Previsões macroeconómicas : ciência ou futurologia?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33973 |
Resumo: | As previsões macroeconómicas desempenham um papel fulcral enquanto suporte de tomada de decisão de política fiscal/orçamental. Estas previsões são alvo de uma extensa análise na literatura. A presente dissertação, foca-se na avaliação da qualidade das previsões macroeconómicas realizadas para Portugal entre 2006 e 2016. São consideradas as previsões a um ano, feitas pelo Ministério das Finanças, FMI, CE e OCDE para o PIB e suas componentes. A qualidade das previsões é avaliada, tendo em conta algumas estatísticas descritivas como o erro previsional, erro médio, erro médio absoluto e desvio padrão. Avalia-se também a capacidade de se prever os turning points existentes. Com base nestes indicadores, é possível comparar e analisar o desempenho das instituições acima referidas. Pretendemos encontrar e comparar determinados padrões e assim, verificar qual dos organismos apresenta uma melhor qualidade previsional. As principais conclusões são: as previsões para o PIB são as que apresentam o erro menor; o Ministério das Finanças aparenta ser a instituição que realiza melhores previsões e que mais rapidamente se reajusta à realidade (após anos com erros mais significativos); a OCDE parece ser a que tem menor qualidade nas suas previsões e a CE a mais lenta a reajustar-se. Verificou-se ainda, que o Ministério das Finanças não é, em média, mais otimista que as outras instituições. |
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Previsões macroeconómicas : ciência ou futurologia?QualidadePrevisões macroeconómicasPolítica orçamentalErro previsionalQualityMacroeconomic forecastBudgetary policyForecast errorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs previsões macroeconómicas desempenham um papel fulcral enquanto suporte de tomada de decisão de política fiscal/orçamental. Estas previsões são alvo de uma extensa análise na literatura. A presente dissertação, foca-se na avaliação da qualidade das previsões macroeconómicas realizadas para Portugal entre 2006 e 2016. São consideradas as previsões a um ano, feitas pelo Ministério das Finanças, FMI, CE e OCDE para o PIB e suas componentes. A qualidade das previsões é avaliada, tendo em conta algumas estatísticas descritivas como o erro previsional, erro médio, erro médio absoluto e desvio padrão. Avalia-se também a capacidade de se prever os turning points existentes. Com base nestes indicadores, é possível comparar e analisar o desempenho das instituições acima referidas. Pretendemos encontrar e comparar determinados padrões e assim, verificar qual dos organismos apresenta uma melhor qualidade previsional. As principais conclusões são: as previsões para o PIB são as que apresentam o erro menor; o Ministério das Finanças aparenta ser a instituição que realiza melhores previsões e que mais rapidamente se reajusta à realidade (após anos com erros mais significativos); a OCDE parece ser a que tem menor qualidade nas suas previsões e a CE a mais lenta a reajustar-se. Verificou-se ainda, que o Ministério das Finanças não é, em média, mais otimista que as outras instituições.Macroeconomic Forecasts have a fundamental role in supporting fiscal/budgetary policy decision-making. These are the subject of extensive analyses in the literature. The present work has as its objective the assessment of the quality of macroeconomic forecasts made for Portugal between 2006 and 2016. Are considered the one-year ahead forecasts, made by Ministry of Finance, IMF, EC and OECD and the variables taken into account are: GDP, private consumption, public expenditure, investment (GFCF), exports and imports. Forecast quality is firstly evaluated taking into account some descriptive statistics like, forecast error, mean error, absolute mean error and standard deviation. And it is also evaluated, by the ability to anticipate the existing turning points. These indicators allow us to analyse and compare the performance of the referred institutions, as well as to find and compare some patterns and thus, verify which of them has a better forecast quality. It is concluded that: the forecast for the GPD are the ones with less error, the Ministry of Finance appear to be the best institution making forecast for Portugal and to readjust them to reality, OECD seem to be the one with less quality in its forecasts, and EC the slowest to readjust. It was also found that the Ministry of Finance is not more optimistic than others institutions.Leitão, Alexandra Paula Branco PintoOliveira, Francisca Guedes deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Rafaela Patrícia Morais dos2021-06-25T10:38:44Z2020-07-0820202020-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33973TID:202561771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:21.709560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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