Precisamos do planeta: projeto de livro infantil ilustrado sobre problemas ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Beatriz Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38816
Resumo: Atualmente atravessamos um momento crucial na resposta às emergências nos domínios do clima e da biodiversidade: somos a última geração que ainda pode agir a tempo e ensinar as próximas gerações a cuidar e respeitar o planeta. Trata-se, pois, de uma responsabilidade coletiva e de uma oportunidade que deve estar aberta a todos, quer se trate de inovadores e investidores, de empresas e cidades ou de consumidores, famílias e indivíduos. Todos partilhamos os benefícios de maiores espaços naturais, ar mais limpo, cidades mais frescas e mais verdes e cidadãos mais saudáveis. Se agirmos antes de chegarmos a um ponto sem retorno, poderemos ser autores dessa transformação em vez de reagirmos e nos adaptarmos ao pior. Serão as próximas gerações a suportar as tempestades, os incêndios florestais, as secas, as inundações e outras catástrofes naturais (com mais frequência e intensidade do que já se regista atualmente), bem como conflitos que esses fenómenos poderão desencadear em todo o mundo. O apelo à intensificação da ação climática deve partir de todos, com objetivo de proteger o clima e o ambiente, para que as próximas gerações possam habitar num planeta com condições favoráveis à vida. A educação ambiental tem-se comprovado imprescindível para a sustentabilidade do planeta. Deste modo, o presente projeto de mestrado pretende contribuir para um esforço global, na alteração de determinados comportamentos, através de um objeto de Cultura Visual, que seja interessante para as crianças (os futuros adultos) e que possa agir junto destas, consciencializando-as para questões ambientais de máxima importância. O projeto, é composto por um livro ilustrado e inclui uma forma interativa para expor conteúdos científicos relevantes, que cative a atenção dos mais novos. O facto de fazermos parte de uma realidade cada vez mais digital, não pôde deixar de estar presente neste trabalho, como tal, no interior no livro é possível aceder a pequenas animações, com o auxílio do telemóvel. A escolha de conteúdos a serem expostos no livro e a sua manipulação, resultaram desta problemática tão atual e presente na vida diária de todos, sendo definida uma faixa etária dos 7 aos 12 anos, como grupo relevante para a aprendizagem destas matérias. Neste sentido, uma vez concluído, o livro Precisamos Do Planeta foi apresentado aos alunos de uma turma do 3º ano do ensino básico, com o intuito de conhecer a reação e opinião das crianças acerca do seu conteúdo.
id RCAP_28c393b6a6b1144a4eb62157c7375e70
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38816
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Precisamos do planeta: projeto de livro infantil ilustrado sobre problemas ambientaisDesignCultura visualIlustraçãoSustentabilidadePlanetaAtualmente atravessamos um momento crucial na resposta às emergências nos domínios do clima e da biodiversidade: somos a última geração que ainda pode agir a tempo e ensinar as próximas gerações a cuidar e respeitar o planeta. Trata-se, pois, de uma responsabilidade coletiva e de uma oportunidade que deve estar aberta a todos, quer se trate de inovadores e investidores, de empresas e cidades ou de consumidores, famílias e indivíduos. Todos partilhamos os benefícios de maiores espaços naturais, ar mais limpo, cidades mais frescas e mais verdes e cidadãos mais saudáveis. Se agirmos antes de chegarmos a um ponto sem retorno, poderemos ser autores dessa transformação em vez de reagirmos e nos adaptarmos ao pior. Serão as próximas gerações a suportar as tempestades, os incêndios florestais, as secas, as inundações e outras catástrofes naturais (com mais frequência e intensidade do que já se regista atualmente), bem como conflitos que esses fenómenos poderão desencadear em todo o mundo. O apelo à intensificação da ação climática deve partir de todos, com objetivo de proteger o clima e o ambiente, para que as próximas gerações possam habitar num planeta com condições favoráveis à vida. A educação ambiental tem-se comprovado imprescindível para a sustentabilidade do planeta. Deste modo, o presente projeto de mestrado pretende contribuir para um esforço global, na alteração de determinados comportamentos, através de um objeto de Cultura Visual, que seja interessante para as crianças (os futuros adultos) e que possa agir junto destas, consciencializando-as para questões ambientais de máxima importância. O projeto, é composto por um livro ilustrado e inclui uma forma interativa para expor conteúdos científicos relevantes, que cative a atenção dos mais novos. O facto de fazermos parte de uma realidade cada vez mais digital, não pôde deixar de estar presente neste trabalho, como tal, no interior no livro é possível aceder a pequenas animações, com o auxílio do telemóvel. A escolha de conteúdos a serem expostos no livro e a sua manipulação, resultaram desta problemática tão atual e presente na vida diária de todos, sendo definida uma faixa etária dos 7 aos 12 anos, como grupo relevante para a aprendizagem destas matérias. Neste sentido, uma vez concluído, o livro Precisamos Do Planeta foi apresentado aos alunos de uma turma do 3º ano do ensino básico, com o intuito de conhecer a reação e opinião das crianças acerca do seu conteúdo.We are currently going through a crucial moment in responding to emergencies in the climate and biodiversity areas: we are the last generation that can still act in time and teach the next generations to care for and respect the planet. It is, therefore, a collective responsibility and an opportunity that must be open to everyone, whether they are innovators and investors, companies and cities or consumers, families, or individuals. We all share the benefits of greater natural spaces, cleaner air, cooler and greener cities, and healthier citizens. If we act before we reach the point of no return, we can be the authors of