Literatura e expressão oral: reconto e dramatização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rita Alexandra Mestre
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12504
Resumo: O presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O estudo, realizado em contexto de jardim de infância, visa compreender se o recurso aos textos literários, nomeadamente ao seu reconto e dramatização com fantoches, são meios facilitadores para o desenvolvimento da comunicação oral de crianças de quatro anos. As atividades inseridas neste estudo consistiram na leitura de uma história, por parte da investigadora; construção de fantoches, por parte das crianças, com apoio da educadora; reconto da história, por parte das crianças, com recurso às imagens do livro; reconto da história com recurso aos fantoches. Inicio por discutir teoricamente a comunicação em jardim de infância e o papel formativo da literatura, mais especificamente, do jogo simbólico e da expressão dramática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, com recurso adicional a um estudo lexicométrico, para uma melhor análise dos dados. As atividades foram implementadas no ano de dois mil e dezassete, através da observação participante, com complemento de observação videográfica, com vista a uma recolha mais completa de dados. Os resultados acabaram por evidenciar um elemento a que não fora dada importância no delineamento do estudo: verificou-se que foi a ilustração o apoio mais eficaz para a verbalização. De facto, o recurso às imagens revelou-se, sem dúvida, um auxílio fundamental para o reconto da história, verificando-se maior coerência na sequência da narrativa e o recurso a um vocabulário mais extenso nos recontos apoiados na ilustração.
id RCAP_2977df5e7da83b82709856680cc011d9
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura e expressão oral: reconto e dramatizaçãoLiteraturaExpressão dramáticaFantochesRecontoEducação pré-escolarComunicação oralDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O estudo, realizado em contexto de jardim de infância, visa compreender se o recurso aos textos literários, nomeadamente ao seu reconto e dramatização com fantoches, são meios facilitadores para o desenvolvimento da comunicação oral de crianças de quatro anos. As atividades inseridas neste estudo consistiram na leitura de uma história, por parte da investigadora; construção de fantoches, por parte das crianças, com apoio da educadora; reconto da história, por parte das crianças, com recurso às imagens do livro; reconto da história com recurso aos fantoches. Inicio por discutir teoricamente a comunicação em jardim de infância e o papel formativo da literatura, mais especificamente, do jogo simbólico e da expressão dramática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, com recurso adicional a um estudo lexicométrico, para uma melhor análise dos dados. As atividades foram implementadas no ano de dois mil e dezassete, através da observação participante, com complemento de observação videográfica, com vista a uma recolha mais completa de dados. Os resultados acabaram por evidenciar um elemento a que não fora dada importância no delineamento do estudo: verificou-se que foi a ilustração o apoio mais eficaz para a verbalização. De facto, o recurso às imagens revelou-se, sem dúvida, um auxílio fundamental para o reconto da história, verificando-se maior coerência na sequência da narrativa e o recurso a um vocabulário mais extenso nos recontos apoiados na ilustração.Fonseca, Olga Maria Costa daSapientiaTeixeira, Rita Alexandra Mestre2019-05-18T10:28:40Z2018-11-2820182018-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12504TID:202231453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:29Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:50.966683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e expressão oral: reconto e dramatização
title Literatura e expressão oral: reconto e dramatização
spellingShingle Literatura e expressão oral: reconto e dramatização
Teixeira, Rita Alexandra Mestre
Literatura
Expressão dramática
Fantoches
Reconto
Educação pré-escolar
Comunicação oral
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Literatura e expressão oral: reconto e dramatização
title_full Literatura e expressão oral: reconto e dramatização
title_fullStr Literatura e expressão oral: reconto e dramatização
title_full_unstemmed Literatura e expressão oral: reconto e dramatização
title_sort Literatura e expressão oral: reconto e dramatização
author Teixeira, Rita Alexandra Mestre
author_facet Teixeira, Rita Alexandra Mestre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Olga Maria Costa da
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Rita Alexandra Mestre
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Expressão dramática
Fantoches
Reconto
Educação pré-escolar
Comunicação oral
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Literatura
Expressão dramática
Fantoches
Reconto
Educação pré-escolar
Comunicação oral
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O estudo, realizado em contexto de jardim de infância, visa compreender se o recurso aos textos literários, nomeadamente ao seu reconto e dramatização com fantoches, são meios facilitadores para o desenvolvimento da comunicação oral de crianças de quatro anos. As atividades inseridas neste estudo consistiram na leitura de uma história, por parte da investigadora; construção de fantoches, por parte das crianças, com apoio da educadora; reconto da história, por parte das crianças, com recurso às imagens do livro; reconto da história com recurso aos fantoches. Inicio por discutir teoricamente a comunicação em jardim de infância e o papel formativo da literatura, mais especificamente, do jogo simbólico e da expressão dramática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, com recurso adicional a um estudo lexicométrico, para uma melhor análise dos dados. As atividades foram implementadas no ano de dois mil e dezassete, através da observação participante, com complemento de observação videográfica, com vista a uma recolha mais completa de dados. Os resultados acabaram por evidenciar um elemento a que não fora dada importância no delineamento do estudo: verificou-se que foi a ilustração o apoio mais eficaz para a verbalização. De facto, o recurso às imagens revelou-se, sem dúvida, um auxílio fundamental para o reconto da história, verificando-se maior coerência na sequência da narrativa e o recurso a um vocabulário mais extenso nos recontos apoiados na ilustração.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28
2018
2018-11-28T00:00:00Z
2019-05-18T10:28:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12504
TID:202231453
url http://hdl.handle.net/10400.1/12504
identifier_str_mv TID:202231453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133273018859520