INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Andressa Aguiar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Batista-dos-Santos, Ana Cristina, Evaristo, Jorge Luiz de Souza, Rocha, Ana Raquel Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho (En)Cena
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/13025
Resumo: O texto apresenta os resultados de uma pesquisa que possui como objetivo compreender a influência das greves para o bem-estar do docente em Instituições de Ensino Superior (IES). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Para sua operacionalização, utilizou-se uma estrutura de tópicos-guia e elemento-estímulo. Foram entrevistados cinco profissionais docentes; entre eles estavam dois professores gestores e três professores não-gestores. Após a transcrição e imersão nas falas, as mesmas foram categorizadas utilizando-se a técnica da Análise dos Núcleos de Sentido (ANS). Identificaram-se seis temas principais: i) Representações sobre o Trabalho Docente; ii) Representações sobre os Discentes; iii) [Opiniões sobre] greve; iv) Dificuldades; v) Adoecimento. Da análise e discussão das narrativas, conclui-se que o grupo de profissionais entrevistado elabora discursivamente os impactos das greves nas suas vivências profissionais os associando com as dificuldades das instituições em que trabalham, as preocupações com os problemas de aprendizado dos alunos, a sobrecarga psíquica e ao adoecimento.
id UFT-6_eec3387b8f6466366b4f9b727ebe76ad
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/13025
network_acronym_str UFT-6
network_name_str Trabalho (En)Cena
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORDocenteGreveBem-estarTeacherStrikeWelfareO texto apresenta os resultados de uma pesquisa que possui como objetivo compreender a influência das greves para o bem-estar do docente em Instituições de Ensino Superior (IES). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Para sua operacionalização, utilizou-se uma estrutura de tópicos-guia e elemento-estímulo. Foram entrevistados cinco profissionais docentes; entre eles estavam dois professores gestores e três professores não-gestores. Após a transcrição e imersão nas falas, as mesmas foram categorizadas utilizando-se a técnica da Análise dos Núcleos de Sentido (ANS). Identificaram-se seis temas principais: i) Representações sobre o Trabalho Docente; ii) Representações sobre os Discentes; iii) [Opiniões sobre] greve; iv) Dificuldades; v) Adoecimento. Da análise e discussão das narrativas, conclui-se que o grupo de profissionais entrevistado elabora discursivamente os impactos das greves nas suas vivências profissionais os associando com as dificuldades das instituições em que trabalham, as preocupações com os problemas de aprendizado dos alunos, a sobrecarga psíquica e ao adoecimento.Universidade Federal do Tocantins - UFT2022-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/1302510.20873/2526-1487e022006Trabalho (En)Cena; Vol. 7 (2022): Revista Trabalho (En)Cena; e022006Trabalho (En)Cena; Vol. 7 (2022): Revista Trabalho (En)Cena; e022006Trabalho (En)Cena; Vol. 7 (2022): Revista Trabalho (En)Cena; e022006Trabalho (En)Cena; v. 7 (2022): Revista Trabalho (En)Cena; e0220062526-148710.20873/2526-1487e022000reponame:Trabalho (En)Cenainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/13025/20352Copyright (c) 2022 Andressa Aguiar Araújo, Ana Cristina Batista-dos-Santos, Jorge Luiz de Souza Evaristo, Ana Raquel Silva Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Andressa AguiarBatista-dos-Santos, Ana Cristina Evaristo, Jorge Luiz de SouzaRocha, Ana Raquel Silva2022-12-22T23:33:43Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/13025Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/oai2526-14872526-1487opendoar:2022-12-22T23:33:43Trabalho (En)Cena - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Araújo, Andressa Aguiar
Docente
Greve
Bem-estar
Teacher
Strike
Welfare
title_short INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_sort INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
author Araújo, Andressa Aguiar
author_facet Araújo, Andressa Aguiar
Batista-dos-Santos, Ana Cristina
Evaristo, Jorge Luiz de Souza
Rocha, Ana Raquel Silva
author_role author
author2 Batista-dos-Santos, Ana Cristina
Evaristo, Jorge Luiz de Souza
Rocha, Ana Raquel Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Andressa Aguiar
Batista-dos-Santos, Ana Cristina
Evaristo, Jorge Luiz de Souza
Rocha, Ana Raquel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Docente
Greve
Bem-estar
Teacher
Strike
Welfare
topic Docente
Greve
Bem-estar
Teacher
Strike
Welfare
description O texto apresenta os resultados de uma pesquisa que possui como objetivo compreender a influência das greves para o bem-estar do docente em Instituições de Ensino Superior (IES). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Para sua operacionalização, utilizou-se uma estrutura de tópicos-guia e elemento-estímulo. Foram entrevistados cinco profissionais docentes; entre eles estavam dois professores gestores e três professores não-gestores. Após a transcrição e imersão nas falas, as mesmas foram categorizadas utilizando-se a técnica da Análise dos Núcleos de Sentido (ANS). Identificaram-se seis temas principais: i) Representações sobre o Trabalho Docente; ii) Representações sobre os Discentes; iii) [Opiniões sobre] greve; iv) Dificuldades; v) Adoecimento. Da análise e discussão das narrativas, conclui-se que o grupo de profissionais entrevistado elabora discursivamente os impactos das greves nas suas vivências profissionais os associando com as dificuldades das instituições em que trabalham, as preocupações com os problemas de aprendizado dos alunos, a sobrecarga psíquica e ao adoecimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/13025
10.20873/2526-1487e022006
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/13025
identifier_str_mv 10.20873/2526-1487e022006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/13025/20352
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho (En)Cena; Vol. 7 (2022): Revista Trabalho (En)Cena; e022006
Trabalho (En)Cena; Vol. 7 (2022): Revista Trabalho (En)Cena; e022006
Trabalho (En)Cena; Vol. 7 (2022): Revista Trabalho (En)Cena; e022006
Trabalho (En)Cena; v. 7 (2022): Revista Trabalho (En)Cena; e022006
2526-1487
10.20873/2526-1487e022000
reponame:Trabalho (En)Cena
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Trabalho (En)Cena
collection Trabalho (En)Cena
repository.name.fl_str_mv Trabalho (En)Cena - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313389324238848