Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Ana Filipa Morgado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39602
Resumo: O presente relatório de investigação tem como título “Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperada.” Esta investigação apresenta um estudo desenvolvido a partir da observação realizada nos momentos de estágio de creche e jardim de infância e tem como principal intencionalidade abordar a promoção, pelo educador, do envolvimento e participação das famílias no quotidiano das crianças em contextos de educação de infância, que traduz a questão de partida deste relatório. Relativamente à metodologia, a presente investigação integra numa metodologia qualitativa sob os princípios da investigação-ação. Utilizei como principais dispositivos de recolha de informação a observação participante, as notas de campo, registos fotográficos, análise documental, assim como uma entrevista semi estruturada às duas educadoras, de creche e jardim de Infância, de forma a incluir as suas conceções sobre o tema em estudo. Após a recolha e reflexão de toda a informação, foi possível ter uma melhor perceção sobre a importância do trabalho com as famílias, e como o educador é o principal responsável para que esta relação escola-família resulte. A pandemia Mundial Covid-19 que estamos a ultrapassar, veio demonstrar ainda mais que o Educador deve reinventar- se e procurar as melhores estratégias para que, apesar das contrariedades que podem surgir, esta relação continue a ser trabalhada e priorizada. A principal reflexão que levo deste estudo é que conseguindo um bom envolvimento das famílias nos contextos, todos ficam a ganhar: os profissionais de educação, as famílias e as crianças!
id RCAP_000d0532d208d8c56efd4eccb3197c8f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39602
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperadaFamíliasEnvolvimentoParticipaçãoCriançaRelação Escola – FamíliaPapel do EducadorFamiliesInvolvementParticipationKidSchool-Family RelationshipRole of the EducatorO presente relatório de investigação tem como título “Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperada.” Esta investigação apresenta um estudo desenvolvido a partir da observação realizada nos momentos de estágio de creche e jardim de infância e tem como principal intencionalidade abordar a promoção, pelo educador, do envolvimento e participação das famílias no quotidiano das crianças em contextos de educação de infância, que traduz a questão de partida deste relatório. Relativamente à metodologia, a presente investigação integra numa metodologia qualitativa sob os princípios da investigação-ação. Utilizei como principais dispositivos de recolha de informação a observação participante, as notas de campo, registos fotográficos, análise documental, assim como uma entrevista semi estruturada às duas educadoras, de creche e jardim de Infância, de forma a incluir as suas conceções sobre o tema em estudo. Após a recolha e reflexão de toda a informação, foi possível ter uma melhor perceção sobre a importância do trabalho com as famílias, e como o educador é o principal responsável para que esta relação escola-família resulte. A pandemia Mundial Covid-19 que estamos a ultrapassar, veio demonstrar ainda mais que o Educador deve reinventar- se e procurar as melhores estratégias para que, apesar das contrariedades que podem surgir, esta relação continue a ser trabalhada e priorizada. A principal reflexão que levo deste estudo é que conseguindo um bom envolvimento das famílias nos contextos, todos ficam a ganhar: os profissionais de educação, as famílias e as crianças!This research report is entitled “Between school and family: the role of the educator for cooperative education in Early Childhood Education. This investigation presents a study carried out from the observation carried out during the internships of kindergarten and kindergarten and its main intention is to address the promotion of the involvement and participation of families in the daily lives of children in childhood education contexts, which translates the issue starting point of this report. Regarding the methodology, this research integrates a qualitative methodology under the principles of action-research. I used participant observation, field notes, photographic records, document analysis, as well as a semi-structured interview with the two educators, from Nursery and Kindergarten, as the main information gathering devices, in order to include their conceptions on the theme in study. After collecting and reflecting on all the information, I managed to get a better understanding of the importance of working with families, and how the Educator is the main responsible for this school-family relationship to work. The Covid-19 World pandemic that we are overcoming, has demonstrated even more that the Educator must reinvent himself and seek the best strategies so that, despite the setbacks that may arise, this relationship continues to be worked on and prioritized. The main reflection I take from this study is that by getting the families involved in the contexts, everyone benefits: education professionals, families and children!Matos, Maria ManuelaRepositório ComumAmaro, Ana Filipa Morgado2022-03-03T15:53:50Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39602TID:202952592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:08.999210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperada
title Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperada
spellingShingle Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperada
Amaro, Ana Filipa Morgado
Famílias
Envolvimento
Participação
Criança
Relação Escola – Família
Papel do Educador
Families
Involvement
Participation
Kid
School-Family Relationship
Role of the Educator
title_short Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperada
title_full Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperada
title_fullStr Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperada
title_full_unstemmed Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperada
title_sort Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperada
author Amaro, Ana Filipa Morgado
author_facet Amaro, Ana Filipa Morgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Maria Manuela
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Ana Filipa Morgado
dc.subject.por.fl_str_mv Famílias
Envolvimento
Participação
Criança
Relação Escola – Família
Papel do Educador
Families
Involvement
Participation
Kid
School-Family Relationship
Role of the Educator
topic Famílias
Envolvimento
Participação
Criança
Relação Escola – Família
Papel do Educador
Families
Involvement
Participation
Kid
School-Family Relationship
Role of the Educator
description O presente relatório de investigação tem como título “Entre a escola e a família: o papel do educador de infância para uma educação cooperada.” Esta investigação apresenta um estudo desenvolvido a partir da observação realizada nos momentos de estágio de creche e jardim de infância e tem como principal intencionalidade abordar a promoção, pelo educador, do envolvimento e participação das famílias no quotidiano das crianças em contextos de educação de infância, que traduz a questão de partida deste relatório. Relativamente à metodologia, a presente investigação integra numa metodologia qualitativa sob os princípios da investigação-ação. Utilizei como principais dispositivos de recolha de informação a observação participante, as notas de campo, registos fotográficos, análise documental, assim como uma entrevista semi estruturada às duas educadoras, de creche e jardim de Infância, de forma a incluir as suas conceções sobre o tema em estudo. Após a recolha e reflexão de toda a informação, foi possível ter uma melhor perceção sobre a importância do trabalho com as famílias, e como o educador é o principal responsável para que esta relação escola-família resulte. A pandemia Mundial Covid-19 que estamos a ultrapassar, veio demonstrar ainda mais que o Educador deve reinventar- se e procurar as melhores estratégias para que, apesar das contrariedades que podem surgir, esta relação continue a ser trabalhada e priorizada. A principal reflexão que levo deste estudo é que conseguindo um bom envolvimento das famílias nos contextos, todos ficam a ganhar: os profissionais de educação, as famílias e as crianças!
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-03T15:53:50Z
2022-02
2022-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39602
TID:202952592
url http://hdl.handle.net/10400.26/39602
identifier_str_mv TID:202952592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135392557957120