A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Catarina Alexandra Fernandes Cerqueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14447
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_28e1abfb7a3c0b81dd41e6504e834de9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceçõesPromoção da autonomiaCriançasEducação de infânciaConceções de educadores de infânciaPromotion of autonomyChildrenEarly childhood educationEducators’ conceptionsRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, tendo em vista a análise, a reflexão e a fundamentação da intervenção realizada, enquanto estudante-estagiária, numa organização socioeducativa de cariz privado, localizada em Lisboa, com um grupo de crianças com 3 anos. Deste modo, começa-se por apresentar uma caracterização reflexiva do contexto em que decorreu a prática, sendo sobre esta que assenta a análise reflexiva da intervenção, da qual se destacam as intencionalidades educativas. Segue-se um capítulo dedicado à investigação realizada, cuja problemática – A promoção da autonomia de crianças, em contexto de educação de educação de infância: conceções – concede o título ao relatório. Pretendendo-se caracterizar as conceções de educadores de infância acerca da autonomia das crianças e, particularmente, o papel, enquanto promotor dessa autonomia, a investigação teve como objetivos: (i) perceber quais são as perspetivas dos educadores de infância sobre a promoção da autonomia das crianças; (ii) conhecer as perceções de educadores de infância sobre o seu papel na promoção da autonomia das crianças; (iii) identificar estratégias que os educadores de infância implementam para potenciar o desenvolvimento da autonomia na criança; (iv) compreender quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento da autonomia das crianças e (v) perceber em que medida é que a rotina diária contribui para o desenvolvimento da autonomia das crianças. Os últimos dois capítulos são dedicados à construção da profissionalidade docente, bem como à reflexão e à avaliação do trabalho realizado no contexto com todos os intervenientes. A nível metodológico, a investigação realizada caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, tendo-se realizado um estudo de carácter exploratório e recorrido a diferentes técnicas e instrumentos. Os resultados evidenciam que as educadoras perspetivam a autonomia como um aspeto crucial do desenvolvimento da criança e que estas têm um papel importante no desenvolvimento da mesma. As potencialidades do estudo implicam que os adultos possam melhorar a sua prática educativa, sobretudo no que respeita ao desenvolvimento da autonomia das crianças.ABSTRACT The presented report appears within the scope of the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II, perceiving the analysis, reflection and theoretical foundation of the practice carried out, as a trainee student, in a private socio-educational organization, located in Lisbon, with a group of 3-year-old children. Thus, it begins by presenting a reflexive characterization of the context in which the practice took place, on which the reflexive analysis of the intervention is based, wherefrom the education intentions stand out. The following chapter is dedicated to the research carried out, whose problem – The promotion of children’s autonomy in the context of early childhood education: conceptions – gives the report its title. Intending to characterize the conceptions of early childhood educators about the autonomy of children and, particularly, their role as a promoter of this autonomy, the research had the following objectives: (i) understand the perspectives of early childhood educators on the promotion of children's autonomy; (ii) getting to know the perceptions of early childhood educators about their role in promoting children's autonomy; (iii) identify strategies that early childhood educators implement to enhance the development of autonomy in children; (iv) understand what factors influence the development of autonomy in children and (v) understand to what extent the daily routine contributes to the development of children's autonomy. The last two chapters are dedicated to the construction of teaching professionality, as well as to the reflection and evaluation of the work carried out in the context with all participants in the educational process. At a methodological level, the research conducted is characterized as being qualitative in nature, having carried out an exploratory study and used different techniques and instruments. The results show that early childhood educators see autonomy as a crucial aspect of child development and that they play an important role in child development. The potential of the study implies that adults can improve their educational practice, especially regarding the development of children’s autonomy.Nunes, ClarisseRCIPLAlves, Catarina Alexandra Fernandes Cerqueira2022-03-14T10:37:27Z2021-09-282021-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14447TID:202935256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:15.212945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções
title A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções
spellingShingle A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções
Alves, Catarina Alexandra Fernandes Cerqueira
Promoção da autonomia
Crianças
Educação de infância
Conceções de educadores de infância
Promotion of autonomy
Children
Early childhood education
Educators’ conceptions
title_short A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções
title_full A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções
title_fullStr A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções
title_full_unstemmed A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções
title_sort A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções
author Alves, Catarina Alexandra Fernandes Cerqueira
author_facet Alves, Catarina Alexandra Fernandes Cerqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Clarisse
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Catarina Alexandra Fernandes Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da autonomia
Crianças
Educação de infância
Conceções de educadores de infância
Promotion of autonomy
Children
Early childhood education
Educators’ conceptions
topic Promoção da autonomia
Crianças
Educação de infância
Conceções de educadores de infância
Promotion of autonomy
Children
Early childhood education
Educators’ conceptions
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-28
2021-09-28T00:00:00Z
2022-03-14T10:37:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14447
TID:202935256
url http://hdl.handle.net/10400.21/14447
identifier_str_mv TID:202935256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494538928128