Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35258
Resumo: Com os avanços tecnológicos dos últimos anos e a acessibilidade de plataformas on-line, os serviços de streaming recebem cada vez mais atenção de indivíduos das mais diversas faixas etárias. Assistir a seriados na plataforma de streaming Netflix, empresa que em 2021 detém a maior parcela de mercado no Brasil e no mundo, se tornou prática recorrente para seus usuários, chegando ao ponto de assistirem mais de um episódio por dia de uma só vez. Essa prática, chamada de binge-watching ou maratona, demonstra um comportamento que, baseado na teoria de usos e gratificações, incentiva o uso da plataforma e reflete nas interações sociais do usuário. O presente estudo visa analisar o comportamento do consumo dos usuários brasileiros ativos da Netflix, identificando os fatores que mais influenciam em seu consumo e as fontes de informações utilizadas em seu processo de compra. O estudo utilizou um questionário estruturado para levantar dados sobre 374 usuários brasileiros da Netflix para compreender e analisar seu comportamento em relação à plataforma. Os resultados indicam que 88,8% dos usuários realizam binge-watching, sendo motivados e influenciados principalmente por fatores sociais como interação e integração no grupo e necessidade de escapismo para liberar tensões e se manter entretido.
id UFRN_d2da4577a70d30e80454bfe91ab3eda1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35258
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Ana Karolina Santiago Bezerra Costa daFeitor, Carlos David CequeiraLeite, Ana Patrícia RodriguesAraújo, Matilde Medeiros deFeitor, Carlos David Cequeira2021-06-10T14:28:03Z2021-09-20T15:03:22Z2021-06-10T14:28:03Z2021-09-20T15:03:22Z2021-04-2020170065239SILVA, Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da. Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix. 2021. 63f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35258Com os avanços tecnológicos dos últimos anos e a acessibilidade de plataformas on-line, os serviços de streaming recebem cada vez mais atenção de indivíduos das mais diversas faixas etárias. Assistir a seriados na plataforma de streaming Netflix, empresa que em 2021 detém a maior parcela de mercado no Brasil e no mundo, se tornou prática recorrente para seus usuários, chegando ao ponto de assistirem mais de um episódio por dia de uma só vez. Essa prática, chamada de binge-watching ou maratona, demonstra um comportamento que, baseado na teoria de usos e gratificações, incentiva o uso da plataforma e reflete nas interações sociais do usuário. O presente estudo visa analisar o comportamento do consumo dos usuários brasileiros ativos da Netflix, identificando os fatores que mais influenciam em seu consumo e as fontes de informações utilizadas em seu processo de compra. O estudo utilizou um questionário estruturado para levantar dados sobre 374 usuários brasileiros da Netflix para compreender e analisar seu comportamento em relação à plataforma. Os resultados indicam que 88,8% dos usuários realizam binge-watching, sendo motivados e influenciados principalmente por fatores sociais como interação e integração no grupo e necessidade de escapismo para liberar tensões e se manter entretido.With the recent technological advances and the on-line platforms accessibility, streaming services become more popular among individuals of various ages. Watching series on the streaming platform Netflix, a company that in 2021 had the highest market share in Brazil and the world, has become an iterant practice for its users, becoming normal to watch more than one episode of a series in one sitting. This practice is called binge-watching and manifests a behaviour that, based on the uses and gratifications theory, encourages the use of the platform and reflects in the social interactions of the consumer. The study intends to analyze the consumer behaviour of brazilian active users of Netflix, identifying the factors tha influence their consumption and the information sources sought in the buying process. The study surveyed 374 brazilian Netflix users through a structured questionnaire to comprehend and analyze theis behaviour on the platform. The results indicate that 88.8% of the users tend to binge-watch, motivated and influenced by, mostly, social factors as interaction and group integration and the need to escape to relieve tensions and maintain themselves entertained.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBinge-watchingComportamento do consumidorSeriadosTeoria de usos e gratificaçõesNetflixStreamingBinge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflixinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALBingeWatching_Silva_2021.pdfMonografiaapplication/pdf1526182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35258/1/BingeWatching_Silva_2021.pdfb57f4090c52decb455e45c6df412e752MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35258/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35258/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53123456789/352582021-09-20 12:03:22.339oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:03:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix
title Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix
spellingShingle Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix
Silva, Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da
Binge-watching
Comportamento do consumidor
Seriados
Teoria de usos e gratificações
Netflix
Streaming
title_short Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix
title_full Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix
title_fullStr Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix
title_full_unstemmed Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix
title_sort Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix
author Silva, Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da
author_facet Silva, Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Feitor, Carlos David Cequeira
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Leite, Ana Patrícia Rodrigues
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Araújo, Matilde Medeiros de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feitor, Carlos David Cequeira
contributor_str_mv Feitor, Carlos David Cequeira
dc.subject.por.fl_str_mv Binge-watching
Comportamento do consumidor
Seriados
Teoria de usos e gratificações
Netflix
Streaming
topic Binge-watching
Comportamento do consumidor
Seriados
Teoria de usos e gratificações
Netflix
Streaming
description Com os avanços tecnológicos dos últimos anos e a acessibilidade de plataformas on-line, os serviços de streaming recebem cada vez mais atenção de indivíduos das mais diversas faixas etárias. Assistir a seriados na plataforma de streaming Netflix, empresa que em 2021 detém a maior parcela de mercado no Brasil e no mundo, se tornou prática recorrente para seus usuários, chegando ao ponto de assistirem mais de um episódio por dia de uma só vez. Essa prática, chamada de binge-watching ou maratona, demonstra um comportamento que, baseado na teoria de usos e gratificações, incentiva o uso da plataforma e reflete nas interações sociais do usuário. O presente estudo visa analisar o comportamento do consumo dos usuários brasileiros ativos da Netflix, identificando os fatores que mais influenciam em seu consumo e as fontes de informações utilizadas em seu processo de compra. O estudo utilizou um questionário estruturado para levantar dados sobre 374 usuários brasileiros da Netflix para compreender e analisar seu comportamento em relação à plataforma. Os resultados indicam que 88,8% dos usuários realizam binge-watching, sendo motivados e influenciados principalmente por fatores sociais como interação e integração no grupo e necessidade de escapismo para liberar tensões e se manter entretido.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-10T14:28:03Z
2021-09-20T15:03:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-10T14:28:03Z
2021-09-20T15:03:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20170065239
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da. Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix. 2021. 63f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35258
identifier_str_mv 20170065239
SILVA, Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da. Binge-watching: uma análise sobre o comportamento do consumidor da plataforma de streaming Netflix. 2021. 63f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35258/1/BingeWatching_Silva_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35258/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35258/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b57f4090c52decb455e45c6df412e752
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832898452226048