"Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1946 |
Resumo: | Este relatório final de Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar foi desenvolvido na Escola Superior de Educação inserida no Instituto Politécnico de Santarém. Este trabalho incorpora todo o trajeto percorrido neste curso que habilita para a docência, bem como uma componente investigativa que decorre da minha curiosidade pessoal e das observações recolhidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas em Creche e Jardim-de-Infância realizadas, tendo desabrochado esta ideia na primeira Prática realizada em Creche, no primeiro ano do Mestrado em Educação Pré-escolar. No que concerne à primeira parte deste relatório, em cada um dos contextos relato diversos acontecimentos, vivências e experiências significativas e enriquecedoras tanto a nível profissional, como pessoal, fruto da minha experiência e reflexão sobre a prática nestes ambientes. A segunda grande parte deste documento refere-se à componente investigativa, sendo que esta aborda a temática do brincar na Educação de Infância, tendo em linha de conta o papel pedagógico do/a Educador/a e a investigação sobre a relevância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para o estudo da problemática referida anteriormente, foi efetuado um inquérito por questionário a 90 educadores/as de infância em diferentes fases da carreira e com experiência profissional, em Creche ou Jardim de infância, com o objetivo de conhecer as conceções que os/as educadores/as de infância tinham acerca do brincar. A discussão dos resultados centrou-se nas conceções dos/as educadores/as sobre o brincar, na relação entre o brincar e a aprendizagem, no papel do brincar no currículo em Educação de Infância e nas evidências na avaliação realizada pelos/as educadores/as da relação entre o brincar e a aprendizagem. |
id |
RCAP_3f3b72bdbe9191f2f586a98464ff3d89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1946 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"educação de Infânciabrincarimaginaçãoconceções educadores/as de infânciaearly childhood educationplayimaginationearly childhood teachers conceptionsEste relatório final de Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar foi desenvolvido na Escola Superior de Educação inserida no Instituto Politécnico de Santarém. Este trabalho incorpora todo o trajeto percorrido neste curso que habilita para a docência, bem como uma componente investigativa que decorre da minha curiosidade pessoal e das observações recolhidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas em Creche e Jardim-de-Infância realizadas, tendo desabrochado esta ideia na primeira Prática realizada em Creche, no primeiro ano do Mestrado em Educação Pré-escolar. No que concerne à primeira parte deste relatório, em cada um dos contextos relato diversos acontecimentos, vivências e experiências significativas e enriquecedoras tanto a nível profissional, como pessoal, fruto da minha experiência e reflexão sobre a prática nestes ambientes. A segunda grande parte deste documento refere-se à componente investigativa, sendo que esta aborda a temática do brincar na Educação de Infância, tendo em linha de conta o papel pedagógico do/a Educador/a e a investigação sobre a relevância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para o estudo da problemática referida anteriormente, foi efetuado um inquérito por questionário a 90 educadores/as de infância em diferentes fases da carreira e com experiência profissional, em Creche ou Jardim de infância, com o objetivo de conhecer as conceções que os/as educadores/as de infância tinham acerca do brincar. A discussão dos resultados centrou-se nas conceções dos/as educadores/as sobre o brincar, na relação entre o brincar e a aprendizagem, no papel do brincar no currículo em Educação de Infância e nas evidências na avaliação realizada pelos/as educadores/as da relação entre o brincar e a aprendizagem.This final report on Supervised Teaching Practice was developed under the Master's Degree in Pre-school Education, at Escola Superior de Educação, in Santarém Polytechnic Institute. This work incorporates the entire course that qualifies for teaching, as well as an investigative component that stems from my personal curiosity and from the observations gathered during the Supervised Teaching Practices in Crèche and Kindergarten. As far as the first part of this report is concerned, in each of the contexts I report several events and experiences that are significant and enriching both professionally and personally, resulting from reflection on the practice in these environments. The second major part of this document refers to the research component, which deals with the theme of play in early childhood education, taking into account the early childhood teacher' pedagogical role and research on the relevance of playi in children's development and learning . In order to study the above problem, a questionnaire survey was carried out on 90 childhood educators in different phases of their careers and with professional experience, in crèche or kindergarten, in order to know the early childhood teachers’ conceptions about play. The discussion of the results focused on the early teachers’ conceptions about play, on the relation between play and learning, on the role of play in the curriculum, and on the evidence of relation between play and learning in the evaluation.Luís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAntunes, Magda Filipa Gomes2017-12-12T10:52:34Z2017-10-102017-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1946TID:201764920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:18Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:08.341121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância" |
title |
"Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância" |
spellingShingle |
"Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância" Antunes, Magda Filipa Gomes educação de Infância brincar imaginação conceções educadores/as de infância early childhood education play imagination early childhood teachers conceptions |
title_short |
"Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância" |
title_full |
"Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância" |
title_fullStr |
"Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância" |
title_full_unstemmed |
"Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância" |
title_sort |
"Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância" |
author |
Antunes, Magda Filipa Gomes |
author_facet |
Antunes, Magda Filipa Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luís, Helena Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Magda Filipa Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de Infância brincar imaginação conceções educadores/as de infância early childhood education play imagination early childhood teachers conceptions |
topic |
educação de Infância brincar imaginação conceções educadores/as de infância early childhood education play imagination early childhood teachers conceptions |
description |
Este relatório final de Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar foi desenvolvido na Escola Superior de Educação inserida no Instituto Politécnico de Santarém. Este trabalho incorpora todo o trajeto percorrido neste curso que habilita para a docência, bem como uma componente investigativa que decorre da minha curiosidade pessoal e das observações recolhidas durante as Práticas de Ensino Supervisionadas em Creche e Jardim-de-Infância realizadas, tendo desabrochado esta ideia na primeira Prática realizada em Creche, no primeiro ano do Mestrado em Educação Pré-escolar. No que concerne à primeira parte deste relatório, em cada um dos contextos relato diversos acontecimentos, vivências e experiências significativas e enriquecedoras tanto a nível profissional, como pessoal, fruto da minha experiência e reflexão sobre a prática nestes ambientes. A segunda grande parte deste documento refere-se à componente investigativa, sendo que esta aborda a temática do brincar na Educação de Infância, tendo em linha de conta o papel pedagógico do/a Educador/a e a investigação sobre a relevância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para o estudo da problemática referida anteriormente, foi efetuado um inquérito por questionário a 90 educadores/as de infância em diferentes fases da carreira e com experiência profissional, em Creche ou Jardim de infância, com o objetivo de conhecer as conceções que os/as educadores/as de infância tinham acerca do brincar. A discussão dos resultados centrou-se nas conceções dos/as educadores/as sobre o brincar, na relação entre o brincar e a aprendizagem, no papel do brincar no currículo em Educação de Infância e nas evidências na avaliação realizada pelos/as educadores/as da relação entre o brincar e a aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12T10:52:34Z 2017-10-10 2017-10-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1946 TID:201764920 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1946 |
identifier_str_mv |
TID:201764920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137031203323904 |