Leitura à primeira vista ao piano : importância e estratégias de desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seara, Ana Rita Braga Neves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14561
Resumo: Este projeto educativo pretende mostrar a importância do trabalho de desenvolvimento das competências de leitura à primeira vista dos alunos dos cursos do ensino vocacional da música de piano, e da importância da inclusão de uma disciplina no plano curricular de um aluno do ensino vocacional da música onde esta mesma capacidade fosse trabalhada e desenvolvida de forma sistematizada, fundamentada, e obedecendo a um programa próprio com conteúdos, objetivos, metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem bem definidos e estruturados. Este projeto pretende também averiguar quais as formas e estratégias de desenvolvimento de leitura à primeira vista mais atuais, percebendo as suas capacidades e limitações. Os objetivos foram perceber quais os aspetos fulcrais para o desenvolvimento da capacidade de leitura à primeira vista, quais destes aspetos podem ou não ser trabalhados com os discentes e através de que estratégias, bem como o porquê da necessidade de desenvolver esta capacidade. Como ferramentas de obtenção de dados foram utilizadas fichas de avaliação de momentos performativos predefinidos e gravados para concretizar esta mesma avaliação, um questionário aos alunos participantes no projeto, e elaborado um diário de bordo das sessões de trabalho efetuadas.
id RCAP_2946b1bbe1064c23d7c376cf2643d2d4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura à primeira vista ao piano : importância e estratégias de desenvolvimentoEnsino de MúsicaMúsicaEnsino de pianoInterpretação musical - PianoDesenvolvimento de competênciasEste projeto educativo pretende mostrar a importância do trabalho de desenvolvimento das competências de leitura à primeira vista dos alunos dos cursos do ensino vocacional da música de piano, e da importância da inclusão de uma disciplina no plano curricular de um aluno do ensino vocacional da música onde esta mesma capacidade fosse trabalhada e desenvolvida de forma sistematizada, fundamentada, e obedecendo a um programa próprio com conteúdos, objetivos, metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem bem definidos e estruturados. Este projeto pretende também averiguar quais as formas e estratégias de desenvolvimento de leitura à primeira vista mais atuais, percebendo as suas capacidades e limitações. Os objetivos foram perceber quais os aspetos fulcrais para o desenvolvimento da capacidade de leitura à primeira vista, quais destes aspetos podem ou não ser trabalhados com os discentes e através de que estratégias, bem como o porquê da necessidade de desenvolver esta capacidade. Como ferramentas de obtenção de dados foram utilizadas fichas de avaliação de momentos performativos predefinidos e gravados para concretizar esta mesma avaliação, um questionário aos alunos participantes no projeto, e elaborado um diário de bordo das sessões de trabalho efetuadas.This project aims to show the importance of piano sight-reading skill’s development work to the piano students in music vocational teaching, and the importance of including a discipline at the curriculum of this students that works and develops piano sight-reading skill in a systematized and substantiated way, following a proper program with teaching and learning contents, goals, methodologies and strategies. It aims too to investigate which are the actual ways and strategies to develop piano sight-readind skills, understanding their capabilities and limitations. The purposes of this project were to understand which are the crucial aspects for develop piano sight-reading skills, which of these aspects can or not be developed whith the students and through which strategies, as well as the reason of the need to develop this skill. As tools for obtaining data were used evaluation forms belonging to recorded performative moments, an inquiry to the participating students in this project, and elaborated a logbook with the working sessions made.Universidade de Aveiro2015-08-25T14:00:12Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14561porSeara, Ana Rita Braga Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:38Zoai:ria.ua.pt:10773/14561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:07.703106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura à primeira vista ao piano : importância e estratégias de desenvolvimento
title Leitura à primeira vista ao piano : importância e estratégias de desenvolvimento
spellingShingle Leitura à primeira vista ao piano : importância e estratégias de desenvolvimento
Seara, Ana Rita Braga Neves
Ensino de Música
Música
Ensino de piano
Interpretação musical - Piano
Desenvolvimento de competências
title_short Leitura à primeira vista ao piano : importância e estratégias de desenvolvimento
title_full Leitura à primeira vista ao piano : importância e estratégias de desenvolvimento
title_fullStr Leitura à primeira vista ao piano : importância e estratégias de desenvolvimento
title_full_unstemmed Leitura à primeira vista ao piano : importância e estratégias de desenvolvimento
title_sort Leitura à primeira vista ao piano : importância e estratégias de desenvolvimento
author Seara, Ana Rita Braga Neves
author_facet Seara, Ana Rita Braga Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seara, Ana Rita Braga Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Música
Música
Ensino de piano
Interpretação musical - Piano
Desenvolvimento de competências
topic Ensino de Música
Música
Ensino de piano
Interpretação musical - Piano
Desenvolvimento de competências
description Este projeto educativo pretende mostrar a importância do trabalho de desenvolvimento das competências de leitura à primeira vista dos alunos dos cursos do ensino vocacional da música de piano, e da importância da inclusão de uma disciplina no plano curricular de um aluno do ensino vocacional da música onde esta mesma capacidade fosse trabalhada e desenvolvida de forma sistematizada, fundamentada, e obedecendo a um programa próprio com conteúdos, objetivos, metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem bem definidos e estruturados. Este projeto pretende também averiguar quais as formas e estratégias de desenvolvimento de leitura à primeira vista mais atuais, percebendo as suas capacidades e limitações. Os objetivos foram perceber quais os aspetos fulcrais para o desenvolvimento da capacidade de leitura à primeira vista, quais destes aspetos podem ou não ser trabalhados com os discentes e através de que estratégias, bem como o porquê da necessidade de desenvolver esta capacidade. Como ferramentas de obtenção de dados foram utilizadas fichas de avaliação de momentos performativos predefinidos e gravados para concretizar esta mesma avaliação, um questionário aos alunos participantes no projeto, e elaborado um diário de bordo das sessões de trabalho efetuadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-25T14:00:12Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14561
url http://hdl.handle.net/10773/14561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137551591669760