Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laura
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Velho, Cristina, Pinheiro, Maria do Rosário e Moura, Palaio, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4787
https://doi.org/10.34628/742y-hd47
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 9, n. 2 (2018). - p. 43-61.
id RCAP_29731d3d3c9437ec534f49b544f83856
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4787
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencialJovens - Assistência em instituiçõesAutonomia (Psicologia)Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 9, n. 2 (2018). - p. 43-61.No âmbito do acolhimento de crianças e jovens em perigo, a Casa do Canto-CrescerSer, desenvolveu o Projet’Ar-te, uma intervenção psicossocial e socioeducativa para jovens entre os 12 e os 18 anos, cuja finalidade é promover e acompanhar o seu processo de autonomia, durante e após o acolhimento residencial (projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, 2012-2015). O eixo I desta intervenção integra o Programa de Desenvolvimento de Competências para a Vida, cujos enfoques são a promoção da regulação emocional e de competências pessoais e sociais. Nesta intervenção participaram 39 jovens, dos 11 aos 19 anos (M=15,33; DP=1,797), as quais foram avaliadas em três momentos (pré, pós-intervenção e follow-up de 12 meses), relativamente a problemas de comportamento, autoestima e competências de autonomia. A avaliação da eficácia do programa revela que quando comparados os resultados pré e pós-intervenção (n=39), a maioria das jovens apresenta uma melhoria nos indicadores de regulação emocional e de competências pessoais e sociais. O follow-up realizado aos 12 meses (n=16) revela a tendência para manutenção dos ganhos. Conclui-se que após a intervenção a maioria das jovens apresenta indicadores mais positivos para a sua autonomia, nomeadamente o aumento significativo de autoestima e de competências pessoais, no que respeita a tarefas domésticas da vida diária, estudos e trabalho, à utilização dos serviços da comunidade e a estratégias de poupança no quotidiano e uma evidente diminuição dos problemas emocionais e de comportamento. A manutenção das mudanças no tempo revela-se relevante para garantir o sucesso na continuidade do seu processo de autonomização.In the scope of Residential Care for children and youth, Casa do Canto-CrescerSer developed Projet’Ar-te: a psychosocial and socio-educational intervention for young people between 12 and 18 years old that aims to promote and monitor the process of youths’ autonomy during and after the residential care (funded by the Calouste Gulbenkian Foundation, 2012-2015). Axis I of this intervention integrates The Life Skills Program, involving the development of emotion regulation strategies as well as personal and social skills. In this paper, the results refer to 39 females, aged between 11 to 19 years old (M=15,33, SD=1,797), to whom a pre and post-intervention and a 12-month follow-up evaluation was carried out, concerning their behaviour problems, self-esteem and autonomy skills. The evaluation of the effectiveness of this program reveals that when comparing the pre and post-program results (n = 39), the majority of youths present an improvement in the indicators of emotion regulation and personal and social skills. The follow-up performed at the 12th month (n =16) reveals the tendency to maintain the gains. It is possible to conclude that after the intervention, the majority of the youths present more positive indicators of their autonomy, with a significant increase in the level of self-esteem and personal competences concerning domestic tasks of daily life, studies and work, the use of community services and savings strategies, and an evident decrease in emotional and behavioural problems. The maintenance of the changes overtime proves to be relevant in ensuring the success of their independent living.2020-01-13T13:02:25Z2020-01-132018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4787http://hdl.handle.net/11067/4787https://doi.org/10.34628/742y-hd47porSantos, Laura [et al.] (2018) - Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencial. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 9:2 (2018) 43-61.Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencialSantos, LauraVelho, CristinaPinheiro, Maria do Rosário e Mourahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, LauraVelho, CristinaPinheiro, Maria do Rosário e MouraPalaio, Carlareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:22Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:09.042419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencial
title Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencial
spellingShingle Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencial
Santos, Laura
Jovens - Assistência em instituições
Autonomia (Psicologia)
title_short Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencial
title_full Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencial
title_fullStr Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencial
title_full_unstemmed Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencial
title_sort Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencial
author Santos, Laura
author_facet Santos, Laura
Velho, Cristina
Pinheiro, Maria do Rosário e Moura
Palaio, Carla
author_role author
author2 Velho, Cristina
Pinheiro, Maria do Rosário e Moura
Palaio, Carla
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Laura
Velho, Cristina
Pinheiro, Maria do Rosário e Moura
Palaio, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens - Assistência em instituições
Autonomia (Psicologia)
topic Jovens - Assistência em instituições
Autonomia (Psicologia)
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 9, n. 2 (2018). - p. 43-61.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2020-01-13T13:02:25Z
2020-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4787
http://hdl.handle.net/11067/4787
https://doi.org/10.34628/742y-hd47
url http://hdl.handle.net/11067/4787
https://doi.org/10.34628/742y-hd47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Laura [et al.] (2018) - Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencial. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 9:2 (2018) 43-61.
Projet’ar-te – desenvolvimento de competências para a vida : estudo de eficácia e follow-up de um programa de desenvolvimento de autonomia para jovens em acolhimento residencial
Santos, Laura
Velho, Cristina
Pinheiro, Maria do Rosário e Moura
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136761699368960