Expectativas vocacionais e projetos de autonomia em jovens em acolhimento residencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10990 |
Resumo: | O acolhimento residencial traduz-se na colocação de crianças e/ou jovens aos cuidados do Estado ou entidade por ele apoiada após a retirada destes da família de origem. Esta entidade deve reunir todas as condições, assim como técnicos especializados, para dar resposta às necessidades destas crianças/jovens. De forma a compreender a realidade vivida nestas instituições realizou-se uma revisão da literatura. Tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão estipulados, foram selecionados 21 documentos. As principais conclusões prendem-se com o facto de existirem poucas investigações nesta área e com a necessidade de melhoria do atendimento nas instituições de acolhimento residencial, tendo em atenção variáveis sociais como também psicológicas, com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento pleno e uma melhor transição para vida independente nestas crianças/jovens. |
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Expectativas vocacionais e projetos de autonomia em jovens em acolhimento residencialAcolhimento ResidencialJovensO acolhimento residencial traduz-se na colocação de crianças e/ou jovens aos cuidados do Estado ou entidade por ele apoiada após a retirada destes da família de origem. Esta entidade deve reunir todas as condições, assim como técnicos especializados, para dar resposta às necessidades destas crianças/jovens. De forma a compreender a realidade vivida nestas instituições realizou-se uma revisão da literatura. Tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão estipulados, foram selecionados 21 documentos. As principais conclusões prendem-se com o facto de existirem poucas investigações nesta área e com a necessidade de melhoria do atendimento nas instituições de acolhimento residencial, tendo em atenção variáveis sociais como também psicológicas, com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento pleno e uma melhor transição para vida independente nestas crianças/jovens.The residential care refers to the placement of children and/or young people who stay in a setting provided by the State or State-Supported institution after being removed from their home family. This entity must meet all the conditions and have specialized technicians to tackle all the needs of those children/young people. In order to better understand the reality of those institutions, it was performed a literature review and 21 documents were chosen using inclusion and exclusion criteria. The main conclusions show that there are just a few studies in this area and it is needed to improve the service in the residential care institutions. Thus, it should be considered both social and psychological factors to enhance full development and a better transition to independent living for children/young people.2022-01-21T11:27:43Z2020-06-23T00:00:00Z2020-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10990TID:202600866porVieira, Débora Manuela Pereira Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:58.543878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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