A interação professor-aluno nas salas de aula de inglês dos núcleos de línguas e culturas do estado de Pernambuco da gre Recife-sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1543 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender como a interação professor-aluno nas salas de aula de Inglês dos Núcleos de Línguas e Culturas do Estado de Pernambuco da GRE Recife-Sul influencia na aprendizagem dos alunos. Tendo na interação (WUBBELS; LEVY, 1993), aprendizagem (ROCHA, 2007; ALARCÃO, 2001, 2003) e abordagem comunicativa (ALMEIDA FILHO, 1993, 2007; BRUMFIT, 1982, 1994) as bases teóricas. Foram aplicados 158 questionários de interação com o professor (QIP) nos alunos, de quatro diferentes professores (58 alunos do professor 1, 38 do 3, 33 do 2 e 29 do 1), em três escolas da GRE Recife-Sul. Estatisticamente foi encontrada uma baixa significância entre as notas dos alunos e os perfis de comportamento dos professores. Nossa abordagem utilizou o fator quantitativo nota como medida para verificação da aprendizagem dos alunos, relacionando-o ao comportamento do professor na sala de aula. |
id |
RCAP_28d28a2c5cf9123fbb5f236aaff40963 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1543 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interação professor-aluno nas salas de aula de inglês dos núcleos de línguas e culturas do estado de Pernambuco da gre Recife-sulAPRENDIZAGEMRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOPROFESSORESALUNOSBRASILBRASILLEARNINGTEACHER-STUDENT RELATIONSHIPTEACHERSSTUDENTSBRAZILEste trabalho busca compreender como a interação professor-aluno nas salas de aula de Inglês dos Núcleos de Línguas e Culturas do Estado de Pernambuco da GRE Recife-Sul influencia na aprendizagem dos alunos. Tendo na interação (WUBBELS; LEVY, 1993), aprendizagem (ROCHA, 2007; ALARCÃO, 2001, 2003) e abordagem comunicativa (ALMEIDA FILHO, 1993, 2007; BRUMFIT, 1982, 1994) as bases teóricas. Foram aplicados 158 questionários de interação com o professor (QIP) nos alunos, de quatro diferentes professores (58 alunos do professor 1, 38 do 3, 33 do 2 e 29 do 1), em três escolas da GRE Recife-Sul. Estatisticamente foi encontrada uma baixa significância entre as notas dos alunos e os perfis de comportamento dos professores. Nossa abordagem utilizou o fator quantitativo nota como medida para verificação da aprendizagem dos alunos, relacionando-o ao comportamento do professor na sala de aula.This paper seeks to understand how the teacher-student interaction in classrooms of English from the Núcleos de Línguas e Culturas do Estado de Pernambuco from GRE Recife-Sul influences on student learning. The interaction (WUBBELS; LEVY, 1993), learning (ROCHA, 2007; Alarcão, 2001, 2003) and communicative approach (ALMEIDA FILHO, 1993, 2007; BRUMFIT, 1982, 1994) are the theoretical bases. 158 questionnaires on teacher interaction (QTI) were applied on students from four different teachers (58 students from a teacher, 38 3, 33 and 29 of the 2 1) in three schools in Recife GRE-Sul. Statistical significance was found to be lower among students' grades and behavior profiles of teachers. Our approach used the quantitative factor score as a measure to check the students' learning, relating it to the teacher's behavior in the classroom.2012-01-12T21:37:40Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1543porSilva, Maria de Fátima de Oliveira einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:02.595756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação professor-aluno nas salas de aula de inglês dos núcleos de línguas e culturas do estado de Pernambuco da gre Recife-sul |
title |
A interação professor-aluno nas salas de aula de inglês dos núcleos de línguas e culturas do estado de Pernambuco da gre Recife-sul |
spellingShingle |
A interação professor-aluno nas salas de aula de inglês dos núcleos de línguas e culturas do estado de Pernambuco da gre Recife-sul Silva, Maria de Fátima de Oliveira e APRENDIZAGEM RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROFESSORES ALUNOS BRASIL BRASIL LEARNING TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP TEACHERS STUDENTS BRAZIL |
title_short |
A interação professor-aluno nas salas de aula de inglês dos núcleos de línguas e culturas do estado de Pernambuco da gre Recife-sul |
title_full |
A interação professor-aluno nas salas de aula de inglês dos núcleos de línguas e culturas do estado de Pernambuco da gre Recife-sul |
title_fullStr |
A interação professor-aluno nas salas de aula de inglês dos núcleos de línguas e culturas do estado de Pernambuco da gre Recife-sul |
title_full_unstemmed |
A interação professor-aluno nas salas de aula de inglês dos núcleos de línguas e culturas do estado de Pernambuco da gre Recife-sul |
title_sort |
A interação professor-aluno nas salas de aula de inglês dos núcleos de línguas e culturas do estado de Pernambuco da gre Recife-sul |
author |
Silva, Maria de Fátima de Oliveira e |
author_facet |
Silva, Maria de Fátima de Oliveira e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria de Fátima de Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROFESSORES ALUNOS BRASIL BRASIL LEARNING TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP TEACHERS STUDENTS BRAZIL |
topic |
APRENDIZAGEM RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROFESSORES ALUNOS BRASIL BRASIL LEARNING TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP TEACHERS STUDENTS BRAZIL |
description |
Este trabalho busca compreender como a interação professor-aluno nas salas de aula de Inglês dos Núcleos de Línguas e Culturas do Estado de Pernambuco da GRE Recife-Sul influencia na aprendizagem dos alunos. Tendo na interação (WUBBELS; LEVY, 1993), aprendizagem (ROCHA, 2007; ALARCÃO, 2001, 2003) e abordagem comunicativa (ALMEIDA FILHO, 1993, 2007; BRUMFIT, 1982, 1994) as bases teóricas. Foram aplicados 158 questionários de interação com o professor (QIP) nos alunos, de quatro diferentes professores (58 alunos do professor 1, 38 do 3, 33 do 2 e 29 do 1), em três escolas da GRE Recife-Sul. Estatisticamente foi encontrada uma baixa significância entre as notas dos alunos e os perfis de comportamento dos professores. Nossa abordagem utilizou o fator quantitativo nota como medida para verificação da aprendizagem dos alunos, relacionando-o ao comportamento do professor na sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-01-12T21:37:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1543 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131237560877056 |