this transformation rather than reacting and adapting to the worst. The next generations will be the ones to withstand storms, forest fires, droughts, floods and other natural disasters (with more frequency and intensity than is currently recorded), as well as the conflicts that these phenomena could trigger around the world. The call to intensify climate action must come from everyone, with the objective of protecting the climate and the environment, so that the next generations can live on a planet with favorable conditions for life. Environmental education has proven to be essential for the sustainability of the planet. Thus, this master's project intends to contribute to a global effort, in changing certain behaviors, through an object of Visual Culture, which is interesting for children (future adults) and which can act with them, raising their awareness for environmental issues of utmost importance. The project is composed by an illustrated book and includes an interactive way to showcase relevant scientific content, in a way that captures the attention of the youngest. The fact that we are part of an increasingly digital reality had to be present in this work. As such, inside the book it is possible to access small animations, with the help of a mobile phone. The choice of contents to be showcased in the book and its manipulation resulted from this issue that is so current and present in everyone's daily life, with an age group from 7 to 12 years old being defined as a relevant group for learning these matters. In this sense, once completed, the book Precisamos Do Planeta was presented to students of 3rd years from the Portuguese primary school system, with the aim of getting to know the children's reaction and opinion about its content.Côrte-Real, EduardoRepositório ComumFrancisco, Beatriz Martins2022-01-13T16:16:46Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38816202883922pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:37.054999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Precisamos do planeta: projeto de livro infantil ilustrado sobre problemas ambientais
title Precisamos do planeta: projeto de livro infantil ilustrado sobre problemas ambientais
spellingShingle Precisamos do planeta: projeto de livro infantil ilustrado sobre problemas ambientais
Francisco, Beatriz Martins
Design
Cultura visual
Ilustração
Sustentabilidade
Planeta
title_short Precisamos do planeta: projeto de livro infantil ilustrado sobre problemas ambientais
title_full Precisamos do planeta: projeto de livro infantil ilustrado sobre problemas ambientais
title_fullStr Precisamos do planeta: projeto de livro infantil ilustrado sobre problemas ambientais
title_full_unstemmed Precisamos do planeta: projeto de livro infantil ilustrado sobre problemas ambientais
title_sort Precisamos do planeta: projeto de livro infantil ilustrado sobre problemas ambientais
author Francisco, Beatriz Martins
author_facet Francisco, Beatriz Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Côrte-Real, Eduardo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Beatriz Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Cultura visual
Ilustração
Sustentabilidade
Planeta
topic Design
Cultura visual
Ilustração
Sustentabilidade
Planeta
description Atualmente atravessamos um momento crucial na resposta às emergências nos domínios do clima e da biodiversidade: somos a última geração que ainda pode agir a tempo e ensinar as próximas gerações a cuidar e respeitar o planeta. Trata-se, pois, de uma responsabilidade coletiva e de uma oportunidade que deve estar aberta a todos, quer se trate de inovadores e investidores, de empresas e cidades ou de consumidores, famílias e indivíduos. Todos partilhamos os benefícios de maiores espaços naturais, ar mais limpo, cidades mais frescas e mais verdes e cidadãos mais saudáveis. Se agirmos antes de chegarmos a um ponto sem retorno, poderemos ser autores dessa transformação em vez de reagirmos e nos adaptarmos ao pior. Serão as próximas gerações a suportar as tempestades, os incêndios florestais, as secas, as inundações e outras catástrofes naturais (com mais frequência e intensidade do que já se regista atualmente), bem como conflitos que esses fenómenos poderão desencadear em todo o mundo. O apelo à intensificação da ação climática deve partir de todos, com objetivo de proteger o clima e o ambiente, para que as próximas gerações possam habitar num planeta com condições favoráveis à vida. A educação ambiental tem-se comprovado imprescindível para a sustentabilidade do planeta. Deste modo, o presente projeto de mestrado pretende contribuir para um esforço global, na alteração de determinados comportamentos, através de um objeto de Cultura Visual, que seja interessante para as crianças (os futuros adultos) e que possa agir junto destas, consciencializando-as para questões ambientais de máxima importância. O projeto, é composto por um livro ilustrado e inclui uma forma interativa para expor conteúdos científicos relevantes, que cative a atenção dos mais novos. O facto de fazermos parte de uma realidade cada vez mais digital, não pôde deixar de estar presente neste trabalho, como tal, no interior no livro é possível aceder a pequenas animações, com o auxílio do telemóvel. A escolha de conteúdos a serem expostos no livro e a sua manipulação, resultaram desta problemática tão atual e presente na vida diária de todos, sendo definida uma faixa etária dos 7 aos 12 anos, como grupo relevante para a aprendizagem destas matérias. Neste sentido, uma vez concluído, o livro Precisamos Do Planeta foi apresentado aos alunos de uma turma do 3º ano do ensino básico, com o intuito de conhecer a reação e opinião das crianças acerca do seu conteúdo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01T00:00:00Z
2021-12-01T00:00:00Z
2022-01-13T16:16:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38816
202883922
url http://hdl.handle.net/10400.26/38816
identifier_str_mv 202883922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003037749248