Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25887
Resumo: A integração da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem não tem trazido grande sucesso educativo, tendo-se constatado que o apetrechamento das escolas com ferramentas educativas não é uma solução por si só. Tornase necessário refletir sobre esta integração, surgindo um modelo teórico que interliga três componentes (pedagogia, tecnologia e conteúdo) com o contexto em que se está inserido. No caso particular da Matemática, este referencial denomina-se de TPACK matemático e desenvolve-se em torno de quatro grandes áreas: conceção e desenvolvimento de experiências e ambientes digitais de aprendizagem; ensino, aprendizagem e currículo matemático; análise e avaliação; produtividade e prática profissional. No entanto, não há uma aquisição imediata do TPACK por parte dos professores de Matemática, precisando de passar por um processo de cinco etapas para enfrentarem a decisão final de aceitar ou rejeitar uma tecnologia específica para o ensino da Matemática.
id RCAP_296e8904272dee0c5643fd13c9bbb091
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teóricoTecnologia EducativaTPACKMatemáticaEducational technologyMathematicsTechnologie de l’éducationMathématiquesA integração da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem não tem trazido grande sucesso educativo, tendo-se constatado que o apetrechamento das escolas com ferramentas educativas não é uma solução por si só. Tornase necessário refletir sobre esta integração, surgindo um modelo teórico que interliga três componentes (pedagogia, tecnologia e conteúdo) com o contexto em que se está inserido. No caso particular da Matemática, este referencial denomina-se de TPACK matemático e desenvolve-se em torno de quatro grandes áreas: conceção e desenvolvimento de experiências e ambientes digitais de aprendizagem; ensino, aprendizagem e currículo matemático; análise e avaliação; produtividade e prática profissional. No entanto, não há uma aquisição imediata do TPACK por parte dos professores de Matemática, precisando de passar por um processo de cinco etapas para enfrentarem a decisão final de aceitar ou rejeitar uma tecnologia específica para o ensino da Matemática.The integration of technology in the teaching/learning process hasn’t brought great success to education because it was found that the equipment of schools with educational tools is not a solution in itself. It is necessary to reflect about this integration, emerging a theoretical model that links three components (pedagogy, technology and content) to the context in which it is inserted. In the particular case of Mathematics, this reference is called Mathematics TPACK and is developed around four major areas: designing and developing digital-age learning environments and experiences; teaching, learning and the mathematics curriculum; assessment and evaluation; productivity and professional practice. However, there isn’t an immediate acquisition of TPACK by Mathematics teachers; they need to go through a five step process to face the final decision to accept or reject a particular technology for Mathematics teaching.L’intégration de la technologie dans le processus d’enseignement/apprentissage n’a pas apporté beaucoup de succès à l’éducation, on constate que l’équipement des écoles des outils pédagogiques n’est pas une solution en soi. Il est nécessaire de tenir compte de cette intégration, ayant émergé un nouveau modèle théorique qui lie trois composantes (la pédagogie, la technologie et le contenu) au contexte dans lequel elle est insérée. Dans le cas particulier de la Mathématique, cette référence est appelé le TPACK de la mathématique qui se développe autour de quatre grands domaines: l›expérience de conception et de développement de ressources éducatifs digitales et d›environnements numériques de l›apprentissage; l›enseignement, l›apprentissage des programmes de mathématiques; l›analyse et l›évaluation; et la pratique et la productivité professionnelle. Toutefois, l` acquisition du TPACK par les enseignants de mathématique n´est pas immédiate, il faut besoin de passer par un processus en cinq étapes pour faire face à la décision finale d›accepter ou de rejeter une technologie particulière pour l›enseignement des mathématiques.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Universidade de CoimbraUniversidade do MinhoSampaio, Patrícia Alexandra da Silva RibeiroCoutinho, Clara Pereira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:29.154808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teórico
title Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teórico
spellingShingle Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teórico
Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro
Tecnologia Educativa
TPACK
Matemática
Educational technology
Mathematics
Technologie de l’éducation
Mathématiques
title_short Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teórico
title_full Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teórico
title_fullStr Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teórico
title_full_unstemmed Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teórico
title_sort Ensinar Matemática com TIC: em busca de um referencial teórico
author Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro
author_facet Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Educativa
TPACK
Matemática
Educational technology
Mathematics
Technologie de l’éducation
Mathématiques
topic Tecnologia Educativa
TPACK
Matemática
Educational technology
Mathematics
Technologie de l’éducation
Mathématiques
description A integração da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem não tem trazido grande sucesso educativo, tendo-se constatado que o apetrechamento das escolas com ferramentas educativas não é uma solução por si só. Tornase necessário refletir sobre esta integração, surgindo um modelo teórico que interliga três componentes (pedagogia, tecnologia e conteúdo) com o contexto em que se está inserido. No caso particular da Matemática, este referencial denomina-se de TPACK matemático e desenvolve-se em torno de quatro grandes áreas: conceção e desenvolvimento de experiências e ambientes digitais de aprendizagem; ensino, aprendizagem e currículo matemático; análise e avaliação; produtividade e prática profissional. No entanto, não há uma aquisição imediata do TPACK por parte dos professores de Matemática, precisando de passar por um processo de cinco etapas para enfrentarem a decisão final de aceitar ou rejeitar uma tecnologia específica para o ensino da Matemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/25887
url http://hdl.handle.net/1822/25887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133019849621504