Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Rafael Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15674
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_2907478fedf13611c45d6dd6a5d9f604
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15674
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”StreamingBinge-watchingBehavior changeNetflixMudança de comportamentoDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.A presente investigação tem como objetivo identificar as diferentes influências que os conteúdos da Netflix têm no consumidor a nível nacional, percebendo, igualmente, os hábitos de consumo dos consumidores perante as plataformas de streaming audiovisuais, tendo como objeto de análise a série “The Queen’s Gambit”. Com a expansão mundial da Netflix e a sua forma de lançar os conteúdos na plataforma de streaming, um novo paradigma relacionado com o modo como estes são consumidos surgiu: o binge-watching. Este caracteriza-se por uma maior imersão na história e no papel das personagens, através de uma visualização mais ativa e duradoura, podendo levar a mudanças de comportamento, tanto individuais como sociais. Um caso contemporâneo desta influência é a série “The Queen’s Gambit”, que teve repercussões a nível mundial relativas a mudanças comportamentais e hábitos de compra. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que os hábitos de visualização de streaming variam conforme os traços psicológicos do consumidor, assim como as gratificações que se procuram retirar do uso do mesmo. A duração dos conteúdos e a envolvência com a narrativa e com as personagens são os principais fatores que fazem das séries o formato mais visualizado, seguido dos documentários e da sua visualização com fins utilitários e educativos. Relativamente às mudanças comportamentais, as principais verificadas referem-se a alterações relacionadas com sustentabilidade e alimentação, resultantes, principalmente, da visualização de documentários, que evocam no consumidor algum awareness para os temas abordados.ABSTRACT: The present investigation aims to identify the different influences that Netflix content has on consumers at a national level, while understanding the consumption habits of consumers related to audiovisual streaming platforms, having as object of analysis the series "The Queen's Gambit”. With the worldwide expansion of Netflix and its way of releasing content on the streaming platform, a new paradigm related to the way this is consumed has emerged: binge-watching. This is characterized by a greater immersion in the story and the role of the characters, through a more active and lasting visualization, which can lead to changes in behavior, both individual and social. A contemporary case of this influence is the series “The Queen’s Gambit”, which had worldwide repercussions regarding behavioral changes and purchase intentions. The results obtained in this study suggest that streaming viewing habits vary according to the consumer's psychological traits, as well as the gratifications that one seeks from using it. The duration of the content and the involvement with the narrative and the characters are the main factors that make the series the most viewed format, followed by documentaries and their viewing for utilitarian and educational purposes. Regarding behavioral changes, the main ones observed refer to changes related to sustainability and eating habits, resulting mainly from the viewing of documentaries, which evoke in the consumer some awareness of the topics covered.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialAntunes, Ana Cristina CoelhoMachado, Ana TeresaRCIPLPaulo, Rafael Marques2023-02-20T16:16:11Z2022-11-292022-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15674TID:203229363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:18.413933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”
title Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”
spellingShingle Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”
Paulo, Rafael Marques
Streaming
Binge-watching
Behavior change
Netflix
Mudança de comportamento
title_short Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”
title_full Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”
title_fullStr Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”
title_full_unstemmed Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”
title_sort Influência dos conteúdos da Netflix no comportamento dos consumidores: o caso da série “The Queen’s Gambit”
author Paulo, Rafael Marques
author_facet Paulo, Rafael Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Ana Cristina Coelho
Machado, Ana Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Rafael Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Streaming
Binge-watching
Behavior change
Netflix
Mudança de comportamento
topic Streaming
Binge-watching
Behavior change
Netflix
Mudança de comportamento
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29
2022-11-29T00:00:00Z
2023-02-20T16:16:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15674
TID:203229363
url http://hdl.handle.net/10400.21/15674
identifier_str_mv TID:203229363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133505964212224