Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32804 |
Resumo: | Ser professor de Matemática não é uma tarefa fácil, surgindo ainda a necessidade de integração da tecnologia na sala de aula através dos programas oficiais de Matemática, levantando-se as seguintes questões: O que será que o professor de Matemática necessita de saber para integrar com sucesso a tecnologia? Que referenciais teóricos têm sido desenvolvidos para estudar essa questão? Pois bem, para se ensinar Matemática, torna-se necessária uma compreensão profunda da mesma (conteúdo), do processo de ensino/aprendizagem (pedagogia) e da tecnologia, surgindo o TPACK como um referencial teórico de integração da tecnologia em contexto de sala de aula. Apresenta-se uma breve descrição dos indicadores e normas do TPACK Matemático para professores, um processo de cinco etapas para os docentes enfrentarem a decisão final de aceitar ou rejeitar uma inovação específica para o ensino da Matemática com tecnologia, um conjunto de descritores de acordo com quatro grandes temas: currículo e avaliação, aprendizagem, ensino e acesso, e reflete-se, através de exemplos, sobre este modelo de desenvolvimento do TPACK Matemático do professor. |
id |
RCAP_6da509096835880b8033b6d312c89d0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32804 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemáticaTPACKMatemáticaTecnologia educativaFormação de professoresCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSer professor de Matemática não é uma tarefa fácil, surgindo ainda a necessidade de integração da tecnologia na sala de aula através dos programas oficiais de Matemática, levantando-se as seguintes questões: O que será que o professor de Matemática necessita de saber para integrar com sucesso a tecnologia? Que referenciais teóricos têm sido desenvolvidos para estudar essa questão? Pois bem, para se ensinar Matemática, torna-se necessária uma compreensão profunda da mesma (conteúdo), do processo de ensino/aprendizagem (pedagogia) e da tecnologia, surgindo o TPACK como um referencial teórico de integração da tecnologia em contexto de sala de aula. Apresenta-se uma breve descrição dos indicadores e normas do TPACK Matemático para professores, um processo de cinco etapas para os docentes enfrentarem a decisão final de aceitar ou rejeitar uma inovação específica para o ensino da Matemática com tecnologia, um conjunto de descritores de acordo com quatro grandes temas: currículo e avaliação, aprendizagem, ensino e acesso, e reflete-se, através de exemplos, sobre este modelo de desenvolvimento do TPACK Matemático do professor.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Unimes VirtualUniversidade do MinhoSampaio, Patrícia Alexandra da Silva RibeiroCoutinho, Clara Pereira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32804por1982-6109http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=358&path[]=370info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:21.761786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemática |
title |
Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemática Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro TPACK Matemática Tecnologia educativa Formação de professores Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemática |
title_full |
Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemática |
title_sort |
Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemática |
author |
Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro |
author_facet |
Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TPACK Matemática Tecnologia educativa Formação de professores Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
TPACK Matemática Tecnologia educativa Formação de professores Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Ser professor de Matemática não é uma tarefa fácil, surgindo ainda a necessidade de integração da tecnologia na sala de aula através dos programas oficiais de Matemática, levantando-se as seguintes questões: O que será que o professor de Matemática necessita de saber para integrar com sucesso a tecnologia? Que referenciais teóricos têm sido desenvolvidos para estudar essa questão? Pois bem, para se ensinar Matemática, torna-se necessária uma compreensão profunda da mesma (conteúdo), do processo de ensino/aprendizagem (pedagogia) e da tecnologia, surgindo o TPACK como um referencial teórico de integração da tecnologia em contexto de sala de aula. Apresenta-se uma breve descrição dos indicadores e normas do TPACK Matemático para professores, um processo de cinco etapas para os docentes enfrentarem a decisão final de aceitar ou rejeitar uma inovação específica para o ensino da Matemática com tecnologia, um conjunto de descritores de acordo com quatro grandes temas: currículo e avaliação, aprendizagem, ensino e acesso, e reflete-se, através de exemplos, sobre este modelo de desenvolvimento do TPACK Matemático do professor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/32804 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/32804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1982-6109 http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=358&path[]=370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unimes Virtual |
publisher.none.fl_str_mv |
Unimes Virtual |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132778859593728 |