O papel do professor bibliotecário : percepções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Susana Vieira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2042
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares
id RCAP_293df6d774c6884817e09dba2217f44e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2042
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do professor bibliotecário : percepções e práticasSociedade da informaçãoBibliotecas escolaresProfessor bibliotecárioPerceçãoInovações educativasTrabalho colaborativoInformação/bibliotecas,papelSchool libraryTeacher librarianInformation societySchool innovationDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas EscolaresA biblioteca escolar assume actualmente um papel central na formação das crianças e jovens, contribuindo para que sejam autónomos e críticos na utilização da informação, na construção do conhecimento e na condução do seu processo de aprendizagem ao longo da vida. O professor bibliotecário, figura recentemente criada em Portugal, depara-se com um perfil funcional multifacetado e complexo, que o remete para uma posição de liderança e o posiciona como agente de inovação e mudança nas escolas. Este estudo partiu do objectivo de compreender de que forma os professores bibliotecários da área educativa do Norte percepcionam o seu papel, qual a importância que atribuem às diversas funções que lhes são atribuídas e em que medida estão a conseguir concretizá-las na prática. Para compreender a problemática em questão, procedemos à elaboração de um enquadramento teórico que, focando o perfil funcional do professor bibliotecário, as novas tendências no desenvolvimento das bibliotecas escolares e alguns estudos de percepção, serviu de base para o desenho deste projecto de investigação. Tendo optado por um estudo de carácter descritivo, utilizámos o inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados. Confirmando as hipóteses de investigação inicialmente formuladas, concluímos que os professores bibliotecários valorizam a generalidade das suas funções, apesar de não as concretizarem na mesma medida. As discrepâncias entre percepção e prática verificam-se nas funções que implicam o trabalho colaborativo com os docentes e que envolvem competências nas novas literacias. Os dados qualitativos recolhidos reforçam a dificuldade encontrada na implementação do trabalho colaborativo, constrangimento que explica igualmente a dificuldade em desenvolver projectos envolvendo as novas literacias. Concluímos igualmente que existe uma correlação entre a capacidade de comunicação do professor bibliotecário e o grau médio de discrepância percepção/prática, o mesmo não se verificando relativamente à capacidade de liderança. Contrariamente às expectativas iniciais, a existência daquela discrepância não influencia negativamente a satisfação profissional dos professores bibliotecários.The school library currently assumes a central role in preparing students as it helps them grow into autonomous and critical users of information, builders of their own knowledge and conductors of their lifelong learning process. Teacher librarians face a multifaceted and complex set of functions, which places them in a leadership position as agents of innovation and change in schools. This study sought to understand how the teacher librarians in the North of the country perceive their functions, that is, how important they consider them and to what extent they practice them. In order to understand the problematic, we reviewed some documents concerning the teacher librarian’s professional profile, the most recent guidelines for school libraries, as well as some perception studies, theory that was the basis for designing this research project. We chose to conduct a descriptive study and used the survey for data collecting. Confirming the initial research hypothesis, we concluded that teacher librarians value most of their functions, although they do not practice them to the same extent. Discrepancies between perception and practice were found in the functions implying collaboration with classroom teachers and involving the new literacies. Qualitative data support the difficulty found in promoting collaboration with classroom teachers. This restraint also accounts for the difficulty in developing projects involving the new literacies. We also concluded that there is a correlation between the teacher librarians’ communication skills and the perception/practice discrepancy. This correlation was not found as far as leadership skills are concerned. Opposite to what was expected, the existence of that discrepancy does not influence teacher librarians’ professional satisfaction.Vasconcelos, Ana IsabelRepositório AbertoSantos, Cláudia Susana Vieira2012-01-25T12:16:38Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2042porSantos, Cláudia Susana Vieira - O papel do professor bibliotecário [Em linha] : percepções e práticas. Lisboa : [s.n.], 2011. 155 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:22Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:39.794875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do professor bibliotecário : percepções e práticas
title O papel do professor bibliotecário : percepções e práticas
spellingShingle O papel do professor bibliotecário : percepções e práticas
Santos, Cláudia Susana Vieira
Sociedade da informação
Bibliotecas escolares
Professor bibliotecário
Perceção
Inovações educativas
Trabalho colaborativo
Informação/bibliotecas,papel
School library
Teacher librarian
Information society
School innovation
title_short O papel do professor bibliotecário : percepções e práticas
title_full O papel do professor bibliotecário : percepções e práticas
title_fullStr O papel do professor bibliotecário : percepções e práticas
title_full_unstemmed O papel do professor bibliotecário : percepções e práticas
title_sort O papel do professor bibliotecário : percepções e práticas
author Santos, Cláudia Susana Vieira
author_facet Santos, Cláudia Susana Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Ana Isabel
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cláudia Susana Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade da informação
Bibliotecas escolares
Professor bibliotecário
Perceção
Inovações educativas
Trabalho colaborativo
Informação/bibliotecas,papel
School library
Teacher librarian
Information society
School innovation
topic Sociedade da informação
Bibliotecas escolares
Professor bibliotecário
Perceção
Inovações educativas
Trabalho colaborativo
Informação/bibliotecas,papel
School library
Teacher librarian
Information society
School innovation
description Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-25T12:16:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2042
url http://hdl.handle.net/10400.2/2042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Cláudia Susana Vieira - O papel do professor bibliotecário [Em linha] : percepções e práticas. Lisboa : [s.n.], 2011. 155 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135004689694720