As redes sociais como plataforma do jornalismo gastronómico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6090 |
Resumo: | Considerando o panorama do ciberjornalismo atual e o consumo constante de conteúdos voltados para o entretenimento nos dispositivos móveis, este trabalho de investigação debruça-se sobre a utilização das redes sociais, em específico do Instagram, como canal para a distribuição de notícias relacionadas com a gastronomia. Como corpus deste trabalho de investigação focamo-nos na utilização da rede social indicada pelos jornais Público (Portugal), com o seu suplemento Fugas, e Estadão (Brasil), com o suplemento Paladar, para assim compreender como esses periódicos de referência em língua portuguesa têm utilizado o Instagram para produzir e propagar conteúdos sobre comida. Através de uma abordagem de cariz qualitativo, propomo-nos analisar as funcionalidades disponíveis da plataforma utilizadas pelos periódicos, e perspetivar outras implementações para a aplicação. Propomo-nos, ainda, comparar as estratégias adotadas nesse canal com outras abordagens empregues nos canais de comunicação mais tradicionais. Conciliando a recolha dos testemunhos de profissionais de ambas as publicações e a análise das respetivas páginas do Instagram, ao longo de um período de três meses, este trabalho fica marcado de forma indelével pelo contexto da pandemia global provocada pela disseminação do vírus SARS-COV-2. Ainda assim, foi possível não só estabelecer comparações nas abordagens e nas narrativas utilizadas pelos periódicos de referência para alcançar os seus públicos, mas também ter um vislumbre sobre o modus operandi das redações jornalísticas no atual contexto digital. |
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As redes sociais como plataforma do jornalismo gastronómicoA apropriação do Instagram pelos meios tradicionais no momento de noticiar a comidaJornalismo digitalCiberjornalismoJornalismo gastronómicoRedes sociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoConsiderando o panorama do ciberjornalismo atual e o consumo constante de conteúdos voltados para o entretenimento nos dispositivos móveis, este trabalho de investigação debruça-se sobre a utilização das redes sociais, em específico do Instagram, como canal para a distribuição de notícias relacionadas com a gastronomia. Como corpus deste trabalho de investigação focamo-nos na utilização da rede social indicada pelos jornais Público (Portugal), com o seu suplemento Fugas, e Estadão (Brasil), com o suplemento Paladar, para assim compreender como esses periódicos de referência em língua portuguesa têm utilizado o Instagram para produzir e propagar conteúdos sobre comida. Através de uma abordagem de cariz qualitativo, propomo-nos analisar as funcionalidades disponíveis da plataforma utilizadas pelos periódicos, e perspetivar outras implementações para a aplicação. Propomo-nos, ainda, comparar as estratégias adotadas nesse canal com outras abordagens empregues nos canais de comunicação mais tradicionais. Conciliando a recolha dos testemunhos de profissionais de ambas as publicações e a análise das respetivas páginas do Instagram, ao longo de um período de três meses, este trabalho fica marcado de forma indelével pelo contexto da pandemia global provocada pela disseminação do vírus SARS-COV-2. Ainda assim, foi possível não só estabelecer comparações nas abordagens e nas narrativas utilizadas pelos periódicos de referência para alcançar os seus públicos, mas também ter um vislumbre sobre o modus operandi das redações jornalísticas no atual contexto digital.Brites, Leonel dos ReisAgostinho, Paulo Jorge GonçalvesIC-OnlineGermano, Jéssica de Melo2021-08-12T15:04:17Z2021-06-172021-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6090TID:202756386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:52:22Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:25.540835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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