Comunicação visual da nova FCSH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, David Figueiredo da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22412
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
id RCAP_28f5bf4811209019eecc72f2e7cf058b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação visual da nova FCSHO papel do designer como agente de comunicação da nova identidade visual da nova FCSHComunicação visualDesign de comunicaçãoIdentidade visualVisual CommunicationCommunication designIdentity visualDissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.O presente relatório de estágio tem como objetivo o estudo da comunicação visual de uma instituição de ensino superior, através de um programa de estágio na área de Design de Comunicação, em colaboração com a equipa criativa do Gabinete de Comunicação e Marketing da NOVA FCSH, durante um período de aproximadamente três meses. O desenvolvimento do estágio, com a sua experimentação em contexto institucional, condicionado por projetos reais, proporcionou a aquisição de experiência profissional e a aprendizagem de novas técnicas. No decorrer do estágio o mestrando participou no desenvolvimento de projetos de aplicação da nova identidade visual da NOVA FCSH em ações e matérias de comunicação, nomeadamente a criação de conteúdos visuais para os meios de comunicação da faculdade, a comunicação de eventos, a elaboração de uma identidade visual e a conceção de vários trabalhos, desde a geração de ideias até à arte final. O tema central deste relatório de estágio prende-se com a descrição dos projetos desenvolvidos, revelando os objetivos, as metodologias e os resultados obtidos. Recorreu-se a uma metodologia de natureza mista assente em métodos não intervencionistas, como o estudo de casos, e intervencionistas de base qualitativa como a prática do estágio profissional. Estes métodos permitiram ao mestrando desenvolver e articular os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o mestrado de Design de Comunicação, e ainda adquirir competências profissionais enquanto designer de comunicação.ABSTRACT: This internship report aims to study the visual communication of a higher education institution, through an internship program in the area of Communication Design, in collaboration with the creative team of the NOVA FCSH Communication and Marketing Office, during a period of approximately three months. The development of the internship, with its experimentation in an institutional context, conditioned by real projects, provided the acquisition of professional experience and the learning of new techniques. During the internship, the master’s student participated in the development of projects for the application of the new visual identity of NOVA FCSH in communication actions and materials, namely the creation of visual content for the college’s média plateforms, the communication of events, the design of a visual identity and the design of other projects, from the generation of ideas to the final art. The central theme of this internship report is the description of the projects developed, revealing the objectives, methodologies and results obtained. We used a mixed methodology based on non-interventionist methods, such as case studies, and qualitative-based interventionists, such as the practice of professional internship. These methods allowed the master’s student to develop and articulate the theoretical and practical knowledge acquired during the Master of Communication Design, and also to acquire professional skills as a communicationUniversidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaSilva, Marco António Neves daRepositório da Universidade de LisboaCruz, David Figueiredo da2021-10-27T10:49:23Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22412porCRUZ, David Figueiredo da - Comunicação visual da nova FCSH : o papel do designer como agente de comunicação da nova identidade visual da nova FCSH. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:50.672506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação visual da nova FCSH
O papel do designer como agente de comunicação da nova identidade visual da nova FCSH
title Comunicação visual da nova FCSH
spellingShingle Comunicação visual da nova FCSH
Cruz, David Figueiredo da
Comunicação visual
Design de comunicação
Identidade visual
Visual Communication
Communication design
Identity visual
title_short Comunicação visual da nova FCSH
title_full Comunicação visual da nova FCSH
title_fullStr Comunicação visual da nova FCSH
title_full_unstemmed Comunicação visual da nova FCSH
title_sort Comunicação visual da nova FCSH
author Cruz, David Figueiredo da
author_facet Cruz, David Figueiredo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marco António Neves da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, David Figueiredo da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação visual
Design de comunicação
Identidade visual
Visual Communication
Communication design
Identity visual
topic Comunicação visual
Design de comunicação
Identidade visual
Visual Communication
Communication design
Identity visual
description Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09
2020-09-01T00:00:00Z
2021-10-27T10:49:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22412
url http://hdl.handle.net/10400.5/22412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CRUZ, David Figueiredo da - Comunicação visual da nova FCSH : o papel do designer como agente de comunicação da nova identidade visual da nova FCSH. - Lisboa : FA, 2020. Dissertação de Mestrado
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131161232932864