"Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Magda Filipa Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1946
Resumo: Este relatório final de Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar foi desenvolvido na Escola Superior de Educação inserida no Instituto Politécnico de Santarém. Este trabalho incorpora todo o trajeto percorrido neste curso que habilita para a docência, bem como uma componente investigativa que decorre da minha curiosidade pessoal e das observações recolhidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas em Creche e Jardim-de-Infância realizadas, tendo desabrochado esta ideia na primeira Prática realizada em Creche, no primeiro ano do Mestrado em Educação Pré-escolar. No que concerne à primeira parte deste relatório, em cada um dos contextos relato diversos acontecimentos, vivências e experiências significativas e enriquecedoras tanto a nível profissional, como pessoal, fruto da minha experiência e reflexão sobre a prática nestes ambientes. A segunda grande parte deste documento refere-se à componente investigativa, sendo que esta aborda a temática do brincar na Educação de Infância, tendo em linha de conta o papel pedagógico do/a Educador/a e a investigação sobre a relevância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para o estudo da problemática referida anteriormente, foi efetuado um inquérito por questionário a 90 educadores/as de infância em diferentes fases da carreira e com experiência profissional, em Creche ou Jardim de infância, com o objetivo de conhecer as conceções que os/as educadores/as de infância tinham acerca do brincar. A discussão dos resultados centrou-se nas conceções dos/as educadores/as sobre o brincar, na relação entre o brincar e a aprendizagem, no papel do brincar no currículo em Educação de Infância e nas evidências na avaliação realizada pelos/as educadores/as da relação entre o brincar e a aprendizagem.
id RCAP_3f3b72bdbe9191f2f586a98464ff3d89
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"educação de Infânciabrincarimaginaçãoconceções educadores/as de infânciaearly childhood educationplayimaginationearly childhood teachers conceptionsEste relatório final de Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar foi desenvolvido na Escola Superior de Educação inserida no Instituto Politécnico de Santarém. Este trabalho incorpora todo o trajeto percorrido neste curso que habilita para a docência, bem como uma componente investigativa que decorre da minha curiosidade pessoal e das observações recolhidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas em Creche e Jardim-de-Infância realizadas, tendo desabrochado esta ideia na primeira Prática realizada em Creche, no primeiro ano do Mestrado em Educação Pré-escolar. No que concerne à primeira parte deste relatório, em cada um dos contextos relato diversos acontecimentos, vivências e experiências significativas e enriquecedoras tanto a nível profissional, como pessoal, fruto da minha experiência e reflexão sobre a prática nestes ambientes. A segunda grande parte deste documento refere-se à componente investigativa, sendo que esta aborda a temática do brincar na Educação de Infância, tendo em linha de conta o papel pedagógico do/a Educador/a e a investigação sobre a relevância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para o estudo da problemática referida anteriormente, foi efetuado um inquérito por questionário a 90 educadores/as de infância em diferentes fases da carreira e com experiência profissional, em Creche ou Jardim de infância, com o objetivo de conhecer as conceções que os/as educadores/as de infância tinham acerca do brincar. A discussão dos resultados centrou-se nas conceções dos/as educadores/as sobre o brincar, na relação entre o brincar e a aprendizagem, no papel do brincar no currículo em Educação de Infância e nas evidências na avaliação realizada pelos/as educadores/as da relação entre o brincar e a aprendizagem.This final report on Supervised Teaching Practice was developed under the Master's Degree in Pre-school Education, at Escola Superior de Educação, in Santarém Polytechnic Institute. This work incorporates the entire course that qualifies for teaching, as well as an investigative component that stems from my personal curiosity and from the observations gathered during the Supervised Teaching Practices in Crèche and Kindergarten. As far as the first part of this report is concerned, in each of the contexts I report several events and experiences that are significant and enriching both professionally and personally, resulting from reflection on the practice in these environments. The second major part of this document refers to the research component, which deals with the theme of play in early childhood education, taking into account the early childhood teacher' pedagogical role and research on the relevance of playi in children's development and learning . In order to study the above problem, a questionnaire survey was carried out on 90 childhood educators in different phases of their careers and with professional experience, in crèche or kindergarten, in order to know the early childhood teachers’ conceptions about play. The discussion of the results focused on the early teachers’ conceptions about play, on the relation between play and learning, on the role of play in the curriculum, and on the evidence of relation between play and learning in the evaluation.Luís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAntunes, Magda Filipa Gomes2017-12-12T10:52:34Z2017-10-102017-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1946TID:201764920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:18Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:08.341121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"
title "Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"
spellingShingle "Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"
Antunes, Magda Filipa Gomes
educação de Infância
brincar
imaginação
conceções educadores/as de infância
early childhood education
play
imagination
early childhood teachers conceptions
title_short "Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"
title_full "Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"
title_fullStr "Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"
title_full_unstemmed "Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"
title_sort "Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"
author Antunes, Magda Filipa Gomes
author_facet Antunes, Magda Filipa Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Helena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Magda Filipa Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv educação de Infância
brincar
imaginação
conceções educadores/as de infância
early childhood education
play
imagination
early childhood teachers conceptions
topic educação de Infância
brincar
imaginação
conceções educadores/as de infância
early childhood education
play
imagination
early childhood teachers conceptions
description Este relatório final de Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar foi desenvolvido na Escola Superior de Educação inserida no Instituto Politécnico de Santarém. Este trabalho incorpora todo o trajeto percorrido neste curso que habilita para a docência, bem como uma componente investigativa que decorre da minha curiosidade pessoal e das observações recolhidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas em Creche e Jardim-de-Infância realizadas, tendo desabrochado esta ideia na primeira Prática realizada em Creche, no primeiro ano do Mestrado em Educação Pré-escolar. No que concerne à primeira parte deste relatório, em cada um dos contextos relato diversos acontecimentos, vivências e experiências significativas e enriquecedoras tanto a nível profissional, como pessoal, fruto da minha experiência e reflexão sobre a prática nestes ambientes. A segunda grande parte deste documento refere-se à componente investigativa, sendo que esta aborda a temática do brincar na Educação de Infância, tendo em linha de conta o papel pedagógico do/a Educador/a e a investigação sobre a relevância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para o estudo da problemática referida anteriormente, foi efetuado um inquérito por questionário a 90 educadores/as de infância em diferentes fases da carreira e com experiência profissional, em Creche ou Jardim de infância, com o objetivo de conhecer as conceções que os/as educadores/as de infância tinham acerca do brincar. A discussão dos resultados centrou-se nas conceções dos/as educadores/as sobre o brincar, na relação entre o brincar e a aprendizagem, no papel do brincar no currículo em Educação de Infância e nas evidências na avaliação realizada pelos/as educadores/as da relação entre o brincar e a aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T10:52:34Z
2017-10-10
2017-10-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1946
TID:201764920
url http://hdl.handle.net/10400.15/1946
identifier_str_mv TID:201764920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137031203323904