo oferecer uma variação entre os sentimentos de frustração e satisfação. O objetivo desta dissertação é analisar os videojogos como um meio capaz de interagir com os outros para contar histórias. Será então abordada a integração de jogos digitais numa narrativa transmediática, tendo a franquia Batman como caso de estudo.
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