Da desmotivação à motivação: a jornada do docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Susana de Lurdes Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7736
Resumo: Este trabalho tem como objetivo conhecer os fatores de motivação dos professores de um agrupamento do distrito do Porto proporcionando, através desse conhecimento, uma melhor visão para a elaboração de estratégias de gestão adequadas às expectativas e às necessidades desses professores. Assim, inicia-se pela análise da profissão docente na atualidade e como as mudanças ocorridas na sociedade que contribuíram para a desmotivação dos professores e a suas implicações no bem-estar docente. De seguida, sintetizaram-se as principais contribuições das teorias da motivação na gestão das organizações, assim como a perspetiva das teorias cognitivistas da motivação. Contudo, ressalvam-se também os fatores que conduzem os professores a prevenir o mal-estar e a desenvolverem o bem-estar docente. A investigação empírica realizada no agrupamento em estudo recolheu as perceções de um grupo de professores relativamente aos fatores de motivação e desmotivação docente, assim como, estratégias diferenciadas de motivação desses professores. Os resultados deste estudo foram as linhas orientadoras para a elaboração de um plano operacional para o agrupamento em causa, com um conjunto de atividades definidas para reforçar a motivação dos seus professores. Com este trabalho espera-se ter dado um contributo para uma perspetiva de atuação profilática, capaz de ajudar os professores do agrupamento a prevenir e a atuar face ao mal-estar, promovendo o bem-estar docente e reforçando a sua motivação, atendendo à sua influência na qualidade e sucesso do ensino.
id RCAP_294ad37176fca46aefd399de2538a86f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7736
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da desmotivação à motivação: a jornada do docenteProfissão docenteMotivaçãoMal-estarBem-estarTeaching professionTeacher motivationDiscomfortWelfareDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho tem como objetivo conhecer os fatores de motivação dos professores de um agrupamento do distrito do Porto proporcionando, através desse conhecimento, uma melhor visão para a elaboração de estratégias de gestão adequadas às expectativas e às necessidades desses professores. Assim, inicia-se pela análise da profissão docente na atualidade e como as mudanças ocorridas na sociedade que contribuíram para a desmotivação dos professores e a suas implicações no bem-estar docente. De seguida, sintetizaram-se as principais contribuições das teorias da motivação na gestão das organizações, assim como a perspetiva das teorias cognitivistas da motivação. Contudo, ressalvam-se também os fatores que conduzem os professores a prevenir o mal-estar e a desenvolverem o bem-estar docente. A investigação empírica realizada no agrupamento em estudo recolheu as perceções de um grupo de professores relativamente aos fatores de motivação e desmotivação docente, assim como, estratégias diferenciadas de motivação desses professores. Os resultados deste estudo foram as linhas orientadoras para a elaboração de um plano operacional para o agrupamento em causa, com um conjunto de atividades definidas para reforçar a motivação dos seus professores. Com este trabalho espera-se ter dado um contributo para uma perspetiva de atuação profilática, capaz de ajudar os professores do agrupamento a prevenir e a atuar face ao mal-estar, promovendo o bem-estar docente e reforçando a sua motivação, atendendo à sua influência na qualidade e sucesso do ensino.This study aims to know the motivation factors of a group of teachers in the district of Oporto, providing, through this knowledge, a better vision for the development of suitable management strategies to the expectations and the needs of these teachers. So, it begins by analysing the teaching profession at the present time and how the changes in society have been contributing to the teachers’ non motivation and their implications in teacher’s welfare. Then, it synthesizes the main contributions of the motivation theories in the management of the organizations, as well as the perspective of cognitive motivation theories. However, it also ensures the factors that lead teachers to prevent the discomfort and to develop teacher’s welfare. The empirical research carried out in this group, collected the perceptions of a group of teachers in relation to teacher’s motivation and non motivation factors, as well as different strategies of motivation of these teachers. The results of this study were the guidelines to prepare an operational plan for the concerned group with a set of defined activities to improve the motivation of their teachers. This work is expected to contribute to a perspective of prophylactic action, able to help these teachers to prevent and act against the discomfort by promoting teacher’s welfare and enhancing their motivation, according to their influence on the teaching quality and success.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDelgado, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVieira, Susana de Lurdes Ferreira2016-02-25T17:16:51Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7736TID:201173905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:09.263100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da desmotivação à motivação: a jornada do docente
title Da desmotivação à motivação: a jornada do docente
spellingShingle Da desmotivação à motivação: a jornada do docente
Vieira, Susana de Lurdes Ferreira
Profissão docente
Motivação
Mal-estar
Bem-estar
Teaching profession
Teacher motivation
Discomfort
Welfare
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Da desmotivação à motivação: a jornada do docente
title_full Da desmotivação à motivação: a jornada do docente
title_fullStr Da desmotivação à motivação: a jornada do docente
title_full_unstemmed Da desmotivação à motivação: a jornada do docente
title_sort Da desmotivação à motivação: a jornada do docente
author Vieira, Susana de Lurdes Ferreira
author_facet Vieira, Susana de Lurdes Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Paulo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Susana de Lurdes Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão docente
Motivação
Mal-estar
Bem-estar
Teaching profession
Teacher motivation
Discomfort
Welfare
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Profissão docente
Motivação
Mal-estar
Bem-estar
Teaching profession
Teacher motivation
Discomfort
Welfare
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho tem como objetivo conhecer os fatores de motivação dos professores de um agrupamento do distrito do Porto proporcionando, através desse conhecimento, uma melhor visão para a elaboração de estratégias de gestão adequadas às expectativas e às necessidades desses professores. Assim, inicia-se pela análise da profissão docente na atualidade e como as mudanças ocorridas na sociedade que contribuíram para a desmotivação dos professores e a suas implicações no bem-estar docente. De seguida, sintetizaram-se as principais contribuições das teorias da motivação na gestão das organizações, assim como a perspetiva das teorias cognitivistas da motivação. Contudo, ressalvam-se também os fatores que conduzem os professores a prevenir o mal-estar e a desenvolverem o bem-estar docente. A investigação empírica realizada no agrupamento em estudo recolheu as perceções de um grupo de professores relativamente aos fatores de motivação e desmotivação docente, assim como, estratégias diferenciadas de motivação desses professores. Os resultados deste estudo foram as linhas orientadoras para a elaboração de um plano operacional para o agrupamento em causa, com um conjunto de atividades definidas para reforçar a motivação dos seus professores. Com este trabalho espera-se ter dado um contributo para uma perspetiva de atuação profilática, capaz de ajudar os professores do agrupamento a prevenir e a atuar face ao mal-estar, promovendo o bem-estar docente e reforçando a sua motivação, atendendo à sua influência na qualidade e sucesso do ensino.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-25T17:16:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7736
TID:201173905
url http://hdl.handle.net/10400.22/7736
identifier_str_mv TID:201173905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131377261608960