Calidad de las proyecciones de resultados de los analistas sell-side: evidencias empíricas del mercado brasileño
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44488 |
Resumo: | No presente artigo, analisa-se o erro de projeção dos analistas de investimentos do sell-side, definido como a diferença entre o consenso das projeções dos analistas e o lucro por ação realizado. As hipóteses são que existem fatores relacionados às características das empresas e de seu ambiente de informação que influenciam de maneira significativa o tamanho do erro de projeção (acurácia) e que existe viés das projeções (viés). Essas hipóteses foram confirmadas. Entretanto, os resultados mostram várias diferenças entre os testes conduzidos em mercados desenvolvidos e aqueles conduzidos no mercado brasileiro. Acredita-se que essas diferenças possam ser explicadas de três maneiras: a capacidade de adicionar valor dos analistas brasileiros em relação a modelos estatísticos de projeção é muito limitada devido à sua falta de habilidade; ou a instabilidade macroeconômica do País é tão grande que domina todos os outros fatores que poderiam influenciar o tamanho do erro de projeção; ou os resultados das empresas nos mercados desenvolvidos são tão administrados, isto é, tão estáveis que permitem que fatores mais sutis como o tamanho da empresa, o seu nível de endividamento e a variabilidade do lucro se tornem significativos. |
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Calidad de las proyecciones de resultados de los analistas sell-side: evidencias empíricas del mercado brasileñoThe quality of sell-side analysts' earnings forecast: empirical evidence from the Brazilian marketQualidade das projeções dos analistas sell-side: evidência empírica do mercado brasileiroanalistas de inversionesproyección de resultadoserror de proyecciónacuraciasesgo de proyecciónanalistas de investimentosprojeção de resultadoserro de projeçãoacuráciaviés de projeçãofinancial analystsearnings forecastforecast erroraccuracyforecast biasNo presente artigo, analisa-se o erro de projeção dos analistas de investimentos do sell-side, definido como a diferença entre o consenso das projeções dos analistas e o lucro por ação realizado. As hipóteses são que existem fatores relacionados às características das empresas e de seu ambiente de informação que influenciam de maneira significativa o tamanho do erro de projeção (acurácia) e que existe viés das projeções (viés). Essas hipóteses foram confirmadas. Entretanto, os resultados mostram várias diferenças entre os testes conduzidos em mercados desenvolvidos e aqueles conduzidos no mercado brasileiro. Acredita-se que essas diferenças possam ser explicadas de três maneiras: a capacidade de adicionar valor dos analistas brasileiros em relação a modelos estatísticos de projeção é muito limitada devido à sua falta de habilidade; ou a instabilidade macroeconômica do País é tão grande que domina todos os outros fatores que poderiam influenciar o tamanho do erro de projeção; ou os resultados das empresas nos mercados desenvolvidos são tão administrados, isto é, tão estáveis que permitem que fatores mais sutis como o tamanho da empresa, o seu nível de endividamento e a variabilidade do lucro se tornem significativos.The current paper analyses the forecast error of the sell side analysts in the Brazilian context, defined as the difference between the consensus forecast and the actual earnings per share. Our hypotheses are that there are factors pertaining to characteristics of the company and its information environment that impact significatively both the size of the forecast error (accuracy) and the bias presented by the projections (bias). The hypotheses are confirmed. However, the results show several differences between the tests conducted in developed markets and the tests conducted in the Brazilian market. We believe that these results can be explained in three ways: either forecasts produced by Brazilian analysts add very little value over statistical models, probably because of lack of ability; or the macroeconomic instability in Brazil is so great that its influence on the companies' results dominates all other factors that could impact the size of the forecast error; or the earnings management of the companies in the developed markets is so widespread, leading to such a stability of earnings, that it allows for more subtle factors such as company size and leverage and earnings variability become significant.En el presente artículo se analiza el error de proyección de los analistas de inversiones del sell-side, definido como la diferencia entre el consenso de las proyecciones de los analistas y la utilidad por acción realizada. Las hipótesis son que existen factores relacionados con las características de las empresas y de su ambiente de información que influyen de manera significativa en el tamaño del error de proyección (acuracia) y que existe sesgo de las proyecciones (sesgo). Esas hipótesis fueron confirmadas. Sin embargo, los resultados muestran varias diferencias entre los testes conducidos en mercados desarrollados y aquellos conducidos en el mercado brasileño. Se cree que dichas diferencias se pueden explicar de tres maneras: la capacidad de añadir valor de los analistas brasileños con relación a modelos estadísticos de proyección es muy limitada, dada su falta de habilidad; o la inestabilidad macroeconómica del país es tan grande que domina todos los otros factores que podrían influir en el tamaño del error de proyección; o los resultados de las empresas en los mercados desarrollados son tan administrados, es decir, tan estables, que permiten que factores más sutiles como el tamaño de la empresa, su nivel de endeudamiento y la variabilidad de las utilidades sean significativos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4448810.1590/S0080-21072008000400006Revista de Administração; v. 43 n. 4 (2008); 356-369Revista de Administração; Vol. 43 No. 4 (2008); 356-369Revista de Administração; Vol. 43 Núm. 4 (2008); 356-3691984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44488/48108Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaito, RichardVillalobos, Sonia Julia SulzbeckBenetti, Cristiane2015-09-15T16:53:18Zoai:revistas.usp.br:article/44488Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:18Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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