Literatura e expressão oral: reconto e dramatização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/12504 |
Resumo: | O presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O estudo, realizado em contexto de jardim de infância, visa compreender se o recurso aos textos literários, nomeadamente ao seu reconto e dramatização com fantoches, são meios facilitadores para o desenvolvimento da comunicação oral de crianças de quatro anos. As atividades inseridas neste estudo consistiram na leitura de uma história, por parte da investigadora; construção de fantoches, por parte das crianças, com apoio da educadora; reconto da história, por parte das crianças, com recurso às imagens do livro; reconto da história com recurso aos fantoches. Inicio por discutir teoricamente a comunicação em jardim de infância e o papel formativo da literatura, mais especificamente, do jogo simbólico e da expressão dramática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, com recurso adicional a um estudo lexicométrico, para uma melhor análise dos dados. As atividades foram implementadas no ano de dois mil e dezassete, através da observação participante, com complemento de observação videográfica, com vista a uma recolha mais completa de dados. Os resultados acabaram por evidenciar um elemento a que não fora dada importância no delineamento do estudo: verificou-se que foi a ilustração o apoio mais eficaz para a verbalização. De facto, o recurso às imagens revelou-se, sem dúvida, um auxílio fundamental para o reconto da história, verificando-se maior coerência na sequência da narrativa e o recurso a um vocabulário mais extenso nos recontos apoiados na ilustração. |
id |
RCAP_2977df5e7da83b82709856680cc011d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12504 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literatura e expressão oral: reconto e dramatizaçãoLiteraturaExpressão dramáticaFantochesRecontoEducação pré-escolarComunicação oralDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O estudo, realizado em contexto de jardim de infância, visa compreender se o recurso aos textos literários, nomeadamente ao seu reconto e dramatização com fantoches, são meios facilitadores para o desenvolvimento da comunicação oral de crianças de quatro anos. As atividades inseridas neste estudo consistiram na leitura de uma história, por parte da investigadora; construção de fantoches, por parte das crianças, com apoio da educadora; reconto da história, por parte das crianças, com recurso às imagens do livro; reconto da história com recurso aos fantoches. Inicio por discutir teoricamente a comunicação em jardim de infância e o papel formativo da literatura, mais especificamente, do jogo simbólico e da expressão dramática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, com recurso adicional a um estudo lexicométrico, para uma melhor análise dos dados. As atividades foram implementadas no ano de dois mil e dezassete, através da observação participante, com complemento de observação videográfica, com vista a uma recolha mais completa de dados. Os resultados acabaram por evidenciar um elemento a que não fora dada importância no delineamento do estudo: verificou-se que foi a ilustração o apoio mais eficaz para a verbalização. De facto, o recurso às imagens revelou-se, sem dúvida, um auxílio fundamental para o reconto da história, verificando-se maior coerência na sequência da narrativa e o recurso a um vocabulário mais extenso nos recontos apoiados na ilustração.Fonseca, Olga Maria Costa daSapientiaTeixeira, Rita Alexandra Mestre2019-05-18T10:28:40Z2018-11-2820182018-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12504TID:202231453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:29Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:50.966683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e expressão oral: reconto e dramatização |
title |
Literatura e expressão oral: reconto e dramatização |
spellingShingle |
Literatura e expressão oral: reconto e dramatização Teixeira, Rita Alexandra Mestre Literatura Expressão dramática Fantoches Reconto Educação pré-escolar Comunicação oral Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Literatura e expressão oral: reconto e dramatização |
title_full |
Literatura e expressão oral: reconto e dramatização |
title_fullStr |
Literatura e expressão oral: reconto e dramatização |
title_full_unstemmed |
Literatura e expressão oral: reconto e dramatização |
title_sort |
Literatura e expressão oral: reconto e dramatização |
author |
Teixeira, Rita Alexandra Mestre |
author_facet |
Teixeira, Rita Alexandra Mestre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Olga Maria Costa da Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Rita Alexandra Mestre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Expressão dramática Fantoches Reconto Educação pré-escolar Comunicação oral Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Literatura Expressão dramática Fantoches Reconto Educação pré-escolar Comunicação oral Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O estudo, realizado em contexto de jardim de infância, visa compreender se o recurso aos textos literários, nomeadamente ao seu reconto e dramatização com fantoches, são meios facilitadores para o desenvolvimento da comunicação oral de crianças de quatro anos. As atividades inseridas neste estudo consistiram na leitura de uma história, por parte da investigadora; construção de fantoches, por parte das crianças, com apoio da educadora; reconto da história, por parte das crianças, com recurso às imagens do livro; reconto da história com recurso aos fantoches. Inicio por discutir teoricamente a comunicação em jardim de infância e o papel formativo da literatura, mais especificamente, do jogo simbólico e da expressão dramática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, com recurso adicional a um estudo lexicométrico, para uma melhor análise dos dados. As atividades foram implementadas no ano de dois mil e dezassete, através da observação participante, com complemento de observação videográfica, com vista a uma recolha mais completa de dados. Os resultados acabaram por evidenciar um elemento a que não fora dada importância no delineamento do estudo: verificou-se que foi a ilustração o apoio mais eficaz para a verbalização. De facto, o recurso às imagens revelou-se, sem dúvida, um auxílio fundamental para o reconto da história, verificando-se maior coerência na sequência da narrativa e o recurso a um vocabulário mais extenso nos recontos apoiados na ilustração. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-28 2018 2018-11-28T00:00:00Z 2019-05-18T10:28:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/12504 TID:202231453 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/12504 |
identifier_str_mv |
TID:202231453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133273018859520 |