Inovação em PME e a contribuição das redes de relacionamentos : um estudo exploratório na indústria do vinho da península de Setúbal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20872 |
Resumo: | Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação |
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Inovação em PME e a contribuição das redes de relacionamentos : um estudo exploratório na indústria do vinho da península de Setúbalinovaçãomodo DUIredes de relacionamentosindústria do vinhoinnovationDUI moderelationship networkswine industryMestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e InovaçãoO processo de inovação tem sido amplamente reconhecido como elemento estratégico para as organizações melhorarem sua competitividade, sustentado sob uma dinâmica interativa de aprendizagem. Estudos nessa área temática argumentam que esse processo se estabelece de diferentes modos, o Modo DUI e Modo STI, em diferentes setores e com diferentes intensidades. Esta pesquisa, voltada à investigação das interações no Modo DUI, tem como objetivo verificar como é o desempenho de inovação em empresas da indústria do vinho da Península de Setúbal e como suas redes de relacionamentos contribuem para esse processo. Reforçam a relevância desta pesquisa: o reconhecimento da inovação como fator de competitividade, a contribuição das redes nesse processo, o nível de intensidade tecnológica predominante na indústria portuguesa e a representatividade das PME no contexto econômico nacional. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos múltiplos, com fins exploratórios, seguindo uma abordagem qualitativa, com base na realidade de duas empresas produtoras da região. Os resultados mostram que essas empresas têm implementado alguma inovação em suas unidades, sendo as inovações de tipos diferentes e sustentadas por diferentes tipos de relacionamentos. As redes de relacionamentos estabelecidas nesses processos apresentam-se bastante limitadas quanto ao número e tipo de atores envolvidos, sendo eles, predominantemente, fornecedores. Nos casos estudados os relacionamentos avaliados e sua componente informal têm forte contribuição no processo. Apesar dos resultados, é evidente que essas redes de relacionamentos precisam ser ampliadas para sustentarem um desempenho continuado de inovação e melhores vantagens competitivas.Innovation has been widely recognized as a strategic element for organizations to improve their competitiveness. Such innovation is sustained under an interactive learning process which enriches the role of interactions between organizations and the varied range of other actors that act in an economy. Studies in that area state that this process is established in different modes in different sectors with different intensities. This study, focused on the DUI interactions, aims at verifying innovation performance in wine industry companies in the Peninsula de Setubal and how their relationship networks contribute to such process. Some important aspects enhance the relevance of the present study: the recognition of innovation as a competitiveness factor, the contribution of networks in that process, the main level of technological intensity in Portuguese industry and the representativeness of SMEs in the national economic context. The present analysis uses an exploratory multiple case study and empirical data from two wine producer companies in that cluster. The results show that those companies have implemented some innovation in their units. Such innovations are of different types and they are supported by different types of relationships. The networks, which are established in those innovation processes, are very limited in terms of number and type of involved actors, predominantly suppliers. In the studied cases, the findings indicate that those relationships and their informal component bring a strong contribution to that process.Instituto Superior de Economia e GestãoLaranja, ManuelRepositório da Universidade de LisboaVitorino, Patrícia Sá2021-01-23T15:29:28Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20872porVitorino, Patrícia Sá (2020). "Inovação em PME e a contribuição das redes de relacionamentos : um estudo exploratório na indústria do vinho da península de Setúbal". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:17Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:33.429915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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