O serviço educativo nas Bibliotecas Nacionais : análise de hipóteses para a implementação de um serviço educativo na Biblioteca Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luís Miguel Gonçalves dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26304
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo refletir sobre a importância, e consequente validação teórica, da possibilidade de implementação de um serviço educativo na Biblioteca Nacional de Portugal. Através da análise de teorias conceptuais sobre a temática e dos sites institucionais de algumas Bibliotecas Nacionais de outros países, bem como da validação de um inquérito realizado através de uma pequena amostra da população portuguesa, pretendeu-se por em foco a discussão sobre a temática, que se julga premente. Tendo como pano de fundo: a educação; a arte; a sociologia e a filosofia da cultura; a educação pela arte; as teorias pedagógicas; a educação ao longo da vida; os programas políticos para a alfabetização da população no tempo da 1ª República portuguesa e as propostas eleitorais atuais dos principais partidos; as propostas de bibliotecas nacionais enquanto exemplo de boas práticas; as orientações das principais instituições europeias - tais como a IFLA e a UNESCO - que desenvolvem o seu trabalho em torno destas questões e, por fim, as teorias da nova escola advinda das luzes francesas; procura-se justificar e provar que a criação de um Serviço Educativo é, para além de muito importante, extremamente necessária. Para uma melhor aproximação à recetividade da proposta foi criado um inquérito para auscultação da população. Deste surgiram uma série de resultados que, posteriormente, foram traduzidos em gráficos e tabelas de fácil leitura. Os resultados, apesar de não exaustivos, foram muito esclarecedores sobre a real necessidade de implantação deste tipo de serviço.
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