O design de comunicação como veículo de criação de uma identidade visual para o Alto-Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Marine Afonso de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2262
Resumo: O presente projeto estende-se à área do Design de Comunicação e tem como objetivo último, a conceção de uma identidade visual representativa do AltoMinho, com a parceria da empresa Blisq Creative. A identidade visual é um instrumento de comunicação e também uma estratégia crescentemente adotada por vários tipos de entidades, cujo um dos fatores benéficos é o acréscimo de valor. Ora, tendo por objetivo divulgar uma região por meio deste método, é proposto identificar e selecionar ex-libris presentes no território, passíveis de serem representados e unificados numa só imagem. Os ex-libris representam sobretudo as singularidades intrínsecas a cada município da região e, resultam como polos diferenciadores para a construção da identidade. Este trabalho divide-se essencialmente em duas partes. A primeira parte apresenta um enquadramento teórico sobre o tema da identidade visual, seguido da análise de dois casos de estudo e da análise de dois processos gráficos de autores. A segunda parte inicia-se com o estudo do contexto e prossegue com a descrição de todo o desenvolvimento projetual até à solução final. Este projeto, por meio de uma metodologia de design, pretende responder ao enunciado inicial da empresa parceira e, expor uma perspetiva diferente do Alto-Minho através de um modelo contemporâneo de comunicação cada vez mais utilizado.
id RCAP_2e723300862399e05995a15fb5785cda
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2262
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O design de comunicação como veículo de criação de uma identidade visual para o Alto-MinhoDesign de comunicaçãoIdentidade visualAlto-MinhoEx-librisCommunication designVisual identityO presente projeto estende-se à área do Design de Comunicação e tem como objetivo último, a conceção de uma identidade visual representativa do AltoMinho, com a parceria da empresa Blisq Creative. A identidade visual é um instrumento de comunicação e também uma estratégia crescentemente adotada por vários tipos de entidades, cujo um dos fatores benéficos é o acréscimo de valor. Ora, tendo por objetivo divulgar uma região por meio deste método, é proposto identificar e selecionar ex-libris presentes no território, passíveis de serem representados e unificados numa só imagem. Os ex-libris representam sobretudo as singularidades intrínsecas a cada município da região e, resultam como polos diferenciadores para a construção da identidade. Este trabalho divide-se essencialmente em duas partes. A primeira parte apresenta um enquadramento teórico sobre o tema da identidade visual, seguido da análise de dois casos de estudo e da análise de dois processos gráficos de autores. A segunda parte inicia-se com o estudo do contexto e prossegue com a descrição de todo o desenvolvimento projetual até à solução final. Este projeto, por meio de uma metodologia de design, pretende responder ao enunciado inicial da empresa parceira e, expor uma perspetiva diferente do Alto-Minho através de um modelo contemporâneo de comunicação cada vez mais utilizado.The present project extends to the area of Communication Design and has as its ultimate goal, the design of a visual identity representative of Alto-Minho, with the partnership of the company Blisq Creative. The visual identity is an instrument of communication and also a strategy increasingly adopted by various types of entities, whose one of the beneficial factors is the addition of value. For the purpose of disseminating a region by means of this method, it is proposed to identify and select ex-libris present in the territory, which are passible to be represented and unified in one image. The exlibris mainly represent the intrinsic singularities of each municipality in the region and, result as differentiators poles for the construction of identity. This work is essentially divided into two parts. The first part presents a theoretical framework on theme of visual identity followed by the analysis of two case studies and the analysis of two graphic processes of authors. The second part begins with the study of the context and proceeds with the description of all the projectual development to the final solution. This project, through a design methodology, intends to respond to the initial briefing of the partner company and to expose a different perspective of Alto-Minho through a contemporary model of communication increasingly used.2019-12-10T15:29:47Z2019-10-29T00:00:00Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2262TID:202332586porAbreu, Marine Afonso deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:09Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:19.734276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O design de comunicação como veículo de criação de uma identidade visual para o Alto-Minho
title O design de comunicação como veículo de criação de uma identidade visual para o Alto-Minho
spellingShingle O design de comunicação como veículo de criação de uma identidade visual para o Alto-Minho
Abreu, Marine Afonso de
Design de comunicação
Identidade visual
Alto-Minho
Ex-libris
Communication design
Visual identity
title_short O design de comunicação como veículo de criação de uma identidade visual para o Alto-Minho
title_full O design de comunicação como veículo de criação de uma identidade visual para o Alto-Minho
title_fullStr O design de comunicação como veículo de criação de uma identidade visual para o Alto-Minho
title_full_unstemmed O design de comunicação como veículo de criação de uma identidade visual para o Alto-Minho
title_sort O design de comunicação como veículo de criação de uma identidade visual para o Alto-Minho
author Abreu, Marine Afonso de
author_facet Abreu, Marine Afonso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Marine Afonso de
dc.subject.por.fl_str_mv Design de comunicação
Identidade visual
Alto-Minho
Ex-libris
Communication design
Visual identity
topic Design de comunicação
Identidade visual
Alto-Minho
Ex-libris
Communication design
Visual identity
description O presente projeto estende-se à área do Design de Comunicação e tem como objetivo último, a conceção de uma identidade visual representativa do AltoMinho, com a parceria da empresa Blisq Creative. A identidade visual é um instrumento de comunicação e também uma estratégia crescentemente adotada por vários tipos de entidades, cujo um dos fatores benéficos é o acréscimo de valor. Ora, tendo por objetivo divulgar uma região por meio deste método, é proposto identificar e selecionar ex-libris presentes no território, passíveis de serem representados e unificados numa só imagem. Os ex-libris representam sobretudo as singularidades intrínsecas a cada município da região e, resultam como polos diferenciadores para a construção da identidade. Este trabalho divide-se essencialmente em duas partes. A primeira parte apresenta um enquadramento teórico sobre o tema da identidade visual, seguido da análise de dois casos de estudo e da análise de dois processos gráficos de autores. A segunda parte inicia-se com o estudo do contexto e prossegue com a descrição de todo o desenvolvimento projetual até à solução final. Este projeto, por meio de uma metodologia de design, pretende responder ao enunciado inicial da empresa parceira e, expor uma perspetiva diferente do Alto-Minho através de um modelo contemporâneo de comunicação cada vez mais utilizado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T15:29:47Z
2019-10-29T00:00:00Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2262
TID:202332586
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2262
identifier_str_mv TID:202332586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131519512477696