O jardim de infância e a família: uma relação que se tece ao longo do tempo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabaço, Ana Monjardino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6704
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_290e8847ff526bec7eb8f13f0b4f76a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6704
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jardim de infância e a família: uma relação que se tece ao longo do tempo.FamíliasJardim de InfânciaRelaçãoParticipaçãoEnvolvimentoPapel do educadorFamiliesKindergartenRelationshipParticipationInvolvementRole of the educatorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório intitulado “O Jardim de Infância e a família: Uma relação que se tece ao longo do tempo”, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, durante o ano letivo de 2017/2018. O estudo desenvolve-se num Jardim de Infância, na cidade de Lisboa, onde realizei a minha prática supervisionada e teve como principal objetivo perceber a importância do envolvimento e da participação das famílias neste Jardim de Infância. A relação entre a escola e a família, o conceito de família, a relação e a participação da família com o JI, o papel do educador e suas estratégias são algumas das temáticas abordadas neste relatório. São apresentadas algumas reflexões, baseadas em referenciais teóricos, sobre o envolvimento e a colaboração da família com o Jardim de Infância e algumas dificuldades desta relação, e ainda, o seu impacto na aprendizagem e desenvolvimento da criança. O estudo é baseado numa investigação qualitativa com intenção de compreender aquilo que é percecionado pelos participantes, bem como as observações dos seus comportamentos. Para a recolha de informação utilizei técnicas de inquérito (questionários e entrevistas), observações e análise documental dos Projetos Educativo e Curricular e das descrições e avaliações das atividades implementadas do projeto realizado com as famílias. Os resultados revelaram que o envolvimento das famílias no dia a dia das crianças é muito positivo e a sua participação nos projetos/atividades é ativa.ABSTRACT: This report entitled "Kindergarten and the family: A relationship that weaves over time" was developed within the framework of the Supervised Teaching Practice course during the school year 2017/2018. The study was carried out in a kindergarten in the city of Lisbon, where I carried out my supervised practice and had as main objective to understand the importance of the involvement and participation of families in this Kindergarten. The relationship between school and family, family concept, relationship and family participation with the JI, the role of the educator and their strategies are some of the topics addressed in this report. Some reflections, based on theoretical references, on the involvement and collaboration of the family with the kindergarten and some difficulties of this relationship, as well as their impact on the learning and development of the child, are presented. The study is based on qualitative research with the intention of understanding what is perceived by the participants, as well as the observations of their behavior. For the collection of information, I used survey techniques (questionnaires and interviews), observations and documentary analysis of the Educational and Curriculum Projects, and the descriptions and evaluations of the implemented activities of the project carried out with the families. The results showed that the involvement of the families in the children's daily life is very positive and their participation in the projects / activities is active.Lacerda, Maria Cerveira Serra ForjazRepositório do ISPACabaço, Ana Monjardino2018-11-09T16:09:35Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6704TID:201978300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-23T02:17:31Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:32.892656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jardim de infância e a família: uma relação que se tece ao longo do tempo.
title O jardim de infância e a família: uma relação que se tece ao longo do tempo.
spellingShingle O jardim de infância e a família: uma relação que se tece ao longo do tempo.
Cabaço, Ana Monjardino
Famílias
Jardim de Infância
Relação
Participação
Envolvimento
Papel do educador
Families
Kindergarten
Relationship
Participation
Involvement
Role of the educator
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O jardim de infância e a família: uma relação que se tece ao longo do tempo.
title_full O jardim de infância e a família: uma relação que se tece ao longo do tempo.
title_fullStr O jardim de infância e a família: uma relação que se tece ao longo do tempo.
title_full_unstemmed O jardim de infância e a família: uma relação que se tece ao longo do tempo.
title_sort O jardim de infância e a família: uma relação que se tece ao longo do tempo.
author Cabaço, Ana Monjardino
author_facet Cabaço, Ana Monjardino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lacerda, Maria Cerveira Serra Forjaz
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabaço, Ana Monjardino
dc.subject.por.fl_str_mv Famílias
Jardim de Infância
Relação
Participação
Envolvimento
Papel do educador
Families
Kindergarten
Relationship
Participation
Involvement
Role of the educator
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Famílias
Jardim de Infância
Relação
Participação
Envolvimento
Papel do educador
Families
Kindergarten
Relationship
Participation
Involvement
Role of the educator
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-09T16:09:35Z
2018-09
2018-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6704
TID:201978300
url http://hdl.handle.net/10400.12/6704
identifier_str_mv TID:201978300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130106310950912